1.1 - A NATUREZA DA ESCRITURA E O SEU
VALOR COMO TEXTO
Devemos enfatizar a natureza verbal ou
proposicional da revelação bíblica. Num tempo em que muitos menosprezam o valor
de palavras, a favor de imagens e sentimentos, devemos notar que Deus escolheu
Se revelar através de palavras de linguagem humana. A comunicação verbal é um
meio adequado de transmitir informação de e sobre Deus. Isto não somente afirma
o valor da Escritura como uma revelação divina significante, mas também afirma
o valor da pregação e da escrita como meios para comunicar a mente de Deus,
como apresentada na Bíblia.
A própria natureza da Bíblia como uma
revelação proposicional, testifica contra as noções populares de que a
linguagem humana é inadequada para falar sobre Deus, que imagens são superiores
às palavras, que música tem valor maior do que pregação, ou que experiência
religiosa pode ensinar mais a uma pessoa, sobre as coisas divinas, do que os
estudos doutrinais.
Alguns argumentam que a Bíblia fala
numa linguagem que produz vívidas imagens na mente do leitor. Contudo, esta é
somente uma descrição da reação de alguns leitores; outros leitores podem não
responder do mesmo modo às mesmas passagens, embora eles possam captar a mesma
informação delas.
Assim, isto não conta contra o uso de
palavras como a melhor forma de comunicação teológica. Se imagens são
superiores, então, por que a Bíblia não contém nenhum desenho? Não seria a sua
inclusão a melhor maneira de se assegurar que ninguém formasse imagens mentais
errôneas, se as imagens são deveras um elemento essencial na comunicação
teológica? Mesmo se imagens fossem importantes na comunicação teológica, o fato
de que Deus escolheu usar palavras-imagens ao invés de desenhos reais, implica
que as palavras são suficientes, se não superiores. Mas além de
palavras-imagens, a Escritura também usa palavras para discutir as coisas de
Deus em termos abstratos, não associados com quaisquer imagens.
Uma imagem não é mais digna do que mil
palavras. Suponha que apresentemos um desenho da crucificação de Cristo a uma
pessoa sem nenhuma base cristã. Sem qualquer explicação verbal, seria
impossível para ela constatar a razão para Sua crucificação e o significado
dela para a humanidade. A imagem em si mesma não mostra nenhuma relação entre o
evento com qualquer coisa espiritual ou divina. A imagem não mostra se o evento
foi histórico ou fictício. A pessoa, ao olhar para o desenho, não sabe se o ser
que foi morto era culpado de algum crime, e não haveria como saber as palavras
que ele falou enquanto na cruz. A menos que haja centenas de palavras
explicando a figura, a imagem, por si só, não tem nenhum significado teológico.
Mas, uma vez que há muitas palavras para explicá-la, alguém dificilmente
necessitará de imagem.
A visão que exalta a música acima da
comunicação verbal sofre a mesma crítica. É impossível derivar qualquer
significado religioso da música, se ela é executada sem palavras. É verdade que
o Livro de Salmos consiste de uma grande coleção de cânticos, nos provendo com
uma rica herança para adoração, reflexão e doutrina. Contudo, as melodias
originais não acompanharam as palavras dos salmos; nenhuma nota musical
acompanhou qualquer um dos cânticos na Bíblia. Na mente de Deus, o valor dos
salmos bíblicos está nas palavras, e não nas melodias. Embora a música
desempenhe um papel na adoração cristã, sua importância não se aproxima das
palavras da Escritura ou do ministério do ensino.
Com respeito às experiências
religiosas, até mesmo uma visão de Cristo não é mais digna do que mil palavras
da Escritura. Alguém não pode provar a validade de uma experiência religiosa,
seja uma cura miraculosa ou uma visitação angélica, sem conhecimento da Escritura.
Os encontros sobrenaturais mais espetaculares são vazios de significado sem a
comunhão verbal para informar a mente.
O episódio inteiro de Êxodo não poderia
ter ocorrido, se Deus permanecesse em silêncio quando Ele apareceu para Moisés,
através da sarça ardente. Quando Jesus apareceu num resplendor de luz, na
estrada de Damasco, o que teria acontecido se Ele recusasse responder quando
Saulo de Tarso Lhe perguntou: “Quem és, Senhor?” A única razão pela qual Saulo
percebeu quem estava falando com ele, foi porque Jesus respondeu com as
palavras: “Eu sou Jesus, a quem persegues”
As experiências religiosas são sem
significado, a menos que acompanhadas pela comunicação verbal, transmitindo
conteúdo intelectual.
Outra percepção errônea com respeito à
natureza da Bíblia é considerar a Escritura como um mero registro de discursos
e eventos de revelação, e não a revelação de Deus em si mesma. A pessoa de
Cristo, Suas ações, e Seus milagres revelam a mente de Deus, mas é um engano
pensar que a Bíblia é meramente um relato escrito dela. As próprias palavras da
Bíblia constituem a revelação de Deus para nós, e não somente os eventos aos
quais elas se referem. Alguns temem que a forte devoção à Escritura, implica em
estimar mais o registro de um evento de revelação do que o evento em si mesmo.
Mas, se a Escritura possui o status de revelação divina, então, esta
preocupação não tem fundamento. Paulo explica que “Toda Escritura é inspirada
por Deus”. A própria Escritura foi inspirada por Deus.
Embora os eventos que a Bíblia registra
possam ser revelados, a única revelação objetiva com a qual temos contato
direto é a Bíblia.
Visto que a alta visão da Escritura que
advogamos aqui é somente a que a própria Bíblia afirma, os cristãos devem
rejeitar toda doutrina proposta da Escritura que compromisse nosso acesso à
revelação infalível de Deus. Sustentar uma visão menor da Escritura destrói a
revelação como a autoridade última de alguém, e, então, é impossível superar o
problema de epistemologia resultante.
Enquanto uma pessoa negar que a
Escritura é a revelação divina em si mesma, ela permanece sendo “apenas um
livro”, e esta pessoa hesita em lhe dar reverência completa, como se fosse
possível adorá-la excessivamente. Há alguns supostos ministros cristãos que
urgem os crentes a olhar para “o Senhor do livro, e não para o livro do
Senhor”, ou algo com esse objetivo. Mas, visto que as palavras da Escritura
foram inspiradas por Deus, e aquelas palavras são a única revelação objetiva e
explícita de Deus, é impossível olhar para o Senhor sem olhar para o Seu livro.
Visto que as palavras da Escritura são as próprias palavras de Deus, alguém
está olhando para o Senhor somente até onde ele estiver olhando para as
palavras da Bíblia. Nosso contato com Deus é através das palavras da Escritura.
Provérbios 22:17-21 indica que confiar no Senhor é confiar em Suas palavras:
“Inclina o teu ouvido e ouve as palavras dos sábios, e
aplica o teu coração ao meu conhecimento. Porque será coisa suave, se os
guardares no teu peito, se estiverem todos eles prontos nos teus lábios. Para
que a tua confiança esteja no SENHOR, a ti Vos fiz saber hoje, sim, a ti mesmo.
Porventura não te escrevi excelentes coisas acerca dos conselhos e do
conhecimento, para te fazer saber a certeza das palavras de verdade, para que
possas responder com palavras de verdade aos que te enviarem?”
Deus governa Sua igreja através da
Bíblia; portanto, nossa atitude para com ela reflete nossa atitude para com
Deus. Ninguém que ama a Deus não amará as Suas palavras da mesma forma. Aqueles
que reivindicam amá-Lo, devem demonstrar isso por uma obsessão zelosa para com
as Suas palavras:
“Oh! Quanto amo a tua
lei! Ela é a minha meditação o dia todo. Oh! Quão doces são as tuas palavras ao
meu paladar! Mais doce do que o mel à minha boca.” Salmos 119:97,103
“O temor do Senhor é
limpo, e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e
inteiramente justos. (Samos 19:09) Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do
que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o que goteja dos favos.” Salmos19: 9,10
Uma pessoa ama a Deus somente até onde
ela ama a Escritura. Pode haver outras indicações do amor de alguém para com
Deus, mas o amor por Sua palavra é um elemento necessário, pelo qual os outros
aspectos da nossa vida espiritual são mensurados.
Fonte: Apostila - Faculdade de Educação Teológica Fama
Fonte: Apostila - Faculdade de Educação Teológica Fama
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