segunda-feira, 16 de maio de 2011

O CORAÇÃO DO HOMEM - 9º QUADRO e 10º QUADRO

NONO QUADRO
Este quadro representa um cristão que suporta as tentações c está vencendo no meio de grandes tributações. Ele fica firme mesmo quando tentado de todos os lados e resiste até o fim, sendo mais que vencedor por Jesus Cristo.
Não somente tem começado a carreira cristã, como tem perseverado, correndo com paciência, não olhando para a direita nem para a esquerda, mas antes para Jesus, autor e consumador da fé. (Hebreus 12:1-2.)
Satanás, com todos os seus exércitos, cerca o coração do crente, tentando em vão desviar o filho de Deus. O orgulho, o amor ao dinheiro, o demônio, a imoralidade e muitos outros pecados estão representados.
No lugar da onça vemos o burro, porque muitas vezes o pecado aproxima-se de uma outra forma c esconde-se sob uma máscara ou sob outro nome. Mas o cristão vigilante reconhece o pecado sob qualquer disfarce, ainda mesmo como um anjo de luz, pois a palavra de Deus e o Espírito de Verdade conduzem-no em toda a verdade.
Além dos animais vê-se um homem a dançar com um copo na mão, tentando assim o cristão com os prazeres do mundo. Não consegue, porém, qualquer efeito sobre o cristão dedicado, porquanto ele morreu com Cristo para o pecado c para o mundo.
O segundo homem está esfaqueando o cristão. Quando uma pessoa, que se diz crente, ou até mesmo um inimigo do Evangelho, fala mal dos outros, c infiel, escarnece ou ameaça os outros, tudo isso é como se fosse uma faca no coração do cristão sincero. No entanto, ele não liga para aquilo que dizem, mas sim para o que Deus diz:
“Bem-aventurados sois vós, quando vos injuria­rem c perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Regozijai-vos e alegrai --vos, porque grande é o vosso galardão nos céus" (Mateus 5:11-12).
O pecado, a nossa carne e o diabo tentam constan­temente separar o cristão do amor de Deus. Mas com grande alegria podemos dizer:
"'Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome., ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?... Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou" (Romanos 8:37).
O cristão, revestido de toda a armadura de Deus, é capaz de vencer as tentações, por Jesus Cristo, o qual venceu todas as provas e tentações, a fim de que nós pudéssemos vencer e receber uma coroa de glória.
A ESTRELA
A estrela da sua consciência está limpa e brilhante. O seu coração está cheio de fé e do Espírito Santo. O anjo de Deus, a Palavra de Deus, que está sobre ele faz-lhe lembrar as preciosas promessas dadas àquele que vence e resiste até o fim.
"Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.''
"O que vencer, de modo algum sofrerá o dano da segunda morte."
"Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito."
"Ao que vencer, e guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade."
"O que vencer será vestido de vestes brancas. De maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida, mas confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante cios seus anjos."
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, de onde jamais sairá. Escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade cio meu Deus... e também o meu novo nome."
"Ao que vencer, dar-lhe-ei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono" (Apocalipse 2:7,11,17,26; 3:5,12,21).
O SAQUINHO
O saquinho aberto com dinheiro mostra que não somente o seu coração, mas também o seu dinheiro, está consagrado a Deus. Em vez de gastar à toa o seu dinheiro, gasta-o em doações aos pobres, e dá o dízimo e ofertas para a obra de Deus. Há quem dê tudo o que possui para a glória de Deus.
O PÃOZINHO E O PEIXE
O pãozinho e o peixe significam que ele vive uma vida pura e santa. Não se contamina com bebidas fortes. Não gasta o seu dinheiro nem contamina o seu corpo (que é o santuário de Deus) mascando tabaco nem fumando; também não faz uso de drogas. Alimenta-se, sim, com comidas boas c nutritivas.
O seu corpo tornou-se uma casa de oração e assiste aos cultos com regularidade e reverência, em todo o tempo e em todas as circunstâncias. Ele gosta muito de orar, quer na igreja ou em particular, porque sabe que um cristão não pode viver sem comungar com Deus pela oração.
O LIVRO ABERTO
O livro aberto significa que a Bíblia é um livro aberto para ele, que a lê e estuda diariamente, encon­trando, dessa forma força, vida, luz e riquezas sem conta. A Bíblia tornou-se uma lâmpada para os seus pés c também uma espada com a qual vence o inimigo. É ela o pão espiritual de todos os dias para a sua alma c água para matar a sua sede. Ao mesmo tempo é a pia onde lava a alma e um espelho onde se contempla e vê como é, realmente. O cristão gosta de levar a sua cruz, porque sabe que sem ela não pode haver coroa. Como ele sabe que ressurgiu juntamente com Cristo para uma nova vida, então procura as coisas de cima, as coisas eternas, que não são visíveis.
Está preparado para encontrar-se com Deus; é semelhante a uma árvore plantada junto a ribeiros de águas, e que dá o seu fruto na estação própria; ou como um ramo de videira verdadeira que dá muito fruto. Desconhece o medo da morte., visto que, pela plenitude do Espírito Santo o perfeito amor de Deus enche e domina o seu coração.

DÉCIMO QUADRO
Jesus disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim, nunca morrerá'1 (João 11:25,26).
"'Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida" (João 5:24).
O cristão já não receia a morte nem esta o atormenta.
"Onde está, ó morte, o teu agulhão? Onde está, ó morte, a tua vitória?... Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (l Coríntios 15:54-57).
Uma pessoa que viveu e andou com Deus não tem medo da morte. Quando chegar a sua hora de partir deste mundo, ela vai de boa vontade, como diz o apóstolo Paulo:
"Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, o que é muito melhor" (Filipenses 1:23).
Um cristão verdadeiro sente-se ansioso por encontrar-se face a face com Jesus, que por ele morreu e o redimiu na cruz. O Espírito Santo traz-lhe à lembrança as palavras de Jesus:
"Não se turbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas... virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também" (João 14:1-4).
"As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam" (l Coríntios 2:9).
Não há linguagem humana que possa descrever ou explicar a glória dos lugares no céu, glória preparada para os que andam nas pisadas do Senhor Jesus Cristo aqui na terra.
Em lugar do horroroso esqueleto (a Morte) vê-se o anjo ou o mensageiro de Deus neste último quadro. Ele está à espera de poder levar o espírito do justo para junto de Deus. A alma e o espírito são desprendidos do corpo mortal que os prendera c voam para o seio daquele que serviram e amaram na terra.
As boas vindas esperam-no na presença de Deus, onde as palavras de louvor do seu Senhor e Mestre o cumprimentam:
""Bem está servo bom c fiel... Entra no gozo do teu Senhor" (Mateus 25:21).
Satanás jamais terá domínio sobre ele; porque "preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos" (Salmo 116:15).
"Então ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, descansarão dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanharão" (Apocalipse 14:13).
Caro leitor deste O Coração do Homem, que Deus o ajude a entregar o seu coração àquele que o ama e roga, dizendo:
"Dá-me, filho meu, o teu coração" (Provérbios 23:26).
Entregue a Jesus o seu coração cansado, desapontado e cheio de aflições, e Ele lhe dará um novo coração e um novo espírito. Não se deixe iludir por seu coração enganador, pronto a seguir os seus desejos. Pois todo aquele "que confia no seu próprio coração é insensato" (Provérbios 28:26).
Abandone os seus pecados e siga a justiça:
"Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 6:23).
E se já entregou a sua vida a Deus, imite a forma de palavras sãs na fé e caridade que há em Cristo Jesus, da mesma forma que Paulo:
"Porque sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia" (2 Timóteo 1:2),
"Mas vós, amados, edificando-vos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna" (Judas 20,21).
Guarde-se no amor de Deus, vendo em Jesus o Caminho, a Verdade e a Vida, e que em breve voltará para buscar os seus escolhidos.
"Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos jubilosos e imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, agora e para todo o sempre. Amém" (Judas 24,25).
Com Jesus há não é pecado, que não faz mal, que todos estes desejos fazem parte da natureza humana.
A culpa não é nossa quando os pensamentos maus voam sobre nós como passarinhos; no entanto, não devemos deixá-los entrar, nem fazer os seus ninhos em nosso coração. Disto só pode resultar má conduta. Se entregarmos o dedo mínimo a Satanás, dentro em breve tornará conta de toda a mão, e por fim levará a alma e o espírito ao inferno. Portanto, Deus nos avisa solenemente para fugirmos das concupiscências da mocidade e não brincarmos com o pecado, seja qual for a forma sob a qual se nos apresenta. Foge para perto de Jesus, o Vencedor.
O homem que vemos no quadro esfaqueando o coração, representa os cscarnecedores e aqueles que se opõem ao cristianismo. Com a boca cheia cie calúnias e lábios escarnecedores ferem o coração dos cristãos. O coração que hesita não pode suportar estes ataques c começa a temer os homens mais do que a Deus. Deste modo torna-se escravo dos homens e vai se afastando do Senhor.
No tempo das dificuldades e desapontamentos aparecem a ira c o mau gênio, que à força entram no coração. A serpente má da inveja segue atrás da vaidade, e o mau gênio penetra, enquanto os outros estão também se infiltrando.
É muito fácil o amor ao dinheiro entrar no coração, se deixarmos de prestar atenção aos avisos de Nosso Senhor Jesus Cristo, quando diz:
"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação" (Mateus 26:41).
"Aquele, pois, que pensa estar em pé, cuida para que não caia" (l Coríntios 10:12).
Temos que nos revestir de toda armadura de Deus, "para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo" (Efésios 6:11).
Com Jesus há morada feliz, Prometida e segura nos céus;
Avistamos o santo país Pela fé na Palavra de Deus.
No celeste porvir! Com Jesus no celeste porvir.
No descanso perfeito, eternal, Desfrutando o labor que passou,
Cantaremos em tom triunfal Os louvores de quem nos amou


Pesquisa: Pastor Charles Maciel Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário