sábado, 31 de dezembro de 2016

FELIZ ANO NOVO 2017

 

  FELIZ ANO NOVO!!! Para todos meus amigos, irmãos e irmães. Não faço grandes promessas nem "determino" coisas extraordinárias, mas peço a Deus que esteja controlando nossos sonhos, vontades. Que Deus mande e nós sejamos submissos à Sua vontade. Que o "ano de vitória", seja a vitória e a Glória de Deus mandando em nossas vidas e vontades. Que Deus receba a adoração e que nós sejamos adoradores. Que púlpitos, luzes, microfones e igrejas (templos) sejam secundários, e que nosso lugar de "profetizar" seja em todo lugar neste mundo. Que façamos o IDE e larguemos mão do "vinde". Que o Nosso Deus bondoso e misericordioso nos abençoe, que sejamos consolados, cicatrizados, que esse ano seja um ano de conquistas de Deus, de vitórias para Deus em nossas vidas. Que levemos o Evangelho, e junto levemos o Pão, o agasalho, o conforto, a oportunidade. Que sejamos alvos desse Evangelho de Jesus. Deus nos abençoe e habite nossos lares. Que sejamos em nossos lares o que somos dentro dos templos. SÃO MEUS SINCEROS VOTOS PARA 2017!!! 



- Vosso serviçal, Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.

domingo, 25 de dezembro de 2016

OBEDIÊNCIA BÍBLICA - ÉTICA MINISTERIAL


  Vou falar sobre OBEDIÊNCIA. No exemplo bíblico, sobre o próprio Jesus, nos diz a Palavra de Deus: "Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu" (Hebreus 5.8). Jesus não pediu em seu coração uma vingança quando padecia, antes pediu o perdão para seus algozes. O obreiro ou obreira deve aprender a cada dia a obediência. A nossa mente, nossos pensamentos devem ser levados cativos à obediência de Cristo Jesus (2 Coríntios 10.5). Para fechar aqui o texto, a Bíblia diz para obedecermos aos nossos pastores e sujeitar-mo-nos a eles (Hebreus 13.17). Não existe obreiro ou obreira sem obediência e submissão pastoral.


   Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.

sábado, 24 de dezembro de 2016

FELIZ NATAL... O NATAL MAIS LONGO DA HISTÓRIA



  A palavra Natal significa "nascimento" ou lugar "de nascimento". Não tenho nada contra o Natal, embora seja mais "comercial" do que outra coisa. Se a origem do dia natalício é pagão, [está carecendo de fontes confiáveis (Livros)], que temos nós com o paganismo? nada. Nosso Natal são todos os dias do ano, pois se o Natal é para comemorar o nascimento de Jesus Cristo, então comemoro o mesmo todos os dias. Desejo que todas as famílias sejam abençoadas por Deus, sua família seja abençoada por Deus (isso inclui salvação, libertação e saúde), nesse nosso Natal longo de um ano inteiro. Caso você esteja distante da família, seja abençoado(a) você. "E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens" (Colossenses 3.23). Tenha o Natal abençoado em sua vida, em seu lar. Jesus nasceu e foi posto numa manjedoura, e também dentro de você: "Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja gerado (formado) em vós" (Gálatas 4.19). Com Graça de Deus e carinho. - Vosso serviçal, Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

A MELHOR IDADE VERSUS A IGREJA EVANGELICA


  Vou falar sobre a MELHOR IDADE: Temos vários nomes utilizados para identificação de nossos amigos e irmãos com idade igual ou superior a sessenta anos: Terceira Idade, Melhor Idade, e etc. Paulo escreveu sua carta a Filemon, intercedendo por um escravo fugitivo por nome Onésimo, mas que se converteu a Jesus através de Paulo. Paulo, o Apóstolo, ao se apresentar na sua Carta a Filemon, chama a si mesmo de PAULO, O VELHO (Filemon versículo 9). Paulo ao escrever ao irmão Filemon, reconhece sua idade, porém mostra sua eficácia na Obra do Evangelho do Reino. Paulo escreveu essa carta estando na prisão em Roma. É uma de suas cartas da prisão. Mas Paulo não se sentia preso pelos homens mas "prisioneiro de Jesus Cristo". Paulo diz a Filemon que "gerou" Onésimo na prisão. Foi um discipulado, respondendo a dúvidas, ensinando Onésimo a ser um homem de Deus de verdade. Quantas perguntas Paulo teve de responder a Onésimo? Quantas crises Onésimo teve na prisão? Quantas lutas espirituais, emocionais e psicológicas Onésimo teve, sendo tratado pelo já idoso Paulo? No Salmo 92.14, falando sobre a terceira idade, diz: "Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos". Quando as dores do corpo, as limitações da visão já cansada, as dificuldades de audição, a reclamação continua sobre os dias atuais, uma modernidade que machuca suas almas, conhecimentos, mas a sabedoria é totalmente aproveitavel para nossa geração. Em Eclesiastes, Salomão conta um acontecimento em que um homem sábio, com certeza já idoso, com sua sabedoria conseguiu salvar uma cidade, salvou vidas, porém ninguém mais comentava, ninguém se lembrava daquele homem: "E encontrou-se nela um sábio pobre, que livrou aquela cidade pela sua sabedoria, e ninguém se lembrava daquele pobre homem" (Eclesiastes 9.15). As Igrejas tem de ter total aproveitamento e investimento na Melhor Idade. Não são descartáveis, são dignos, são sábios. Lembro, como se fosse agora, hoje, quando trabalhava com meu saudoso avô que era Carpinteiro, Presbítero Ezequiel Maciel Neto. Às vezes eu via vovô com dores, mas o mesmo fazia a obra de Deus e trabalhava no serviço de carpinteiro, para ajudar a pobre aposentadoria. Meu avô foi meu pai, meu conselheiro, homem sábio, Homem de Deus, sempre dando fruto até o último momento. Enquanto o Soldado estava de pé, vidas foram edificadas, salvas, aconselhadas, mas um dia a máquina humana parou de funcionar. Deus assim quis. Hoje, com 39 anos eu sinto dores que meu avô sentia com 79 anos. Espero poder escrever uma carta para "Filemon" e dizer: "CHARLES, O VELHO", "PRISIONEIRO DE JESUS CRISTO".


Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

SOBRE BENÇÃO PASTORAL



  Vou falar sobre Benção Pastoral. Interpreta-se à luz da Bíblia que Deus institui Pastores para a edificação da Igreja (Efésios 4.11). Então não estou me baseando em "pastores" que caem de paraquedas, mas estou falando de vocacionados por Deus, chamados para a Grande Obra do Evangelho do Reino. Receber a Benção Pastoral, significa estar debaixo de uma benção devido à submissão eclesiástica ministerial. O obreiro ou obreira que recebe a Benção Pastoral, tem Ética Ministerial e conhece a submissão pastoral descrita na Bíblia (Hebreus 13.17), debaixo da qual devem estar até o momento em que Deus lhes direcionar para estarem em outro ministério, debaixo de submissão e da Benção Pastoral de outro Pastor ou Pastora. Para afirmar que estão debaixo de uma Benção Pastoral, os obreiros devem ter frutos no ministério, submissão e os seus Pastores devem afirmar tal Benção (Hebreus 13.7). Não precisamos de bençãos de homens, e não precisamos de homens (genericamente falando), porém precisamos sermos obedientes a Deus, e isso implica em obedecer à Palavra de Deus, e, conforme está na Palavra, isso implica em submissão pastoral e ministerial, para ter a Benção Pastoral. 

- Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

O DINHEIRO E O MAL


  Vou falar sobre o dinheiro. Por causa do dinheiro muitos ficam cegos, e não estou falando do dinheiro como fruto do seu trabalho, mas falo da cegueira de querer aquilo, o dinheiro ou bens, que não lhe pertence, ou que você poderia abrir mão e ser feliz. Toda pessoa com maturidade e sabedoria enxergará que o dinheiro não irá lhe aquecer à noite, que o dinheiro não irá alegrar seu coração, pois a maldade do dinheiro despedaça o coração, e ficam insensíveis. Pessoas matam por causa do dinheiro, matam com malícia, com sadismo, com os olhos da alma. Quando alguém abraça o dinheiro, acaba abraçando uma malignidade que criou corpo, com braços e pernas, personificada. Quando cito "dinheiro", faço alusão ao dinheiro, bens, heranças, terras, poder, coisas, e tudo aquilo que a pessoa nunca conseguirá levar para a eternidade. Aproveitem o "dinheiro" adquirido, mas saiba, tem peçonha, tem um mal, e ainda aconselho, quando for dormir, durma com um olho fechado e o outro aberto. Não quero estar no lugar dessa pessoa, não quero estar na pele dessa pessoa. Não quero o que essa pessoa possa ter conseguido. Prefiro a paz, sem o dinheiro, e ter paz com Deus, dentro de mim. 


- Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

AS DECISÕES MINISTERIAIS



  Quero falar sobre decisões. Todas as decisões que existem, são tomadas mediante um senso. Não posso afirmar que todas as pessoas tem noção desse "senso", mas posso afirmar que o senso existe. Então podemos ter pessoas sem a noção do senso, que corresponde a uma logística, uma estatística, algo com projeto estruturado, de boa fé, de boa mente, ou seja, senso. Toda decisão, sem senso adequado, pode resultar em consequências agradáveis ou desagradáveis. O que ocorre é justamente a questão da estrutura de quem vai vivenciar a consequência da decisão tomada. Existe um ditado que diz para não chorarmos o "leite derramado", pois as consequências acontecerão de forma concreta e podem ser viáveis ou nocivas. Verifiquem sempre a estrutura intelectual, psicológica, física e espiritual. A pancada pode nos empurrar para frente e teremos caminhos viáveis, ou a pancada pode despedaçar a pessoa espiritualmente, de forma psicossomática, e então a nocividade é tateável. - Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th. 

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

CURSO CAPELANIA CRISTÃ - MACAÉ-RJ - 10/12/2016 - DEZEMBRO 2016


CURSO CAPELANIA CRISTÃ - MACAÉ-RJ - 10/12/2016
25ªTURMA DE CAPELANIA



LOCAL: IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS FONTE ETERNA
MISSIONÁRIA ERIVANIA
RUA PROJETADA C, Nº18 
BAIRRO AJUDA DE BAIXO - MACAÉ-RJ



DATA: 10 DE DEZEMBRO DE 2016 - SÁBADO
HORÁRIO: DAS 14 HORAS ÀS 22 HORAS
INVESTIMENTO: R$ 65,00
OBS. LEVAR UMA FOTO 3X4 / CÓPIA DO RG E CPF / SERÁ PREENCHIDA UMA FICHA DE MATRICULA NO DIA.



APOSTILA ENCADERNADA
DIPLOMA DE CAPELÃO
ATA NOMEAÇÃO CAPELÃO
CREDENCIAL DE CAPELÃO



DIDÁTICA:
- CAPELANIA HOSPITALAR
- CAPELANIA PRISIONAL (CARCERÁRIA)
- CAPELANIA MILITAR
- CAPELANIA ESCOLAR
- DEPENDENCIA QUIMICA



MINISTRANTE: Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.
CONTATO: (22) 99746-0635


segunda-feira, 21 de novembro de 2016

SEMPRE VEJO DEUS TRIUNFAR - PR. CHARLES MACIEL VIEIRA, DR.TH.

Sempre temos uma mensagem de Deus para que o nome de Jesus seja glorificado e exaltado. Nunca homem algum terá a Glória de Deus para si. A Glória é para Deus!!!

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

O PROFETA ELIAS VERSUS O REI ACABE, REI DE ISRAEL, REINO DO NORTE

  


  Quando o rei Acabe acusou o profeta Elias de perturbar a nação de Israel, o profeta repreendeu corajosamente a Acabe e à sua família, por terem negligenciado os mandamentos do Senhor e terem adorado a Baal.
  Tendo Elias dado ordens, Acabe convocou os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Aserá, sustentados por Jezabel. Visto que a fome prevalecia por toda a nação, houve uma ação decisiva. Estando todo o Israel e os profetas reunidos à sua frente, no monte Carmelo, Elias corajosamente confrontou o povo com o fato de que não podiam servir a Deus e a Baal ao mesmo tempo. Os profetas de Baal foram desafiados a prevalecer com seu deus, para que este consumisse a fogo a oferenda preparada. Da manhã até o fim da tarde eles se ocuparam em vão de suas cerimônias, ao mesmo tempo que Elias ridicularizava deles, devido a seus esforços inúteis. Ato contínuo, Elias reparou o altar do Senhor, preparou o holocausto, encharcou tudo de água, e invocou a Deus para que desse a confirmação divina. A oferenda foi consumida a fogo, e todo o povo de Israel reconheceu a Deus. Imediatamente os profetas falsos foram executados diante do riacho Quisom. Depois que Elias obteve chuvas, à força de orações, advertiu a Acabe que as chuvas, desde há muito esperadas, logo teriam início. Acabe cobriu apressadamente os 24 km do trajeto até Jezreel, mas Elias chegou antes dele.

  Acabe noticiou em primeira mão, a Jezabel, os eventos havidos no monte Carmelo. Sem tardança ela ameaçou Elias. Afortunadamente, fora dado a ele um prazo de vinte e quatro horas. Embora ele tivesse desafiado com destemor às centenas de profetas falsos no dia anterior, agora se precipitou para a fronteira mais próxima, a fim de abandonar Israel. Dirigindo-se para o sul, deixou seu servo em Beerseba e continuou por um dia de viagem, onde se pôs a descansar debaixo de um junípero, orando para que lhe fosse dada a morte. Um mensageiro angelical veio refrigerá-lo, e o desencorajado profeta foi instruído a continuar a caminhada até ao monte Horebe. Ali, mediante revelação divina, foi-lhe garantido que havia em Israel 7 mil que não tinham aceitado o baalismo, sendo-lhe então conferida uma tríplice comissão: ungir Hazael como rei da Síria, ungir Jeú como rei de Israel, e chamar Eliseu para ser seu próprio sucessor. Quando Elias voltou a Israel transmitiu a Eliseu a chamada divina, transferindo-lhe sua capa. Daí por diante Eliseu se tornou seu cooperador.




Fonte: A Historia de Israel no Antigo Testamento - Samuel J. Schultz - Editora Vida Nova

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

HISTORIA DA IGREJA BATISTA



HISTORIA DA IGREJA BATISTA


  A primeira igreja Batista nasceu quando um grupo de refugiados ingleses foram para a Holanda em 1608, em busca de liberdade religiosa, liderados por John Smyth, um clérigo anglicano e Thomas Helwys, um advogado, que organizaram em Amsterdã, em 1609, um igreja de doutrinas batistas. O batismo por imersão iniciou-se em 1642. A primeira Confissão de Fé foi a de Londres em 1644. Depois da morte de John Smyth houve a decisão de Thomas Helwys e seus seguidores de retornarem para a Inglaterra. Thomas Helwys organizou a Igreja Batista em Spitalfields, nos arredores de Londres, em 1612. Nos Estados Unidos a Primeira Igreja Batista nasceu com Roger Williams, em Providence, em Rhode Island, em 1630, e John Clark que organizou a Igreja Batista de Newport, também em Rhode Island, em 1648. Nos Estados Unidos a denominação cresceu principalmente no sul.

  Em 1860, Thomas Jefferson Bowen, missionário enviado ao Brasil pela Junta de Richmond, associação de igrejas batistas do Sul dos Estados Unidos, aportou na cidade do Rio de Janeiro. Como houve represálias por parte das autoridades no Brasil, Bowen ficou somente nove meses. Em 1882, foi organizada a Primeira Igreja Batista de Salvador, com enfase evangelistica através dos casais de missionários batistas norte-americanos Willian Buck Bagby e Anne Luther Bagby; Zacharias Clay Taylor, Kate Stevens Crawford Taylor, e auxiliados pelo ex-padre Antonio Teixeira de Albuquerque, que foi batizado em Santa Barbara D'Oeste.


Fonte: Recebi pelo Facebook.

domingo, 30 de outubro de 2016

CURSO CAPELANIA CRISTÃ - MACAÉ-RJ - 05/11/2016 - NOVEMBRO - CURSO CAPELANIA



CURSO CAPELANIA CRISTÃ - MACAÉ-RJ - 05/11/2016
24ªTURMA DE CAPELANIA


LOCAL: IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS GERAÇÃO HEBROM
PASTOR CREDIMAR SOUZA CAMPOS
RUA 39, Nº79 
BAIRRO AEROPORTO - MACAÉ-RJ


DATA: 05 DE NOVEMBRO DE 2016 - SÁBADO
HORÁRIO: DAS 14 HORAS ÀS 22 HORAS
INVESTIMENTO: R$ 65,00
OBS. LEVAR UMA FOTO 3X4 / CÓPIA DO RG E CPF / SERÁ PREENCHIDA UMA FICHA DE MATRICULA NO DIA.


APOSTILA ENCADERNADA
DIPLOMA DE CAPELÃO
ATA NOMEAÇÃO CAPELÃO
CREDENCIAL DE CAPELÃO


DIDÁTICA:
- CAPELANIA HOSPITALAR
- CAPELANIA PRISIONAL (CARCERÁRIA)
- CAPELANIA MILITAR
- CAPELANIA ESCOLAR
- DEPENDENCIA QUIMICA


MINISTRANTE: Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.
CONTATO: (22) 99746-0635

Filme cristão que teve trailer bloqueado por ateus no YouTube vence batalha e conteúdo é liberado


Um filme baseado em fatos reais que conta a história do Massacre de Columbine, quando 13 pessoas morreram, sob a perspectiva de uma adolescente cristã, tornou-se alvo dos ativistas ateus, que por mais de onze meses conseguiram bloquear seu trailer no YouTube.

“I’m Not Ashamed” (“Eu Não Me Envergonho”, em tradução livre) recebeu críticas fortes de ativistas ateus, que promoveram um boicote no YouTube, incitando os usuários da plataforma a classificarem o vídeo negativamente.

Após o caso ser analisado pela direção da empresa, o vídeo do trailer foi liberado novamente, e agora o filme voltou a ser divulgado. Na última sexta-feira, 21 de outubro, a produção entrou em cartaz nos Estados Unidos. No Brasil, ele será exibido no primeiro semestre de 2017.

De acordo com o portal The Christian Post, os ativistas ateus acusam o filme de “contar mentiras” sobre o lamentável episódio de 20 de abril de 1999, na Columbine Highshool.

Na ocasião, dois jovens fizeram um ataque com tiros, bombas e tanques de gás propano. 12 alunos e um professor perderam a vida, além dos autores do atentado, Eric Harris e Dylan Klebold, que se suicidaram. Além dos mortos, 21 pessoas ficaram feridas no ataque e outras três se feriram ao tentar fugir da dupla terrorista.

A emissora de TV Fox News repercutiu a revolta dos ateus com uma cena do filme, que mostra a aluna cristã Rachel Scott sendo questionada, durante o ataque, se ainda acreditava em Jesus diante daquela tragédia.

Os ativistas ateus alegam que o diálogo não ocorreu, e argumentam que os relatórios dos policiais não mencionam essa questão. “É uma vergonha, pois eles estão apresentando toda a premissa deste filme em torno de fatos que não têm qualquer evidência como base. O que se tem de concreto é justamente o contrário”, protesta um dos sites que reúnem ateus.

No entanto, os produtores responsáveis pelo filme sustentam a história, afirmando que a conversa é encontrada em declarações posteriores de Richard Costaldo, que estava perto de Rachel quando os terroristas abriram fogo.

A atriz Sadie Robertson (“Deus Não Está Morto 2”), que interpreta o papel de Rachel, rebateu as críticas ao filme: “A história do massacre de Columbine é aquela que todos ouvem falar, mas nem todo mundo sabe da história de Rachel Scott. É uma história que precisa ser ouvida”, afirmou.

“Nós nos preocupamos tanto com o que as pessoas pensam de nós e por isso muitas vezes não defendemos o que acreditamos. Rachel, literalmente, deu a sua vida por aquilo que ela acreditava. Como cristã, isso é algo que eu realmente admiro. Eu quero ser parte do povo que espalha a mensagem do Evangelho”, concluiu a atriz.


Após ser demitido por questionar a teoria da evolução, cientista cristão conquista vitória na Justiça


Mark Armitage, um cientista cristão, venceu uma causa na Justiça contra a universidade onde trabalhava após ser demitido por questionar a teoria da evolução a partir de evidências encontradas em um fóssil estudado pela equipe de pesquisa da entidade.

Todo o imbróglio começou em 2012, quando Armitage, que era pesquisador da Universidade Northridge, no estado da Califórnia (EUA), descobriu tecidos moles em um grande chifre de um triceratops, que de acordo com a bibliografia científica, teria pelo menos 65 milhões de anos.

Ao reportar suas conclusões, Armitage conta que a descoberta colocou “os evolucionistas em fuga”, já que eles não tinham como explicar de que maneira “as células e tecidos delicados” tinham sobrevivido “aos efeitos do tempo”. O fóssil pertence a um animal que é descrito como dono de um crânio avantajado.

De acordo com informações do Christian Today, Armitage terminou demitido de seu emprego após publicar suas descobertas em um artigo de um jornal científico, pois seus colegas ficaram furiosos por sua abordagem, alegando que ele estava promovendo provas contra o evolucionismo por ser cristão.

“Na verdade, é surpreendente que eles estejam lá, mesmo depois de milhares de anos, desde o Grande Dilúvio de Noé. Mesmo se considerássemos que o dilúvio aconteceu há apenas 3.000 anos, a existência desses tecidos moles é impressionante”, afirmou o cientista.

Durante um embate, seu supervisor teria dito “nós não vamos tolerar sua religião neste departamento”, e assim, ele prestou uma queixa em um tribunal de Los Angeles contra a Universidade, alegando que sua demissão tinha ocorrido motivada por perseguição religiosa.

O presidente do Instituto Pacific Justice, Brad Dacus defendeu Armitage, pontuando que “demitir um empregado por causa de suas opiniões religiosas é um procedimento completamente inadequado e ilegal”, e acrescentou que haviam agravantes: “Fazer isso na tentativa de silenciar o discurso científico de uma universidade pública é ainda mais alarmante. Isto deve ser um alerta e uma advertência para todo o universo acadêmico”.

Após mais de dois anos de processos, o caso chegou ao fim com a proposta da Universidade Northridge de indenizar o cientista cristão com um valor “cerca de 15 vezes o que Armitage ganhava anualmente, em seu emprego de meio período”.

O acordo foi aceito pelo professor, segundo seu advogado, Alan Reinach: “Em nossa opinião, eles certamente não teriam pago esta quantia se não reconhecessem que os vencemos na justiça”, comentou o representante. “O Estado não estabelece uma quantia tão grande para indenização (com mais de seis dígitos), a menos que eles estejam realmente preocupados com a possibilidade de perder”, concluiu.


domingo, 23 de outubro de 2016

CURSO CAPELANIA CRISTÃ - MACAÉ-RJ - 05/11/2016 - SÁBADO



CURSO CAPELANIA CRISTÃ - MACAÉ-RJ - 05/11/2016
24ªTURMA DE CAPELANIA


LOCAL: IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS GERAÇÃO HEBROM
PASTOR CREDIMAR SOUZA CAMPOS
RUA 39, Nº79 
BAIRRO AEROPORTO - MACAÉ-RJ



DATA: 05 DE NOVEMBRO DE 2016 - SÁBADO
HORÁRIO: DAS 14 HORAS ÀS 22 HORAS
INVESTIMENTO: R$ 65,00
OBS. LEVAR UMA FOTO 3X4 / CÓPIA DO RG E CPF / SERÁ PREENCHIDA UMA FICHA DE MATRICULA NO DIA.



APOSTILA ENCADERNADA
DIPLOMA DE CAPELÃO
ATA NOMEAÇÃO CAPELÃO
CREDENCIAL DE CAPELÃO


DIDÁTICA:
- CAPELANIA HOSPITALAR
- CAPELANIA PRISIONAL (CARCERÁRIA)
- CAPELANIA MILITAR
- CAPELANIA ESCOLAR
- DEPENDENCIA QUIMICA


MINISTRANTE: Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.
CONTATO: (22) 99746-0635

terça-feira, 11 de outubro de 2016

A EDUCAÇÃO E OS POVOS PRIMITIVOS


  A Educação não é uma atividade circunscrita apenas aos tempos modernos. A História informa que desde a antigüidade, povos conhecidos procuravam de uma forma ou de outra, educar as novas gerações. Além dos povos históricos (China, Egito, índia, Grécia e Roma), que mantinham instituições e mestres dedicados à educação, povos os mais primitivos se mantinham ocupados com a educação. Este sistema de educação era desenvolvido com a participação gradual dos jovens nas tarefas familiares e pela ação dos sacerdotes, mágicos e adivinhos.

A Teoria da Educação
  A teoria da educação surgiu quando o homem deixou de realizar a educação apenas pela experiência e passou a refletir sobre fatos. Os mais importantes filósofos da educação foram os gregos. Platão, que escreveu “A República”, e Aristóteles, com o livro “A Política”, ambos têm como tema central, a educação.

  O que constituiria uma boa educação? O conceito sobre a boa educação sofreu contínuas mudanças com o passar do tempo, sem falar na diferença existente entre o ideal da educação de um povo e o de outro.

A História da Educação
  A China foi um dos primeiros países a possuir escola sistemática. Não eram construídos prédios escolares. O governo não provia escolas, apenas controlava o ensino. De três em três anos era preparado um exame de primeiro grau, que durava um dia. Meses mais tarde realizava- se o exame de segundo grau; o aluno deveria conhecer toda a obra de Confúcio. O grau máximo de ensino, o terceiro grau, era realizado em Pequim, capital da China. O aluno recebia o grau de Mandarim.

  Enquanto o ideal da educação chinesa era o da humildade, o indivíduo devia conservar a educação recebida e passá-la a seus filhos. O ideal da educação grega era o da beleza do corpo e do espírito. Ginástica para o corpo e música para o espírito. A instrução musical consistia no ensino da literatura e da música nacionais. O objetivo era desenvolver o espírito de lealdade à pátria.

  A educação romana era inteiramente ministrada em família. O pai tinha poder ilimitado sobre os filhos e era responsável por sua educação moral, cívica e religiosa. Não existiam escolas, mas o jovem romano devia aprender a reverenciar os deuses, a ler e a conhecer as leis de seu país. O ideal da educação romana era o militar. Ser um herói era o desejo de todo jovem romano.

Educando na Igreja
  O Cristianismo surgiu trazendo um novo sopro de vida em um mundo cujos costumes se haviam corrompido. As escolas começaram a surgir ao lado dos conventos e das igrejas.
Era ensinado, além das doutrinas da igreja e das Escrituras, gramática, dialética, retórica, geometria, aritmética, música e astronomia. A gramática consistia no estudo do conteúdo e das formas literárias. A dialética reduzia-se à lógica formal, enquanto a retórica compreendia o estudo das regras e dos métodos de composição literárias em prosa e verso. A geometria compreendia a atual geografia, história natural e botânica. A aritmética consistia simplesmente de cálculos práticos do dia-a-dia. E a música não passava de um conjunto de regras sobre canções sacras, teoria do som, e relação entre a harmonia e os números.



Fonte: Educação Cristã - EETAD

domingo, 9 de outubro de 2016

Aplaudido por dez minutos em festival, novo filme de Mel Gibson conta história de médico cristão na 2ª Guerra


O ator e diretor Mel Gibson, responsável pela produção do filme “A Paixão de Cristo” (2004), está apresentando um novo longa-metragem com temática de fé, e o filme foi muito bem recebido pelo público e crítica do Festival de Veneza.

No último mês de setembro aconteceu a 73ª edição do festival na cidade italiana, e de acordo com informações do Deadline Hollywood, o filme, chamado “Hacksaw Ridge” foi aplaudido pelo público por dez minutos ao final de sua exibição.

No Brasil, o filme deverá se chamar “Até o Último Homem”, e tem estreia prevista para o dia 26 de janeiro de 2017. Ele conta a história, baseada em fatos reais, do médico do exército Desmond T. Ross (interpretado por Andrew Garfield, de “O Espetacular Homem-Aranha”).

Em combate, Ross – que era cristão – se recusou a pegar em armas e matar os inimigos, e durante a Batalha de Okinawa, trabalhou na ala médica e salvou mais de 75 homens. Sua postura ganhou repercussão e ele recebeu uma Medalha de Honra do Congresso dos Estados Unidos, tornando-se o primeiro Opositor Consciente da história norte-americana.

Diante do sucesso e também da qualidade do longa-metragem, “Até o Último Homem” agora está cotado para concorrer ao Oscar. Caso o filme consiga a indicação será um feito enorme, dado o boicote que Mel Gibson sofre em Hollywood desde os tempos em que produziu e lançou “A Paixão de Cristo”.

De acordo com informações do portal Christian Today, a mensagem cristã no filme não é sutil. Em todo o tempo a fé de Ross é exposta, e uma cena de oração constitui um dos pontos altos da obra. Em outra parte marcante, o médico cristão é espancado pelos colegas por causa de suas crenças.

Mel Gibson, católico, enfrentou problemas com o alcoolismo depois que produziu “A Paixão de Cristo”, devido aos boicotes e críticas que sofreu por causa do filme. O ator e diretor afirmou que tem interesse em focar sua carreira em produções baseadas na fé, já que as portas continuam fechadas para ele justamente por isso.

Especula-se que o próximo filme que Gibson dirigirá será a sequência de “A Paixão de Cristo”, um longa-metragem baseado na ressurreição de Jesus.


sexta-feira, 7 de outubro de 2016

CURSO CAPELANIA CRISTÃ - 22/10/2016 - SÁBADO - MACAÉ-RJ - Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.



Graça e Paz em Jesus! Amigos, Pastores, Pastoras, Obreiros e Obreiras, irmãos e irmães chamados por Deus para a Obra do Reino de Deus, o Curso de Capelania Cristã é essencial para a vocação de Deus em sua vida. Nosso Curso pelo MINISTÉRIO PALAVRA E TEOLOGIA prepara você para estar apto a exercer a função de Capelão e Capelã, respeitando as Normas e Diretrizes de cada Instituição de Internação Coletiva, e com total respaldo da Lei Federativa, da ECA, e da Carta Magna da Onu, e preparamos o irmão e irmã para até mesmo o "Caos". Nosso Curso de Capelania Cristã abrange: Área Hospitalar, Prisional, Escolar, Militar, Dependência Química e Psicologia Cognitiva, onde trabalhamos com: "morte", "percepção", "temperamentos", e etc. Teremos o Curso de Capelania Cristã em Macaé, conforme anunciado abaixo. Dê valor às oportunidades que Deus está dando à sua vida. Marque em sua agenda. Prepare-se. Peça liberação ao seu Ministério para fazer o Curso nesse dia. (Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.).



CURSO CAPELANIA CRISTÃ - MACAÉ-RJ - 22/10/2016
23ªTURMA DE CAPELANIA



LOCAL: IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS MISSÃO BAHIA
PASTOR JOCIMARIO SOUZA SAMPAIO
RUA E-17, Nº648 
BAIRRO NOVO HORIZONTE - MACAÉ-RJ



DATA: 22 DE OUTUBRO DE 2016 - SÁBADO
HORÁRIO: DAS 14 HORAS ÀS 22 HORAS
INVESTIMENTO: R$ 65,00
OBS. LEVAR UMA FOTO 3X4 / CÓPIA DO RG E CPF / SERÁ PREENCHIDA UMA FICHA DE MATRICULA NO DIA.



APOSTILA ENCADERNADA
DIPLOMA DE CAPELÃO
ATA NOMEAÇÃO CAPELÃO
CREDENCIAL DE CAPELÃO



DIDÁTICA:
- CAPELANIA HOSPITALAR
- CAPELANIA PRISIONAL (CARCERÁRIA)
- CAPELANIA MILITAR
- CAPELANIA ESCOLAR
- DEPENDENCIA QUIMICA




MINISTRANTE: Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.
CONTATO: (22) 99746-0635

sábado, 24 de setembro de 2016

OS CACHORROS SÃO DIVINOS



  A realidade deste texto não é mais uma expressão herética no meio protestante, mas diz respeito a uma interpretação teológica e filosófica, onde espalha-se a frase "quanto mais conheço gente, mas gosto do meu cachorro", de maneira que a impulsividade e a falta de maldade dos animais ficam mais notórias e exemplares para nós que agimos na funcionalidade de neurônios e adjetivamo-nos como seres racionais. Na realidade a interpretação primária é que os animais não pensam, não tem emoções, ou sejam, são irracionais, mas urge a pergunta: irracionais para quem? irracionais equiparados a que medida de equivalência? O gênio da poética, Fernando Pessoa, diz que o homem é um ser irracional complexo, enquanto que os outros seres são irracionais simples. Bem, deixando o cachorro um pouco de lado, vamos ao ensinamento bíblico para o seres racionais.

  Dentre os variados ensinamentos de Jesus, a princípio citaremos esse que diz: "Ouvistes o que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus" (Mateus 5.38-44). Bem, agora imagine os seres racionais, cumprindo esse ensinamento à risca, e pense bem, se os seres conhecidos como irracionais já não agem dessa forma. Existe a questão da impulsividade, mas quem estuda sobre os temperamentos, verá a impulsividade em todos os sanguíneos, então, a divergência e convergência é paradoxal ao contexto que vivenciamos hoje.

  Não quero esgotar ou ser exaustivo neste texto, mas estarei parando por aqui, e posteriormente, quem sabe, daremos uma continuidade ao assunto em pauta. Diz a bíblia que Deus criou todos os animais domésticos e que depois todos, domésticos ou não, foram ao encontro de Adão, para botanicamente serem denominados. Não sei como cada animal chegava a Adão, mas não tenho outro pensamento do qual como o comportamento de um cachorro esperto e amistoso, sem maldade, indo ao encontro do primeiro homem, feito pela Divindade, no "haja" de Deus, qual uma criança, sem segundas intenções, ao que Jesus ensinou aos seres racionais que se não fossem simples como crianças não poderiam entrar no Reino de Deus. Os cachorros são divinos, foram feitos por Deus, nesse sentido.


Pr. Charles Maciel Vieira
Doutor em Teologia 

PUSILANIMIDADE - PUSILÂNIME


Pusilanimidade é o medo, a covardia de enfrentar os desafios que a própria vida apresenta.

A pusilanimidade leva a pessoa a fugir dos desafios e se esconder da vida, em geral, jamais conseguindo dar os passos necessários para atingir o sucesso em qualquer objetivo. A pessoa pusilânime, é claro, como todo mundo, quer se dar bem na vida… desde que o que ela tenha que fazer para chegar lá esteja dentro da sua zona de conforto! Esse é o problema da pessoa pusilânime, sua zona de conforto é seu paraíso e ela nunca sai de lá. Essa pessoa construiu uma torre de marfim ao seu redor, fez um ninho bem aconchegante dentro e tem o maior medo de que alguma coisa aconteça e a tire de lá, fazendo com que ela passe desconforto e principalmente vergonha.

Um dos pontos-chave da pusilanimidade é o orgulho

A pessoa pusilânime é tão orgulhosa que dentre seus maiores medos está o medo do ridículo, de passar vergonha. Isso faz com que a pessoa se retraia em seu mundinho pessoal e evite qualquer tipo de exposição em que a possibilidade de rejeição exista. Esse medo é decorrente do orgulho. Em sua torre de marfim, a pessoa é perfeita. Ao ser exposta e eventualmente “desmascarada”, rejeitada e humilhada (em seu ponto de vista), a pessoa perde o referencial de si mesma, ou seja, se ela é perfeita, como pode alguém rejeitá-la? Como inconscientemente a pessoa sabe que realmente não é perfeita, ela morre de medo de se expor e alguém “descobrir” a verdade sobre ela.

Tudo isso é algo que ocorre nos bastidores da mente pusilânime e muitas vezes a pessoa não faz esse tipo de raciocínio com todas as letras em sua mente consciente. Em sua percepção, ela é apenas tímida, retraída, introspectiva e não gosta de se expor. Por quê? A pessoa geralmente não sabe explicar. O problema é que apesar de todo o conforto, a pessoa medrosa, tímida e pusilânime odeia a si mesma e gostaria de ser diferente. Apesar de todo o mecanismo de defesa que muitas dessas pessoas têm alegando que estão “bem” assim, lá por dentro elas sentem uma raiva absurda de si mesmas, elas querem ser diferentes, mas simplesmente não conseguem.

É desnecessário dizer que para atingir a excelência pessoal é preciso acabar com o comportamento pusilânime e para isso nada melhor do que se colocar no front de batalha e dar a cara à tapa. Expor-se, passar vergonha, ser ridículo e no processo deixar cair a ficha de que ser rejeitado não é o fim do mundo, nem uma ameaça à integridade pessoal.



Fonte: http://www.excellencestudio.com.br/

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

CURSO CAPELANIA CRISTÃ - MACAÉ-RJ - 24/09/2016 - SÁBADO


CURSO CAPELANIA CRISTÃ - 24/09/2016 - SÁBADO
Graça e Paz em Jesus! Amigos, Pastores, Pastoras, Obreiros e Obreiras, irmãos e irmães chamados por Deus para a Obra do Reino de Deus, o Curso de Capelania Cristã é essencial para a vocação de Deus em sua vida. Nosso Curso pelo MINISTÉRIO PALAVRA E TEOLOGIA prepara você para estar apto a exercer a função de Capelão e Capelã, respeitando as Normas e Diretrizes de cada Instituição de Internação Coletiva, e com total respaldo da Lei Federativa, da ECA, e da Carta Magna da Onu, e preparamos o irmão e irmã para até mesmo o "Caos". Nosso Curso de Capelania Cristã abrange: Área Hospitalar, Prisional, Escolar, Militar, Dependência Química e Psicologia Cognitiva, onde trabalhamos com: "morte", "percepção", "temperamentos", e etc. Teremos o Curso de Capelania Cristã em Macaé, conforme anunciado abaixo. Dê valor às oportunidades que Deus está dando à sua vida. Marque em sua agenda. Prepare-se. Peça liberação ao seu Ministério para fazer o Curso nesse dia. (Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.).



CURSO CAPELANIA CRISTÃ - MACAÉ-RJ - 24/09/2016
22ªTURMA DE CAPELANIA



LOCAL: IGREJA DE MISSÕES AGUAS DO TRONO DE DEUS
PASTORA TANIA VITORIANO
RUA 86, Nº14, CS 2 
BAIRRO AEROPORTO - MACAÉ-RJ



DATA: 24 DE SETEMBRO DE 2016 - SÁBADO
HORÁRIO: DAS 14 HORAS ÀS 22 HORAS
INVESTIMENTO: R$ 65,00
OBS. LEVAR UMA FOTO 3X4 / CÓPIA DO RG E CPF / SERÁ PREENCHIDA UMA FICHA DE MATRICULA NO DIA.



APOSTILA ENCADERNADA
DIPLOMA DE CAPELÃO
ATA NOMEAÇÃO CAPELÃO
CREDENCIAL DE CAPELÃO



DIDÁTICA:
- CAPELANIA HOSPITALAR
- CAPELANIA PRISIONAL (CARCERÁRIA)
- CAPELANIA MILITAR
- CAPELANIA ESCOLAR
- DEPENDENCIA QUIMICA



MINISTRANTE: Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.
CONTATO: (22) 99746-0635



terça-feira, 13 de setembro de 2016

PARA VIVER HOJE !!! - MOTIVACIONAL

  


  Um senhor de bastante idade, chegou a um consultório médico, pra fazer um curativo em sua mão, na qual havia um profundo corte. Muito apressado pediu urgência no atendimento, pois tinha um compromisso. O médico que o atendia, curioso, perguntou o que tinha de tão urgente pra fazer. O simpático velhinho lhe disse que todas as manhãs ia visitar sua esposa que estava em tratamento numa clínica, com mal de Alzheimer em fase muito avançada. O médico, preocupado com o atraso do atendimento, disse: "Então hoje ela ficará muito preocupada com sua demora?" O velhinho respondeu: "Não, ela já não sabe quem eu sou. Há quase cinco anos que não me reconhece mais". O médico então questionou: "Mas então para que tanta pressa em vê-la todas as manhãs, se ela já não o reconhece mais?" O velhinho então deu um sorriso e, batendo de leve no ombro do médico, respondeu: "Ela não sabe quem eu sou… Mas eu sei muito bem quem ela é!" O médico teve que segurar suas lágrimas enquanto pensava. O verdadeiro AMOR não se resume ao físico, nem ao romântico… O verdadeiro AMOR é a aceitação de tudo que o outro é… De tudo que foi um dia… Do que será amanhã… e do que já não é mais!


Fonte: Recebi pelo Facebook

domingo, 11 de setembro de 2016

CURSO CAPELANIA CRISTÃ - MACAÉ-RJ - 24/09/2016 - DIA 24 DE SETEMBRO DE 2016



CURSO CAPELANIA CRISTÃ - 24/09/2016 - SÁBADO
Graça e Paz em Jesus! Amigos, Pastores, Pastoras, Obreiros e Obreiras, irmãos e irmães chamados por Deus para a Obra do Reino de Deus, o Curso de Capelania Cristã é essencial para a vocação de Deus em sua vida. Nosso Curso pelo MINISTÉRIO PALAVRA E TEOLOGIA prepara você para estar apto a exercer a função de Capelão e Capelã, respeitando as Normas e Diretrizes de cada Instituição de Internação Coletiva, e com total respaldo da Lei Federativa, da ECA, e da Carta Magna da Onu, e preparamos o irmão e irmã para até mesmo o "Caos". Nosso Curso de Capelania Cristã abrange: Área Hospitalar, Prisional, Escolar, Militar, Dependência Química e Psicologia Cognitiva, onde trabalhamos com: "morte", "percepção", "temperamentos", e etc. Teremos o Curso de Capelania Cristã em Macaé, conforme anunciado abaixo. Dê valor às oportunidades que Deus está dando à sua vida. Marque em sua agenda. Prepare-se. Peça liberação ao seu Ministério para fazer o Curso nesse dia. (Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.).





CURSO CAPELANIA CRISTÃ - MACAÉ-RJ - 24/09/2016
22ªTURMA DE CAPELANIA



LOCAL: IGREJA DE MISSÕES AGUAS DO TRONO DE DEUS
PASTORA TANIA VITORIANO
RUA 86, Nº14, CS 2
BAIRRO AEROPORTO - MACAÉ-RJ



DATA: 24 DE SETEMBRO DE 2016 - SÁBADO
HORÁRIO: DAS 14 HORAS ÀS 22 HORAS
INVESTIMENTO: R$ 65,00
OBS. LEVAR UMA FOTO 3X4 / CÓPIA DO RG E CPF / SERÁ PREENCHIDA UMA FICHA DE MATRICULA NO DIA.



APOSTILA ENCADERNADA
DIPLOMA DE CAPELÃO
ATA NOMEAÇÃO CAPELÃO
CREDENCIAL DE CAPELÃO



DIDÁTICA:
- CAPELANIA HOSPITALAR
- CAPELANIA PRISIONAL (CARCERÁRIA)
- CAPELANIA MILITAR
- CAPELANIA ESCOLAR
- DEPENDENCIA QUIMICA



MINISTRANTE: Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.
CONTATO: (22) 99746-0635

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

ANALISE DE TEXTO – 2ª CORINTIOS 3.6 – O QUE A LETRA MATA? QUAL LETRA MATA? O QUE VIVIFICA?



ANALISE DE TEXTO – 2ª CORINTIOS 3.6 – O QUE A LETRA MATA? QUAL LETRA MATA? O QUE VIVIFICA?

  Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.

  Devido a uma ignorância de interpretação da Palavra de Deus, onde usam esse texto para dizerem que estudar a Bíblia, estudar Teologia está errado, pois vai matar a pessoa espiritualmente, o que é um equivoco de interpretação e leitura bíblica. Basta ler todo o texto e não um versículo isolado como fazer os sectários, e qualquer simples estudante da Palavra de Deus irá entender que: A Letra é a Lei Mosaica e que o Espírito diz respeito à Nova Aliança, realizada por Jesus Cristo em nossas vidas. (Teologia vem do grego Theo=Deus + Logia ou Logos=Palavra, Estudo, Doutrina, Tratado, então define-se a Teologia como a Doutrina sobre Deus).



No original grego do Novo Testamento:

2Co 3:6  ος και ικάνωσεν ημάς διακόνους καινής διαθήκης ου γράμματος αλλά πνεύματος το γαρ γράμμα αποκτείνει το δε πνεύμα ζωοποιεί



  Caso seu computador não tenha essa fonte do grego, estou disponibilizando aqui o versículo em forma de imagem para verificação:

 



A palavra para "letra" é o Grego "γραμμα" "gramma", que tem os seguintes significados:

1) carta

2) qualquer escrito; documento ou registro

2a) nota promissória, conta, carta de fiança, cálculo, declaração escrita de um débito

2b) carta, epístola

2c) escrituras sagradas (do AT)

3) letras, i.e. aprendizagem

3a) de aprendizagem sagrada



Em outras Traduções da língua portuguesa



(NVI) 2Co 3:6  Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.

(NTLH) 2Co 3:6  É ele quem nos torna capazes de servir à nova aliança, que tem como base não a lei escrita, mas o Espírito de Deus. A lei escrita mata, mas o Espírito de Deus dá a vida.

(ARA) 2Co 3:6  o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.

(ARC) 2Co 3:6  o qual nos fez também capazes de ser ministros dum Novo Testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, e o Espírito vivifica.

(BJ) 2Co 3:6  Foi ele quem nos tornou aptos para sermos ministros de uma Aliança nova, não da letra, e sim do Espírito, pois a letra mata, mas o Espírito comunica a vida.

(KJA) 2Co 3:6  Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; porquanto a letra mata, mas o Espírito vivifica!





Veremos agora alguns comentários sobre essa passagem, através de grandes obras Biclica-teológicas


   Comentário Bíoblico Mattew Henry

A letra mata: a letra da lei é a ministração de morte; e se nos apoiarmos na pura letra do evangelho, não seremos melhores por assim fazê-lo; mas o Espírito Santo dá vida espiritual e vida eterna.



·     Comentário Expositivo Hagnos: 2Coríntios - Hernandes Dias Lopes - Editora Hagnos

Colin Kruse interpreta esta expressão: “[...] porque a letra mata [...]” (3.6), dizendo que o código escrito (a lei) mata quando usada de modo impróprio, isto é, como um sistema de regras que devem ser observadas a fim de estabelecer a auto-retidão do indivíduo (Rm 3.20; 10-14). Usar a lei dessa forma inevitavelmente conduz à morte, visto que ninguém pode satisfazer às suas exigências e, portanto, todos ficam sob sua condenação. O ministério do Espírito é completamente diferente. E o ministério sob a nova aliança, sob a qual os pecados são perdoados para nunca mais serem lembrados, e as pessoas são motivadas e capacitadas pelo Espírito a fim de realizar aquilo que a aplicação imprópria da lei jamais poderia conseguir (Jr 31.31-34; Ez 36.25-27; Rm 8.3,4).



·  COMENTÁRIO SÉRIE CULTURA BÍBLICA - II CORINTIOS - Colin G. Kruse

Paulo vai além, na descrição de sua confiança, afirmando que é Deus que nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança. A expressão nova aliança só se encontra em mais uma passagem, nos escritos de Paulo, i.e., em 1 Coríntios 11:25, onde forma parte da tradição da Ceia do Senhor, que Paulo recebera (“Este cálice é a nova aliança no meu sangue”). Este emprego do termo da parte de Paulo deixa claro que o apóstolo, à semelhança do autor de Hebreus (cf. Hb 9:15-28), considerava a morte de Cristo o fato que estabeleceu a nova aliança. Entretanto, Paulo enfatiza no atual contexto que o ministério da nova aliança é não da letra, mas do espírito (a tradução é literal). No passado, isto era interpretado como referindo-se a um ministério que não se focaliza no sentido literal do Antigo Testamento (na “letra”), mas em sua real intenção subjacente (no “espírito”). Todavia, tal interpretação deixa de reconhecer que neste capítulo o que Paulo faz é um contraste entre a lei de Moisés (gravada “ com letras em pedras”, v. 7) e o Espírito Santo (v. 8), como sendo as principais características pelas quais os ministérios sob a antiga e a nova aliança deverão ser distinguidos.

Paulo, depois de descrever seu ministério como sendo não o de um código escrito, mas o do Espírito Santo, salienta a diferença existente ao acrescentar: porque a letra mata, mas o espírito vivifica. Mas como pode Paulo afirmar que o código escrito mata? Parece que a resposta é que o código escrito (a lei) mata quando usada de modo impróprio, i.e., como um sistema de regras que devem ser observadas a fim de estabelecer a auto-retidão do indivíduo (cf. Rm 3:20; 10:1-4). Usar a lei desta forma inevitavelmente conduz à morte, visto que ninguém pode satisfazer às suas exigências e, portanto, todos ficam sob sua condenação. Por isso, o ministério do código escrito, neste sentido, é um ministério de morte. Entretanto, o ministério do espírito é completamente diferente.

É o ministério sob a nova aliança, sob a qual os pecados são perdoados, para nunca mais serem lembrados, e as pessoas são motivadas e capacitadas pelo Espírito Santo a fim de realizar aquilo que a aplicação imprópria da lei jamais poderia conseguir (cf. Jr 31:31-34; Ez 36:25-27; Rm 8:3-4).

É preciso que se enfatize que quando Paulo contrasta o código escrito, que mata, com o Espírito, que dá vida, ele não afirma que houve degradação do papel das Escrituras na vida e no ministério cristãos. O código escrito que mata refere-se à lei de Moisés, usada inadequadamente, como forma de a pessoa estabelecer sua própria retidão perante Deus. As Escrituras e, de modo particular o evangelho que nelas se aninha, são o instrumento primordial mediante o qual o Espírito transmite vida ao povo de Deus.



·   Comentário Bíblico Champlin Volume 4 - Russell Norman Champlin, Ph. D. - Editora Candeia / Editora Hagnos

«...não da letra...» A alusão dessas palavras é ao código escrito da lei mosaica, e, portanto, àquele pacto que veio através de Moisés, que é a antiga aliança. O A.T. inteiro se centraliza em redor desse pacto e da legislação de Moisés; por isso, como algo inteiro, recebe seu nome. As «tábuas de pedra» formavam o âmago desse documento escrito, que transmitia aos homens as condições e exigências do antigo pacto.

«...mata...» Paulo quis dar a entender a «morte espiritual», tal como em II Cor. 2:15,16; não aludia à punição capital exigida pela legislação mosaica para certos crimes, e nem aludia à morte física.



·      Comentário Bíblico Pentecostal - CPAD

O contraste entre as duas alianças é posteriormente explicado em termos de seus resultados ou efeitos opostos: “A letra mata, e [mas] o Espírito vivifica”. Porém Paulo não oferece nenhuma explicação desta declaração. Para entendê-la devemos nos voltar para o resumo da antiga aliança em Deuteronômio 30, onde Moisés colocou diante de Israel uma escolha que envolvia dois caminhos muito diferentes: “Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, a morte e o mal; porquanto te ordeno, hoje, que ames o Senhor, teu Deus, que andes nos seus caminhos e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas e te multipliques, e o Senhor, teu Deus, te abençoe na terra, a qual passas a possuir. Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, então, eu te denuncio, hoje, que, certamente, per e- cerãs" (Dt 30.15-18, os itálicos foram adicionados pelo presente autor).

A escolha era simples, vida ou morte: a vida se expressassem seu amor por Jeová obedecendo a lei, e a morte se fracassassem em fazê-lo. Mas como vimos em Jeremias, Israel quebrou a aliança, fracassando em obedecer aos termos desta aliança (Jr. 31-34). Conseqüentemente, este profeta desejou uma nova aliança (v. 31), que prometesse sanar a situação que resultou no fracasso de Israel: Deus escreveria sua lei em seus corações. Aprendemos também que Ezequiel expressou esta promessa de transformação de coração como um transplante de coração (Ez. 36.26) realizado por Jeová, ao colocar o seu Espírito dentro do seu povo (v. 27).

A provisão da nova aliança do Espírito não somente assinala a principal distinção entre as duas alianças, mas também apresenta a superioridade da nova sobre a antiga. Começando com o versículo 7, Paulo mostra que a nova aliança vem com maior glória. Ao fazê-lo, o  apóstolo admite que ambas as alianças possuem um ministério caracterizado pela glória. A glória efetuada pelo ministério do Espírito (v. 8) debaixo da nova aliança é uma glória, porém, esta não pode ser comparada com a antiga glória (v. 11). Para provar seu ponto Paulo usa uma forma bem conhecida e patente de raciocínio que argumenta que “se algo é verdadeiro em um caso de menor importância, quanto mais verdadeiro será em um caso de maior importância” (uma forma judaica de raciocínio usada no tempo de Hillel; cf. Mt 7.11). Se a antiga aliança, que resultava em morte (v. 7; cf. v. 6) e condenação (v. 9), veio com glória, como pode a nova aliança, capacitada pelo Espírito vivificador (v. 6)



·    Comentário Bíblico NVI - Antigo e Novo Testamentos - F.F. Bruce - Editora Vida

v.6. ministros de uma nova aliança-, Paulo (junto com todos os pregadores do evangelho, sem dúvida) tem um papel semelhante no NT ao que Moisés tinha no A T: assim com o a lei foi dada “por meio de Moisés” (Jo 1.14), o conhecimento de Cristo é difundido “por nosso intermédio” (2Co 2.14). (Acerca da lei como mediada por anjos, cf. Hb 2.2; e acerca d e Cristo com o correlativo d e Moisés, cf. Hb 8.6; 12.24.) não da letra, mas do Espírito-, O contraste é entre a antiga e a nova alianças (Jr 31.33 ainda está bem presente na mente d e Paulo; cf. Rm 7.6). Não há sugestão aqui da tensão entre “a letra da lei” e “o espírito da lei”; a distinção é apropriada em outros trechos, embora seja digno de observação que Cristo (ao contrário do uso moderno da expressão) considera o “espírito ” mais severo e rigoroso do que a “letra” (Mt 6.20ss).

A nova aliança é mais gloriosa que a antiga porque (1) vem do Espírito e não leva à morte (v.7,8); (2) traz absolvição, e não condenação (v. 9,10); (3) é permanente, e não transitória (v.11).






Pesquisa e Estudo: Pastor Charles Maciel Vieira, D.Th.
Charles Maciel Vieira, é Pastor, Doutor em Teologia, Capelão, Diretor do Ministério Palavra e Teologia, Professor de variadas matérias teológica, e define-se como portador da Diakonia Divina.