segunda-feira, 16 de maio de 2011

O CORAÇÃO DO HOMEM - 7º QUADRO e 8º QUADRO


SÉTIMO QUADRO
Este quadro revela o estado infiel do coração do homem. Mostra igualmente a condição de uma pessoa que nunca se arrependeu nem se entregou ao Senhor, apesar da verdade do Evangelho ter-lhe sido apresentada e revelada. O homem que endurece o seu coração quando Deus intercede por ele, irá de mal a pior, não obstante os seus esforços para melhorar.
Referindo-se a este último estado, Jesus descreveu a sua posição:
"Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares seco-s, buscando repouso, e não o acha. Então diz: Tornarei para minha casa donde saí. Chegando, acha-a varrida e adornada. Então vai, c leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali. E o último estado desse homem é pior do que o primeiro" (Lucas 11:24-26).
""Deste modo s obre veio-lhes o que diz este provérbio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada voltou a revolver-se na lama" (2 Pedro 2:22).
Estes textos bíblicos explicam claramente o estado do coração infiel., que nunca se arrependeu. O pecado, com toda a sua capacidade de enganar voltou a governar o coração e nele fixou residência. O Espírito Santo, aquela meiga Pomba, vê-se obrigado a deixar o coração, pois o pecado e o Espírito Santo não podem viver juntos. É impossível ao coração servir de templo de Deus e de covil de Satanás ao mesmo tempo.
O anjo, a Palavra de Deus, tem de retirar-se com dor, olhando para trás, esperando ainda que a pessoa se arrependa como o filho pródigo. Pois este, quando chegou ao ponto de desejar encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam e ninguém lhe dava nada, tornando a si, disse:
"Levantar-me-ei, c irei ter com meu pai, c dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti. Já não sou digno de ser chamado teu filho... Quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço c o beijou" (Lucas 15:18-20).
Mas neste caso não se vêem indícios de verdadeiro arrependimento, nem inclinações para Deus, nem busca de perdão aos pés de Jesus. A sua consciência está endurecida e foi já obrigada a calar-se. Tendo ouvidos, deixou de ouvir a voz suplicante de Jesus. Tendo olhos, não vê o abismo cio Hadcs com a boca escancarada diante de seus pés.
Já não se sente envergonhado por persistir no pecado. Satanás já veio reinar no seu coração e sentou-se como rei no seu trono. E possível que ainda se possa gabar de ser respeitável e bem educado perante os outros, de ter aparência de religioso, mas é como um sepulcro branco por fora, mas que por dentro está cheio de ossos de mortos e de toda a imundície. (Mateus 23:27.)
O pai da mentira está ocupando o lugar do Espírito de Verdade. Todo o animal, ou seja, todo o pecado, está acompanhado por um demônio especial e um espírito imundo ocupa o seu coração. Embora queira ver-se livre destes atormentado rés, eles conservam-no preso. Que terrível fim o seu!
Todo aquele que quebrava a lei de Moisés, morria sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajar o Espírito da graça?" (Hebreus 10:28,29; cf. 2 Pedro 2:1-4).
Querido leitor, se este quadro corresponde á sua condição, clame a Deus sem demora do fundo de sua alma. Ele é capaz de salvar até o último momento, e de perdoar todos os pecados, se vier num espírito de verdadeiro arrependimento. Ele pode prender o diabo e todos os seus exércitos das trevas e lançá-lo fora do coração, se você estiver pronto a deixá-lo fazer. Vinde, como o leproso que, chegando-se a Jesus, disse:
"Se quiseres, bem podes limpar-me. Jesus, com grande compaixão, estendeu a mão, tocou-o, e lhe disse: Quero, sé limpo'"1 (Marcos 1:40,41).
Se continuar endurecendo o seu coração e amando as trevas em vez da luz, não haverá esperança nem ajuda; porque você está escolhendo a morte em lugar da vida.
“Pois o salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23).


OITAVO QUADRO

Aqui encontramos o pecador aproximando-se do seu fim, com o corpo cheio de dor e a alma cheia de temor da morte. A morte (o esqueleto) veio numa hora inesperada e pouco agradável. Os prazeres enganadores do pecado foram embora e e!e tem de encarar, na sua realidade, o terrível salário do pecado. As agonias do inferno já se agarraram à sua vítima.
Embora ele agora deseje orar, encontra dificuldades para ter comunhão com Aquele cujo amor desprezou. Os velhos amigos têm medo de permanecer ao seu lado no leito da morte e as vãs palavras de conforto já não o ajudam. As suas riquezas, provavelmente mal adquiridas, não podem prolongar a sua vida nem salvar a sua alma. É impossível para ele concentrar os pensamentos em Deus, porque o diabo não lhe dá essa oportunidade.
Tudo aquilo que ele amava, e para o qual vivia, agora zomba dele. Nem o seu pastor infiel e provavelmente não-convertido, pode ajudá-lo. Ele começa a experimentar que ''horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo" (Hebreus 10:31).
Esperava prestar contas com Deus num dia conveniente ou no seu leito de morte, mas agora é já muito tarde. Milhares de pessoas morrem de repente sem oportunidade de procurar a Deus. E, portanto, essencial buscar a Deus enquanto se pode achar. Em vez de ouvir as palavras salvadoras e confortadoras do seu Deus, este pecador moribundo, que rejeitou a graça e o amor do Senhor Jesus durante a sua vida, ouve agora a voz do seu Juiz, dizendo: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos"" (Mateus 25:41).
"E, como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo" (Hebreus 9:27).


Pesquisa: Pastor Charles Maciel Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário