John Wesley
Infancia
Devido às atividades pastorais que impediam o Reverendo Samuel de dar a devida assistência ao lar, Susana assumiu a administração financeira da família e a educação dos filhos e filhas. Disciplinava com rigidez os filhos, mantendo horário para cada atividade e reservando um tempo de encontro com cada filho para conversar, estudar e orar.
Incêndio em sua casa
Ainda na
infância, John Wesley foi o último a ser salvo, de forma miraculosa, em um
incêndio que destruiu toda sua casa, onde estivera preso no segundo andar. A
partir desse dia, Susana, sua mãe, dedicou-lhe atenção especial, pois entendeu
que Deus havia poupado sua vida para algo muito especial.Aos cinco anos de idade, Susana Wesley começou a alfabetizar o John, usando o livro dos Salmos como apostila.
John estudou com sua mãe até os 11 anos. Entrou, então, para uma escola pública, onde ficou como aluno interno por seis anos. Aos 17 anos, foi para a Universidade de Oxford. Jonh Wesley todos os dias o na hora do lanchinho da escola levantava o seu alimento para o céu e dizia: Deus, da mesma forma que tenho fome por este lanchinho, faz - me ter por Ti. teve um dia que Deus não resistiu e invadiu o coração de jonh, historiadores relatam que a escola inteira começando por seus amiguinhos que estavam perto dele sentiam como se Jesus estivesse ali e começaram a ajoelhar, chorar e se arrependerem de seus pecados. Este fato chegou até os ouvidos da diretoria, quando a pessoa que estava na direção da escola na época não aceitava tal coisa acontecer e foi ver com os seus próprios olhos e foi chegando perto quando também não resistiu e se ajoelhou e começou a chorar e se arrepender de seus pecados por que Jesus tinha visitado Jonh Wesley naquele dia.
"Cerca das oito e quinze, enquanto ouvia a preleção sobre a mudança que Deus opera no coração através da fé em Cristo, senti que meu coração ardia de maneira estranha. Senti que, em verdade, eu confiava somente em Cristo para a salvação e que uma certeza me foi dada de que Ele havia tirado meus pecados, em verdade meus, e que me havia salvo da lei do pecado e da morte. Comecei a orar com todo meu poder por aqueles que, de uma maneira especial, me haviam perseguido e insultado. Então testifiquei diante de todos os presentes o que, pela primeira vez, sentia em meu coração".
Nos 50 anos seguintes, Wesley pregou em média de três sermões por dia; a maior parte ao ar livre. Houve uma vez que pregou a cerca de 14.000 pessoas. Milhares saíram da miséria e imoralidade e cantaram a nova fé nas palavras dos hinos de Carlos Wesley, irmão de John. Os dois irmãos deram à religião um novo espírito de alegria e piedade.
Hoje, além dos seguidores do Metodismo, a vida de muitos é influenciada pela missão de Wesley. Movimentos posteriores como o Movimento de Santidade e o Pentecostalismo devem muito a ele. A insistência wesleyana da busca da santificação pessoal e social contribuem significativamente para a ideologia da busca de uma vida e mundo melhor. A Igreja Católica Romana recebeu indiretamente alguns conceitos de Wesley quando o cardeal John Henry Newman uniu-se a ela, vindo da Igreja Anglicana e concretizando em reformas litúrgicas, sociais, carismática e teológica desde o concílio Vaticano II.
Faleceu a 2 de março de 1791, em Londres, Inglaterra. Encontra-se sepultado em Wesleys Chapel, Grande Londres, Londres, Inglaterra.
Fonte: http://pt.wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário