sábado, 12 de janeiro de 2013

NEGUE-SE PARA VIVER

-->
"Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna" (João 12.25).


Estava refletindo sobre a vida do homem em geral, sobre a minha vida e sobre alguns que andam em meu redor, sobre o modo moderno em que vivemos e cheguei a conclusão que não vivemos conforme o Evangelho de Jesus Cristo. Estamos bem longe de sermos considerados a Noiva do Cordeiro. Decidi então escrever sobre o assunto, de forma bem resumida, e compartilhar minha angústia com todos os meus amigos, para que vocês façam o mesmo: reflitam na vida que vivemos.


O verso acima reflete toda a chave do cristianismo e a essência do que vem a ser evangelho. Jesus disse que aquele que não toma a sua cruz e não se renuncia não pode segui-lo (Mar. 8.34), pois só segue Jesus quem primeiro se nega, depois toma a sua própria Cruz, não a Dele, a sua mesma, e depois siga-me! Quem não fizer isso jamais deve ser considerado digno de ser chamado como discípulo Dele (Mat. 10.38). Ou você acha que o "siga-me" está disposto no texto em última ordem por acaso? Se você acha que pode simplesmente acrescentar Cristo ao seu modo de viver, você está correndo um sério risco de ser considerado como fariseu, pois sua vida está se tornando como a deles, religião.


Agora, eu quero que você pense comigo: Por que devo ODIAR a minha vida neste mundo, como diz João 12.25, para ter a vida eterna? Como posso odiar o meu modo de viver? Ora amados, a resposta é bem simples, porque por natureza, somos merecedores da ira de Deus, a ardente ira de Deus, conforme Efésios 2.3, Romanos 5.9 e 2.5. A resposta do por que devemos perder a nossa vida, e não apenas isso, odiar a nossa natureza é porque Nós e o Nosso Pecado, ao encontrarmos um Deus Santo, temos apenas uma resposta: Ira de Deus. A única maneira aprazível a Deus de termos condições de entrar em sua presença é satisfazendo a sua ira, é derramando-a de modo terrível sobre o pecado e os pecadores desobedientes. Isso foi feito na Cruz, em Jesus, que se tornou em pecado por nós (II Cor. 5.21), foi considerado como maldito em nosso lugar, foi contado como Transgressor de toda a Lei, assumiu a nossa culpa de sermos condenados diante de Deus (Is. 53). E agora, por meio dEle, Cristo, que se fez pecado por nós, através de sua palavra nos tornamos agradáveis a Deus, porque Ele foi agradável a Deus, e agora, em consideração a Cristo, só pelo que Ele fez naquela Cruz, não por causa de você e nem de mim, agora podemos nos achegar a Deus, e o meio que Ele, Cristo, instituiu foi: Nege-se, odeie sua vida aqui!


Não há outro meio, apenas negando-se e odiando-se. Quem se odiará? Aquele que sabe que sua natureza o separa de Deus, e, portanto, lhe odeia como ser natural, mas se ama como ser recriado pelo sangue e poder divino. Quem entende a Cruz vai se odiar.


Agora, te questiono: Em que têm perdido a tua vida? Em que têm odiado a sua vida? Em que tem se negado? Se você observar toda a sua vida, vai ver que qualquer futilidade tem feito você achar que já tem feito muito para Deus. Responda a si mesmo com convicção o que você têm negado pra seguir a cristo? No que o evangelho que você tem vivido têm sido escandaloso? O que tem te custado ser crente? Você teria coragem de ficar de pé diante do tribunal de Cristo e se justificar pelo que acha que já tem feito?


Alguns responderão que tem deixado de falar mal, que tem jejuado, que tem "tentado" orar mais, que tem deixado de ver televisão (o que para alguns é impossível), que tem se dedicado em tarefas da igreja, que tem tentando ser pessoas melhores. Quero te dizer esta verdade: Todas estas coisas são válidas, mas não querem dizer nada a respeito da sua vida com Cristo. Se você se encaixou em todos esses exemplos, que ainda não são nada, você se encaixa bem na passagem contida em Lucas 17.7-10, e podem dizer a si mesmos: "Somos servos inúteis". Não sou eu que o digo, é a Bíblia, se tiver que reclamar do termo, faço-o diretamente a Deus.


Eis a verdade, ao contrário do que se prega e quer-se viver: A vida com Deus é recheada de perdas, e a perda da própria vida é a principal delas. Aqui mora a chave do Cristianismo Puro, quem não perder a sua vida não viverá para outra. Você irá ter perdas quando encontrar com Cristo, você irá renunciar amigos se precisar pra ficar com Ele (Salmo 1), você renunciará família se for preciso para ficar com Ele, como não acontece em nosso meio, mas muito em meio islâmico, você sofrerá retaliação, você renunciará a tudo por Ele, você perderá a sua vida. Tudo aquilo que era valoroso para você aqui nessa vida você vai perder, tudo que os homens querem, entretenimento, conforto, luxúria, celeiros cheios, fama, centralidade, dinheiro, poder, sexo, liberdade, TUDO, perderá o valor para você, ao ponto de você se contentar com o que tem, com o que Paulo disse em 1 Timóteo 6.8. Você deve morrer para si mesmo, e estas coisas devem não mais fazerem sentido para você, pois você se tornou cidadão dos céus, peregrino aqui, e estas coisas serão consumidas como restolho (Is. 5.24).


Portanto, irmãos, sejamos novamente escravos, não do pecado, mas de Cristo e de sua Justiça (Rom. 6.18), pois apenas "escravos" de Cristo e de sua Justiça são verdadeiramente "livres", pois Cristo é a verdade, e conhecendo a Verdade, Ela nos libertará (João 8.32). Segue então um chamado a sobriedade, a consciência de que estamos o mais distantes possíveis de Cristo, e que apenas uma nova visão do Seu (dele) Evangelho nos fará em homens e mulheres rejeitados pelo mundo, mas aceitos de Deus (I Coríntios 4.10-13).


Acorde Igreja, Acorde. Desperte, Desperte, ó Sião! Vista-se de Força (Is. 52.1a).

Autor: Walter H. C. Silva
Seminarista e membro da PIB de Campo Grande, MS

Um comentário:

  1. Por gentileza, os irmãos teriam o contato da missionária Edméia Williams? Sou da Primeira Igreja Batista em São Vicente. Deus os abençoe Izilda

    ResponderExcluir