O guarda-roupa do
indivíduo que vivia nos tempos bíblicos era básico. Uma tanga (talvez)
era usada por baixo da túnica, e também se usava alguma forma de cobertura para
a cabeça. Calçados e casaco eram opcionais. As pequenas variações nesse padrão
durante os dias bíblicos ficavam no terreno das cores, material e estilo, em
vez de nas provisões básicas, pois roupas desse tipo se adaptavam melhor a um
clima relativamente quente. Paulo usava a túnica presa na cintura por um cinto,
como uma metáfora para o estilo de vida do povo escolhido de Deus (Cl 3.12), e
todos compreendiam que ele falava do que era básico.
A roupa de baixo,
quando usada, era uma tanga ou saiote. Pedro usava a tanga quando ficava
"nu" ou "despido" no barco de pesca da família (Jo 21.7).
Jesus foi crucificado usando apenas a tanga, porque os soldados já haviam
removido sua túnica (Jo 19.23).
A Túnica
A túnica era a peça
essencial, sendo feita de dois pedaços de material, costurado de forma que a
costura ficasse horizontal, à altura da cintura. Quando eram tecidas litas no
material do tear, elas caíam verticalmente no tecido acabado. A túnica era como
um saco em muitos aspectos. Havia uma abertura em V para a cabeça, e cortes
feitos nas duas laterais para os braços. A túnica era geralmente vendida sem a
abertura em V, para provar que era realmente nova. O material podia ser lã,
linho ou até algodão, segundo as posses do usuário. As túnicas feitas de pano
de saco ou pelo de cabra eram muito desconfortáveis por causarem irritação na
pele. Só eram então usadas em épocas de luto ou arrependimento.
As túnicas masculinas
eram quase sempre curtas e coloridas; as das mulheres chegavam aos tornozelos e
eram azuis, com bordados no decote em "V", o que em alguns casos
indicava a aldeia ou região do usuário. A túnica usada por Jesus deve ter sido
da última moda, por não ter a costura central. Teares preparados para acomodar
o comprimento total da túnica só foram inventados nos seus dias (veja Jo 19.23).
A túnica era presa à
cintura por um cinto de couro ou tecido áspero. O cinto tinha às vezes uma
abertura, para colocar um bolso onde guardar dinheiro ou outros pertences
pessoais (Mc 6.8). O cinto era também útil para enfiar armas ou ferramentas ( 1
Sm 15.13). Quando os homens precisavam de liberdade para trabalhar ou correr,
levantavam a barra da túnica e a prendiam no cinto, tendo assim maior liberdade
de movimento. isso era chamado de "cingir os lombos", e a frase
tornou-se uma metáfora para os preparativos. Pedro recomenda, por exemplo,
discernimento claro, aconselhando os cristãos a cingirem o seu entendimento ( 1
Pe 1.13). As mulheres também levantavam a barra da túnica - no caso delas -
para levarem coisas de um lugar para outro. Não eram usadas roupas de dormir no
fim do dia; o cinto era afrouxado e a pessoa deitava-se com a sua túnica.
O Manto
Quando o indivíduo era suficientemente rico para comprá-lo, ou quando o frio exigia, um manto (ou capa) era usado sobre a túnica. Os mantos eram feitos de duas formas. No campo, onde o calor era determinante, eles enrolavam material pesado de lã ao redor do corpo, costurando-o na altura dos ombros e abrindo fendas para a passagem dos braços. O manto era a única forma de proteção para muitos, portanto, mesmo recebido como penhor de um empréstimo, ele tinha de ser devolvido ao dono antes do anoitecer para que pudesse agasalhar-se na friagem da noite (Êx 22.26,27). pela mesma razão um tribunal judeu jamais daria um manto como recompensa.
O outro tipo de manto era como um vestido frouxo com mangas largas. Quando feito de seda era um traje de gala, e o indivíduo rico jamais sairia de casa sem ele. os fariseus usavam franjas azuis na orla de seus mantos, a fim de que os outros vissem que eles guardavam a lei registrada em Números 15.38,39. Em vista de essa prática tender ao exibicionismo, ela foi condenada por Jesus (Mt 23.5). A mulher que sofria de hemorragia quis provavelmente tocar essa extremidade do manto de Jesus (Mt 9.20).
Calçados
Os pobres quase sempre andavam descalços, mas outros usavam sandálias simples. A sola era feita de um pedaço de couro de vaca cortado na forma do pé. Ela era ligada ao pé por uma tira comprida que passava através da sola, entre o dedo maior e o segundo dedo do pé, e era amarrada ao redor do tornozelo (Lc 3.16). Um outro modelo prendia alças feitas ao redor da sola com uma tira, cruzando-as por sobre o pé. Chinelos eram também usados.
Quando o indivíduo era suficientemente rico para comprá-lo, ou quando o frio exigia, um manto (ou capa) era usado sobre a túnica. Os mantos eram feitos de duas formas. No campo, onde o calor era determinante, eles enrolavam material pesado de lã ao redor do corpo, costurando-o na altura dos ombros e abrindo fendas para a passagem dos braços. O manto era a única forma de proteção para muitos, portanto, mesmo recebido como penhor de um empréstimo, ele tinha de ser devolvido ao dono antes do anoitecer para que pudesse agasalhar-se na friagem da noite (Êx 22.26,27). pela mesma razão um tribunal judeu jamais daria um manto como recompensa.
O outro tipo de manto era como um vestido frouxo com mangas largas. Quando feito de seda era um traje de gala, e o indivíduo rico jamais sairia de casa sem ele. os fariseus usavam franjas azuis na orla de seus mantos, a fim de que os outros vissem que eles guardavam a lei registrada em Números 15.38,39. Em vista de essa prática tender ao exibicionismo, ela foi condenada por Jesus (Mt 23.5). A mulher que sofria de hemorragia quis provavelmente tocar essa extremidade do manto de Jesus (Mt 9.20).
Calçados
Os pobres quase sempre andavam descalços, mas outros usavam sandálias simples. A sola era feita de um pedaço de couro de vaca cortado na forma do pé. Ela era ligada ao pé por uma tira comprida que passava através da sola, entre o dedo maior e o segundo dedo do pé, e era amarrada ao redor do tornozelo (Lc 3.16). Um outro modelo prendia alças feitas ao redor da sola com uma tira, cruzando-as por sobre o pé. Chinelos eram também usados.
Chapéus
A maioria dos homens
parece ter usado uma cobertura no alto da cabeça: um pedaço de material dobrado
em forma de tira com um dos lados virado para cima, de modo a dar uma aparência
de turbante. As mulheres usavam um quadrado de material dobrado para proteger
os olhos e que caía sobre o pescoço e ombros, como proteção completa contra o
sol, o qual era mantido no lugar por um cordão trançado. Um véu transparente
era usado algumas vezes sobre a cabeça para que a mulher não mostrasse o rosto
em público. Só o marido podia ver a face da esposa. Rebeca ocultou assim o
rosto antes de casar-se com Isaque ( Gn 24.65). Na cerimônia de casamento o véu
era retirado do rosto da noiva e colocado no ombro do noivo, com a declaração:
"O governo está sobre os seus ombros" (Is 9.6).
Limpeza das Roupas
As roupas eram lavadas,
permitindo que a água limpa de um regato passasse pela trama do tecido
removendo a sujeira; ou colocando as roupas molhadas sobre pedras chatas e
esfregando a sujeira. Davi usou a ideia de lavar roupas como símbolo da ação
necessária para limpar o seu pecado (Sl 51.2). O sabão era feito de óleo de
oliva ou um álcali vegetal.
Vestuário Básico
Bem poucos podiam
adquirir roupas devido ao seu alto preço. Os pobres só tinham uma muda de
roupa. Portanto era comum trocar uma pessoa por um par de sapatos (Am 2.6), e
foi praticamente revolucionário dizer ao povo que desse as túnicas de reserva
como fez João Batista (Lc 3.11). É interessante ver que na sua codificação da
lei no século I d.C., os judeus fizeram uma lista de roupas que podiam ser
resgatadas de uma casa incendiada no sábado - interessante porque a lista
indica o valor das roupas e menciona peças familiares na época. A lista está
dividida em duas seções, para homens e mulheres ( as crianças usavam versões
menores das roupas dos adultos).
Muitos dos nomes das
peças são gregos, mas os padrões básicos são exatamente os mesmos. As roupas
tinham tamanha importância que rasgá-las em pedaços era um sinal de intenso
sofrimento ou luto (Jó 1.20).
Ornamentação
Além das roupas, eles
usavam muitos outros recursos, tais como maquiagem, enfeites e tratamento de
cabelo. Esse aspecto era tão importante para as mulheres da época do Novo
Testamento que as cristãs foram advertidas a se enfeitarem com um espírito
manso e tranquilo ( 1 Pe 3.3,4). os cosméticos eram feitos com kohl (carbonato
verde de cobre) ou com galena ( sulfeto negro de chumbo) (Ez 23.40).
Isaías descreve com
detalhes a ornamentação usada em sua época (Is 3.18-21). Muitos dos brincos,
braceletes e pingentes eram engastados com pedras preciosas, mas é extremamente
difícil identificar a natureza exata das pedras nas linguagens antigas. Óleos eram
usados como base para pigmentos que coloriam os dedos das mãos e dos pés. Os
cosméticos poderiam ser aplicados com os dedos ou com uma pequena espátula de
madeira. os homens usavam frequentemente um anel no dedo ou uma corrente ao
redor do pescoço, mas esses anéis serviam mais para selar do que como
decoração. Nos dias do Antigo Testamento, o cabelo era um item importante,
sendo raramente cortado.
Curiosidades
Roupas
masculinas/Roupas femininas
Deuteronômio 22.5. Em vista da
túnica ser tão básica, ela era idêntica para homens e mulheres, exceto que a do
homem era geralmente mais curta ( na altura do joelho) e a da mulher mais longa
( na altura do tornozelo) e azul. A proibição de trocar as roupas teve sua
origem no estímulo sexual que fazia parte da religião cananita.
O "casaco colorido
de José"
Gênesis 37.3. José ganhou uma túnica
feita de muitas peças. As peças adicionais eram provavelmente mangas compridas
que atrapalhavam quando havia serviço a fazer. (Quando as mulheres usavam
mangas longas e largas, elas as amarravam atrás do pescoço, para que os braços
ficassem livres). Isso indicava que José não devia fazer trabalho pesado; ele
era o herdeiro escolhido para governar a família.
O manto e a túnica
Mateus 5.40; Lucas
6.29. Jesus não entendera mal e não estava se contradizendo. No primeiro
caso, Jesus falava sobre o tribunal que podia tirar a túnica, mas não a capa da
pessoa. No segundo caso, um ladrão iria roubar primeiro a roupa de cima, que
era valiosa.
Cobrindo a cabeça das
mulheres
1 Coríntios 11.10. As mulheres
andavam com a cabeça coberta e usavam véu fora de casa. Só as prostitutas
mostravam a face e exibiam os cabelos para atrair os homens. Paulo diz então
aos cristãos que se uma mulher não usar véu na igreja, deve ter a cabeça
raspada; mas é melhor que cubra a cabeça. Mesmo quando os cristãos têm
liberdade para a prática da sua fé, não devem contrariar os bons costumes.
A armadura de Deus
Efésios 6.10, 11. Paulo se refere à roupa usada pelo soldado. Ele combina a profecia de Isaías sobre a armadura de Deus ( Is 59. 16, 17) com o que sabe sobre o soldado romano. Por baixo da armadura do soldado estava uma vestimenta básica para "ficarem firmes", de modo que a armadura (casaco e saia de couro cobertos com placas de metal) pudesse ajustar-se por cima. os soldados romanos tinham sandálias pregadas com tachas grandes que firmavam seus pés no chão. Paulo usa a descrição para dizer que o diabo não poderá derrubar os cristãos se eles forem estritamente honestos, absolutamente justos em seus tratos e não se deixarem perturbar facilmente. Acrescente a isso uma salvação que os capacita a viver segundo o padrão de Deus, com acesso ao que Deus disse e confiança nEle, e o cristão estará bem protegido.
Os trajes do sacerdote
Êxodo 28. Os sacerdotes usavam uma roupa de linho sobre a parte de cima da túnica, talvez para mantê-la limpa, chamada estola ( 1 Sm 2.18, 19). O sumo sacerdote usava roupas especiais, mas continuava seguindo a provisão básica. A túnica era azul, a estola ricamente bordada, e havia nesta uma espécie de bolsa incrustada de jóias contendo dois discos para determinar a vontade de Deus, ao serem lançadas sortes. A capa era branca. Ele usava um turbante especial na cabeça.
A armadura de Deus
Efésios 6.10, 11. Paulo se refere à roupa usada pelo soldado. Ele combina a profecia de Isaías sobre a armadura de Deus ( Is 59. 16, 17) com o que sabe sobre o soldado romano. Por baixo da armadura do soldado estava uma vestimenta básica para "ficarem firmes", de modo que a armadura (casaco e saia de couro cobertos com placas de metal) pudesse ajustar-se por cima. os soldados romanos tinham sandálias pregadas com tachas grandes que firmavam seus pés no chão. Paulo usa a descrição para dizer que o diabo não poderá derrubar os cristãos se eles forem estritamente honestos, absolutamente justos em seus tratos e não se deixarem perturbar facilmente. Acrescente a isso uma salvação que os capacita a viver segundo o padrão de Deus, com acesso ao que Deus disse e confiança nEle, e o cristão estará bem protegido.
Os trajes do sacerdote
Êxodo 28. Os sacerdotes usavam uma roupa de linho sobre a parte de cima da túnica, talvez para mantê-la limpa, chamada estola ( 1 Sm 2.18, 19). O sumo sacerdote usava roupas especiais, mas continuava seguindo a provisão básica. A túnica era azul, a estola ricamente bordada, e havia nesta uma espécie de bolsa incrustada de jóias contendo dois discos para determinar a vontade de Deus, ao serem lançadas sortes. A capa era branca. Ele usava um turbante especial na cabeça.
Referência Bibliográfica:
GOWER, Ralph; Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos, 1 ed, 2002, Casa Publicadora das Assembleias de Deus, Rio de Janeiro.
Autor: Rodrigo
Colombo
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