A Janela 10-40
Você conhece a janela 10-40?
Porque esse nome?
Porque ela é tão falada em missões?
Neste estudo traremos um panorama sobre esse tema que ajudará a responder aos questionamentos acima:
É no centro do nosso mundo que vive um expressivo número de povos não alcançados, num espaço comparado a uma janela retangular, identificado como “JANELA 10/40”. Antes era conhecido como: “Cinturão de Resistência”. Essa janela se estende desde o oeste da África até o leste da Ásia, sendo 10 a 40 graus ao norte do Equador.
Essa região específica, começa a ser conhecida como: “JANELA 10/40”. É um ajuntamento do mundo muçulmano, hindu e budista, onde vivem bilhões de almas empobrecidas no seu espírito.
Neste novo milênio, é imperativo que nossos recursos estejam focalizados sobre os povos que habitam a “JANELA 10/40”. Se nós estamos seriamente comprometidos em prover uma oportunidade efetiva para que cada pessoa tenha uma experiência com a verdade do Salvador Jesus Cristo, não podemos ignorar as constrangedoras realidades desta região. A “JANELA 10/40” nos confronta com importantes considerações:
O significado histórico e bíblico.
Os países menos evangelizados.
O domínio de 3 blocos religiosos.
A predominância da pobreza.
O grupos etno-lingüísticos não alcançados.
As cidades (megalópolis) menos evangelizadas.
As fortalezas de Satanás estão concentradas na “JANELA 10/40”.
1 - A primeira e fundamental razão porque os cristãos devem focalizar a “JANELA 10/40” é por causa do significado bíblico e histórico dessa área. Realmente, a Bíblia começa com a explicação que Adão e Eva foram colocados por Deus no “coração” do que agora é a “JANELA 10/40”. O plano de Deus expresso em Gênesis 1.26, é que os seres humanos teriam domínio sobre a terra e deveriam preenchê-la. E quando Adão e Eva pecaram perante Deus perderam seu domínio sobre a terra.
O comportamento pecaminoso do homem cresceu muito diante de Deus e Ele interveio e julgou a terra com catástrofe do dilúvio. Depois os homens inutilmente vieram a estabelecer seu novo intento para dominar, construindo a Torre de Babel. Essa obra ocorreu no “coração da “JANELA 10/40”, e foi feita como uma provocação contra Deus. Novamente, Deus estendeu Sua mão como julgamento. O resultado foi a introdução de diferentes línguas, feitas como uma divisão de povos da terra, e assim a formação de nações.
Na “JANELA 10/40” nós podemos ver claramente a verdade expressa no livro de Graham Scroggie: “O Drama da Redenção do Mundo” (The Drama of World Redemption), que diz: “Há um mundo que está voltado contra Deus; Ele vendo isso escolheu um Homem para alcançar o mundo”. Podemos observar que mais uma vez a história antiga faz menção do mesmo território que é marcado pela “JANELA 10/40”, vindo do berço da civilização da Mesopotâmia, cruzando a parte fértil do Egito. Os impérios se levantaram e caíram, isso pelo fato do povo de Israel ter vacilado em sua relação de obediência ao governo de Deus.
Foi por isso que Cristo nasceu, viveu uma vida perfeita, morreu sacrificialmente na cruz e se ergueu triunfalmente sobre a morte. A Igreja primitiva anunciou isto; mas foi somente após as viagens missionárias de Paulo, que a proclamação ocorreu mais além da “JANELA 10/40”. Sem dúvida, é uma área de significação bíblica e histórica.
Fonte: http://www.cetmabrasil.org/2010/07/janela-10-40.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário