segunda-feira, 16 de maio de 2011

O CORAÇÃO DO HOMEM - 3º QUADRO e 4º QUADRO



TERCEIRO QUADRO
Este quadro mostra-nos o estado da alma de um pecador verdadeiramente arrependido. Ele vê agora como são grandes e horríveis os seus pecados, pelos quais Jesus morreu na cruz.
Enquanto olha para a cruz, que o anjo, representando a Palavra de Deus, segura na mão, ele sente-se tocado no seu coração já contrito e comovido pelo arrependimento e tristeza por causa dos seus muitos pecados. O grande amor de Deus manifestado em Cristo comove o seu coração, especialmente quando se recorda que Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio para receber em si o castigo dos nossos pecados, e que Ele morreu ocupando o nosso lugar.
O fato de Jesus Cristo ter sido açoitado, coroado de espinhos e pregado pelas mãos c pés, morrendo assim pelos nossos pecados, impressiona bastante o pecador arrependido, que modifica por completo o seu coração e vida.
Enquanto lê a Palavra de Deus, ele vê a si próprio, como se fosse num espelho, e vê quão longe se afastou de Deus e transgrediu a sua Lei. Comovido, sente uma tristeza pura e profunda; e, contrito, o pecador abre o seu coração a Deus com lágrimas e pranto. Jesus está aproximando-se. O amor e a paz de Deus entram no seu coração, quando começa a entender que "o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (l João 1:7).
"Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado" (Salmo 34:18).
Mais urna vez a Palavra de Deus declara:
"E para este que olharei: para o humilde e contrito de espírito, e que treme da minha palavra" (Isaías 66:2).
O Espírito Santo segreda-lhe as palavras de Jesus: "Filho, tem bom ânimo, teus pecados te são perdoados." Enquanto permanece olhando para a Cruz e para o sangue de Jesus que sobre ela foi derramado, crendo que foi por ele que Cristo morreu, começa a sentir que lhe foi tirado o peso do pecado. Pois Jesus na verdade, "tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si... Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades... e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos" (Isaías 53:4,5,6).
A luz do Espírito Santo enche agora o seu coração, antes escuro c sujo, mas, agora limpo e alvo como a neve, pelo sangue de Jesus. (Isaías 1:18.) C.) Espírito Santo testifica com o seu espírito que foi perdoado, e pela graça tornou-se um filho de Deus. (l Coríntios 6:10-11). Porque cm Jesus, "temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça" (Efésios 1:7).
Os desejos pecaminosos já cederam lugar a uma vontade profunda de viver para Deus e servir a quem primeiramente nos amou. Em vez de amar o mundo e as coisas que são do mundo, agora ama a Deus e as coisas de Deus.
Neste quadro, portanto, vemos que os animais, que representam o pecado, já estão fora do seu coração bem como Satanás, embora ele vá de ma vontade, olhando para trás e pensando na melhor maneira de tornar a entrar novamente. E por esta razão que Jesus nos avisa para vigiar e orar, a fim de resistir ao diabo.


QUARTO QUADRO

Este quadro mostra um cristão que achou perfeita paz e redenção pelo sacrifício de Cristo, e que portanto não se vangloria, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo., pela qual o mundo está crucificado para ele e ele para o mundo. (Galatas 6:14.)
"Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; pelas suas feridas fostes sarados" (l Pedro 2:24). Assim, o cristão foi também crucificado para o mundo. Somos instados a andar no Espírito e a não seguir as concupiscências da carne. (Galatas 5:16-25.)
Neste quadro do coração vê-se representada a coluna à qual nosso Senhor Jesus Cristo foi preso depois que os seus inimigos lhe tiraram as vestes.
São visíveis, também, os chicotes com os quais o açoitaram cruelmente, pois o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele. Jesus foi ferido pelos nossos pecados.
Herodes e o seu povo zombaram dele c, tendo-o açoitado, vestiram-no uma túnica escarlate. Fizeram uma coroa de espinhos em vez de uma coroa de ouro. Colocaram na mão direita dele uma cana, em vez de um cetro de rei, e curvaram-se perante Ele em ar de zombaria, dizendo: "Viva o Rei dos Judeus!" Cuspiram nele e. tirando a cana de sua mão, bateram com ela na cabeça do Senhor, Depois de escarnecerem dele tão vergonhosa e cruelmente, levaram-no para ser crucificado.
Há muitos que se dizem cristãos, que oram nas igrejas, que tomam parte na Ceia do Senhor, que cantam os hinos de Deus e que, no entanto, pelas suas ações más, crucificam a Jesus constantemente.
“Nem todo o que me diz Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus'" (Mateus 7:21).
Neste quadro encontramos o saco de dinheiro, que pertencia a Judas Iscariotes, que traiu a Jesus c o vendeu por trinta moedas de prata. Tudo por que o amor ao dinheiro perverteu o seu coração e cegou a sua mente. A lanterna, correntes etc., foram usadas pelos soldados quando lançaram sortes sobre as vestes do Senhor., cumprindo-se assim a profecia da Palavra de Deus:
"Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha túnica" (Salmo 22:18).
Tiraram-lhe tudo o que tinha e rejeitaram a sua própria pessoa, dizendo:
Não queremos que este reine sobre nós.''1
A humanidade, regra gerai, está ansiosa por receber todas as bênçãos de Deus; tanto a chuva como o sol; porém, não quer submeter-se ao governo de Deus.
Para muitos, Deus serve apenas de refúgio nos tempos de tributação e desespero.
"Contudo, um dos soldados trespassou-lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água" (João 19:34). Antes do galo cantar, Pedro tinha negado a Jesus três vezes perante -a criada, porém, mais tarde arrependeu-se, chorando lágrimas amargas.
Você está ao lado de Jesus por palavras e atos? Jesus disse:
"Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai que está nos céus. Mas todo aquele que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai que está nos céus'" (Mateus 10:32-33).
Jesus também disse:
"E quem não toma a sua cruz, e não vem após mim, não é digno de mim" (Mateus 10:38).
Benditos são aqueles que se firmam na Rocha, que é Jesus Cristo!
Rocha eterna,., meu Jesus, Que por mim na amarga cruz foi ferido em meu lugar Morto para, me salvar., Nele quero me esconder, Pois me poderá valer!

Pesquisa: Pastor Charles Maciel Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário