quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Metade dos templos está irregular em Sorocaba-SP


Mais da metade dos 691 templos religiosos instalados na cidade não oferecem segurança adequada aos seguidores, segundo a Secretaria de Segurança Pública de Sorocaba (SP). De acordo com o secretário Roberto Montgomery Soares, 356 imóveis usados para cultos e celebrações religiosas não cumpriram as normas de segurança exigidas por lei municipal e estão sujeitos a penalidades que vão de multas à interdição dos prédios.

A lei foi criada depois que um templo da Igreja Renascer desabou em São Paulo, em 2009, causando a morte de nove pessoas, além de dezenas de feridos. O prazo para os estabelecimentos se adequarem à legislação foi prorrogado para abril, mas apenas 89 já foram aprovados em vistorias do Corpo de Bombeiros. Um total de 556 não tem sequer a inscrição municipal que autoriza o funcionamento e são considerados clandestinos.

O secretário reuniu quarta-feira (16) representantes de 70 instituições religiosas para cobrar providências. No ano passado, a fiscalização interditou dois templos porque as instalações colocavam em risco os frequentadores. Porta-vozes de igrejas consideradas pequenas alegam dificuldades para cumprir as normas. O pastor Marco Antonio de Assis, da Comunidade Aliança Eterna, alegou ser mais fácil abrir um bar do que uma igreja. A congregação fechou três unidades usadas para reuniões com usuários de drogas por não ter condições de cumprir as exigências.

JOSÉ MARIA TOMAZELA - Agência Estado


Um comentário:

  1. Bem, realmente é uma situação difícil para as igrejas pequenas. No entanto, mais de 500 templos sem ter nem inscrição estadual. A Igreja não deveria ser a primeira a dar exemplo. Se ensino que devemos respeitar as autoridades e as leis, como a própria Igreja está de forma tão intensa, além de inscrição estadual, com problemas de segurança!! A Cesar o que é de Cesar!!

    ResponderExcluir