sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Líder da Igreja Universal fala sobre tragédia em Estádio na Angola

A celebração de ano novo organizada pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Luanda, capital de Angola, acabou em tragédia no início dessa semana com a morte de cerca de 16 pessoas, e ferimentos em outras 120. Depois da tragédia, o bispo Augusto Dias, responsável pela igreja no país, falou sobre o evento, e busca uma explicação para o ocorrido.


O acidente ocorreu no Estádio Nacional da Cidadela Desportiva onde decorria a vigília da IURD designada “Vigília da Virada – Dia do Fim”. A maioria das vítimas sofreu esmagamento e asfixia.

Dias afirma que o evento foi realizado pela igreja com intenções puramente espirituais e, ressaltando que as mortes não aconteceram por ação deliberada da Universal, afirmou que a igreja tomou todas as precauções necessárias à segurança. Segundo o bispo, a igreja tem experiência em movimentar multidões.

- A vigília foi para suprir a necessidade espiritual dos crentes. Mas infelizmente perdemos os nossos irmãos. Neste preciso momento a igreja está de luto e gostaríamos que respeitassem a nossa dor, a dor das famílias e que nessa hora esperamos das pessoas palavras de conforto – afirmou.

- Relativamente à vigília, nós nos precavemos de tudo. Todas as medidas de segurança foram tomadas para a realização do evento. Não é que fomos irresponsáveis, porque até não é a primeira vez que realizamos eventos dessa natureza. Praticamente todos os eventos promovidos movimentaram multidões e nós temos experiência com isso – explicou o bispo, segundo o Angola Press.

Porém, apesar das afirmações sobre o cuidado com a segurança do evento, o vice-presidente do conselho de igrejas da Igreja Universal do Reino de Deus, Felner Batalha, reconhece que o número de fiéis presentes para participar na vigília era superior a capacidade do estádio.

- Não caiu nenhum anel do estádio, até porque, o anel de cima não foi usado pelos fiéis. A nossa expectativa era de termos 70 mil pessoas na vigília, mas essa expectativa foi de longe superada – admitiu Batalha, segundo a Rádio Luanda.

Segundo o Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros, o recinto tinha capacidade para 70 mil pessoas, mas concentraram-se no local 250 mil pessoas e apenas dois dos quatro portões estavam abertos.

Em seu blog, o bispo Augusto Dias publicou uma nota de pesar pelos fiéis que morreram no evento, e agradeceu àqueles que prestaram solidariedade às famílias.

Em conjunto com a Polícia de Investigação Criminal, a igreja está trabalhando no sentido identificar as causas do incidente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário