segunda-feira, 16 de maio de 2011

O CORAÇÃO DO HOMEM - 5º QUADRO e 6º QUADRO


QUINTO QUADRO
Este quadro revela o coração limpo e santificado do pecado, salvo pela abundante graça c misericórdia de Deus. Tornou-se um verdadeiro templo de Deus, e a habitação do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme a promessa de Jesus Cristo:
Se alguém me amar, guardará a minha palavra, Meu Pai o amará, c viremos para ele, e nele faremos morada" (João 14:23).
Deus agora honra, abençoa e eleva o homem por Jesus Cristo. (Lucas 1:52.) O coração está agora transformado num verdadeiro templo de Deus.
O pecado foi lançado fora. Em lugar dos vários animais dominados por Satanás, pai da mentira, vemos o Espírito Santo, o Espírito de Verdade habitando no coração. O que era o assento abominável da carne transformou-se num pomar, ou numa árvore frutífera, que produz o fruto do Espírito, o qual se manifesta em amor, alegria, paz, humildade, tolerância, bondade, fé, mansidão, temperança c outros, os quais são agradáveis a Deus c aos homens.
Agora é uma vara que dá fruto e faz parte da Videira Verdadeira, que é nosso Senhor Jesus Cristo. E o segredo de ser assim frutífero, é estarmos em Cristo c Cristo e as suas palavras em nós. (João 15:1-10.)
Visto que. está cheio do Espírito Santo e batizado por Ele, tem poder para vencer a carne e as suas concupiscências, e crucificar o velho homem. Pelo poder do Espírito Santo é capacitado para andar no Espírito e não segundo a carne. Já não vive por aquilo que vê, que ouve ou sente, mas pela fé; porque a fé em Jesus Cristo é a vitória que vence o mundo.
Ele agora vive na esperança certa e viva da vinda em breve de nosso Senhor Jesus Cristo, e desta gloriosa esperança tira a sua força. Vive pelo amor c no amor de Deus, que habita nele para sempre.
"Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus" (Mateus 5:8).
O rei Davi, apesar de todas as suas riquezas e das suas vitórias sobre os seus inimigos, sabia que a maior batalha era a que se travava no seu coração; e, reconhecendo a sua grande e premente necessidade, fez esta oração: Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto" (Salmo 51:10).
Não há ninguém que seja capaz de purificar o seu coração., e nem de criar em si próprio um coração puro, a não ser que, arrependendo-se verdadeiramente., procure a Deus, como fez o rei Davi, pedindo-lhe que lhe conceda um novo coração.
Deus está ansioso para dar um novo rumo à sua vida. Deitar remendos nos farrapos da nossa própria justiça, por promessas e vãs penhores, nunca poderá transformar o nosso coração numa habitação digna de Deus. Porém, o Senhor está pronto a purificar o nosso coração, pois Ele prometeu, dizendo:
Dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro em vós vim espírito novo... porei dentro cm vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos c os observeis" (Ezequiel 36:25-27).
É isto que exterioriza o Novo Testamento, que Deus selou com o sangue do seu  filho Jesus Cristo.
Neste quadro notamos ainda que o anjo aparece de novo. Os anjos são designados por Deus para ministrar àqueles que hão de herdar a vida eterna, e o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem. (Salmos 34:7; 91:11; Daniel 6:22; Mateus 2:13; 13:19; 18:10; Atos 5:19; 12:7-10.)
O diabo também é visto junto ao coração, como quem espera uma oportunidade de entrar novamente na sua antiga casa. Por esta razão temos que vigiar e orar, porque "'o vosso adversário, o diabo, anda cm derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar" (l Pedro 5:8).
Por vezes ele se disfarça em anjo de luz, enganando com as concupiscências os santos descuidados. No entanto, se resistirmos ao diabo, ele fugirá de nós. (Tiago 4:5.)

                                                                    SEXTO QUADRO
Este é um quadro muito triste, porque representa o crente que deixou a vida cristã. Um olho está para se fechar, mostrando que o fervor do cristão arrefeceu em algum ponto. O outro olho está fixando descaradamente o mundo. Nele já diminuiu a luz do evangelho e diminuirá também o desejo e a prontidão de sofrer por Cristo. Está cercado de tentações, às quais ele se vai submetendo pouco a pouco. Em vez de escutar a voz de Deus, ouve as sugestões sutis e as vãs promessas do tentador. Embora ele ainda vá à igreja, já não é por amor a Deus, mas sim para fingir que ainda é religioso, escondendo, assim, que se tornou amigo do mundo.
Está duvidoso, hesitando entre dois pensamentos. Começou a namorar o mundo, enquanto que por outro lado finge amar a Deus. A estrela da consciência está quase apagada. A cruz transformou-se num peso que já não carrega alegremente. A sua fé começa a falhar e ele deixa de ter comunhão íntima com Deus. Torna-se indiferente e começa a descuidar da saúde de sua alma. Pouco a pouco ele vai dando lugar para o tentador entrar, que espera do lado de fora. Já lhe é mais agradável a companhia de alguns mundanos que a dos crentes sinceros.
O espírito do pavão, que representa a vaidade,
também procura entrar. Depois bate-lhe à porta o vício da bebedeira, forçando entrada. Se lhe for propor­cionado um dia de festa, em companhia de alguns amigos, o crente beberá alguns copos de vinho que vão prejudicar a sua vida espiritual. Pensamentos carnais e concupiscências reaparecem. Ele já gosta de ouvir anedotas imorais, de ver fotos indecorosas e de acompanhar aqueles que freqüentam lugares onde se encontram todos os vícios... Satanás diz-lhe que isto não é pecado, que não faz mal, que todos estes desejos fazem parte da natureza humana.
A culpa não é nossa quando os pensamentos maus voam sobre nós como passarinhos; no entanto, não devemos deixá-los entrar, nem fazer os seus ninhos em nosso coração. Disto só pode resultar má conduta. Se entregarmos o dedo mínimo a Satanás, dentro em breve tornará conta de toda a mão, e por fim levará a alma e o espírito ao inferno. Portanto, Deus nos avisa solenemente para fugirmos das concupiscências da mocidade e não brincarmos com o pecado, seja qual for a forma sob a qual se nos apresenta. Foge para perto de Jesus, o Vencedor.
O homem que vemos no quadro esfaqueando o coração, representa os cscarnecedores e aqueles que se opõem ao cristianismo. Com a boca cheia cie calúnias e lábios escarnecedores ferem o coração dos cristãos. O coração que hesita não pode suportar estes ataques c começa a temer os homens mais do que a Deus. Deste modo torna-se escravo dos homens e vai se afastando do Senhor.
No tempo das dificuldades e desapontamentos aparecem a ira c o mau gênio, que à força entram no coração. A serpente má da inveja segue atrás da vaidade, e o mau gênio penetra, enquanto os outros estão também se infiltrando.
É muito fácil o amor ao dinheiro entrar no coração, se deixarmos de prestar atenção aos avisos de Nosso Senhor Jesus Cristo, quando diz:
"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação" (Mateus 26:41).
"Aquele, pois, que pensa estar em pé, cuida para que não caia" (l Coríntios 10:12).
Temos que nos revestir de toda armadura de Deus, "para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo" (Efésios 6:11).


Pesquisa: Pastor Charles Maciel Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário