As abluções do Antigo Testamento (Hebreus 6:2 e 9:10) foram traduzidas por “batismos” no grego koiné, que é o usado no Novo Testamento. Através da discussão entre os discípulos de João e os discípulos de Jesus (João 3:25 e 26) vemos que as purificações “καθαρισμός” (batharismós) são usadas como sinônimos de baptismo.
- Baptismo com Água – Assim foram purificados os [Levitas], através da aspersão de água. Em alguns momentos a água era misturada com algo do sacrifício, tal como cinza ou sangue. Em alguns casos eram lavados com água tanto de pessoas como de utensílios.
- Baptismo com Sangue – Era a aspersão ou derramamento do sangue do sacrifício conforme instruídos na Lei de Moisés.
- Baptismo com Óleo – Era usado na consagração do sacerdote, também chamado de unção sacerdotal. Havia a unção do rei.
- Baptismo com o Espírito Santo – É mencionado como promessa nos profetas. No livro de Ezequiel, capítulo 36, versos 25 a 27, encontramos a profecia do novo nascimento e dos baptismos cristãos com água e com o Espírito Santo. O texto em Ezequiel é similar ao de Isaías 44.
- Baptismo com Água – Neste caso há a preferência por água pura, não se misturando com sangue ou cinza. Jesus Cristo é o cordeiro do sacrifício pela expiação dos pecados. O Novo Testamento afirma que Noé e os seus foram batizados na Arca usada no dilúvio.
- Baptismo com Sangue – Jesus (Evangelho Segundo Marcos 10:38-39), diante do pedido de Tiago e João, seus discípulos, filhos de Zebedeu, se reportou a sua morte futura como um baptismo, tendo Ele derramado o seu sangue e Mediado uma Nova Aliança entre Deus e os homens, sendo Ele mesmo o sacrifício pelo pecado. Isto é reforçado na instituição da Ceia do Senhor. Seus discípulos que haviam afirmado desejarem ser batizados com o mesmo baptismo, morrera dando suas vidas por amor a Jesus. Pode ser usado quando uma pessoa é morta por defender a Fé Cristã.
- Baptismo com o Espírito Santo – Cumpre a promessa e unifica os conceitos associados ao baptismo com óleo. Pedro em sua primeira carta afirma que o povo de Deus é sacerdócio real, povo de propriedade exclusiva de Deus. O óleo é usado também no Novo Testamento como medicamento e sinal da presença de Deus.
- Baptismo com Fogo – Jesus afirmou que batizaria com o Espírito Santo e com Fogo. O fogo, tal como no caso da cinza no Antigo Testamento, está associado à purificação, mas neste caso, conforme os textos dos Evangelhos de Mateus e Lucas, significa a destruição, onde a palha será queimada em fogo inextinguível.
http://debateteologico.wordpress.com/
Pesquisa: Pr.Charles Maciel Vieira
Aquele que não está casado na lei do homens, mas mora junto com um único companheiro pode ser impedido de ser batizado nas águas?
ResponderExcluirSei que da santa ceia não pode...
obrigado pela ajuda.
André, pessoas amasiadas normalmente não são batizadas nas águas no cristianismo, devido a ser um ato direcionado por Jesus à sua igreja (o corpo de Cristo). Após a pessoa ser batizada, ela se torna parte do corpo de Cristo e do rol de membros e poderá participar da santa ceia do Senhor.
ExcluirEspero ter te ajudado,
Pastor Charles Maciel Vieira