Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (14) pela
consultoria Serasa Experian revela que o número de golpes contra consumidores
bateu um novo recorde no Brasil, com 2,14 milhões de tentativas em 2012. O
total equivale a uma tentativa de fraude a cada 14,8 segundos. Em 2011, foram
registrados 1,96 milhão de tentativas entre janeiro e dezembro e, em 2010, 1,87
milhão.
O indicador de tentativas de fraudes da empresa atribui o
aumento de casos à popularização da internet e das mídias sociais. Segundo a
Serasa, é comum que os usuários forneçam seus dados pessoais em cadastros
online sem verificar a segurança ou ideoneidade do site.
Com os dados, os golpistas costumam abrir contas bancárias no
nome da vítima para ter acesso a cartões de crédito, empréstimos e talões de
cheque. Os dados também são usados na compra de automóveis, em financiamentos
eletrônicos e na compra de celulares, por exemplo.
Os setores de telefonia e serviços lideraram os registros de
tentativa de fraude no ano passado. O primeiro teve 749.213 casos de tentativas
de fraude no ano passado, ou 35% dos registros. Já o setor de serviços, que
inclui empresas como agências de turismo, teve 746.318 registros, também 35% do
total. Por outro lado, houve queda nas tentativas de fraude nos bancos (18% em
2012, 26% em 2011 e 28% em 2010).
A Serasa recomenda uma série de precauções ao usuário, como
evitar o cadastro em sites que não sejam de confiança; limitar a publicação de
dados em redes sociais (signo, modelo de carro, time que torce etc); e manter o
antivírus sempre atualizado para evitar trojans. Também é recomendado que o
usuário não forneça ou confirme informações pessoais pelo telefone e tenha
cuidado com documentos pessoais como RG e CPF.
Fonte: http://canaltech.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário