segunda-feira, 16 de maio de 2011

O CORAÇÃO DO HOMEM - 1º QUADRO

       O Coração do Homem

O templo de Deus ou a oficina de Satanás l João 3:4-20

Dedicados à Excelência
Este não é um novo livro. Apareceu pela primeira vez. na França, há mais de duzentos anos, c trouxe, desde então, grandes bênçãos a milhares de almas. Ele tem servido de espelho espiritual, onde as pessoas têm visto a sua própria condição, tal qual Deus as vê. Muitos, dos que viram os seus corações pecaminosos revelados através destas páginas, arrependeram-se e alcançaram um novo coração e um novo espírito.

Enquanto estiver lendo este livro, guarde, por favor, em seu pensamento, que ele c um espelho no qual você pode se contemplai1. Quer vote seja cristão ou pagão, crente ou incrédulo, encontrará nele a sua imagem tal como Deus a contempla. Pois Eli- olha para o coração do homem.
Satanás é o pai da mentira, o príncipe das trevas c o deus deste século. Ele é capaz, de transformar-se em um anjo de luz. No entanto, ele não é mais um anjo de luz, como mui tos supõem; essas pessoas até se ofendem quando Satanás é representado tal como ele é.
Assim como nos tempos antigos existiram muitos falsos profetas, há hoje obreiros mentirosos que se transformam em apóstolos de Cristo. Não é, pois, para admirar que o próprio Satanás se transforme num anjo de luz. (2 Coríntios 11:13,14). Satanás cega o enten­dimento dos homens para que não possam ver o amor de Deus, a glória c majestade de Jeová, nem o seu Redentor Jesus Cristo (2 Coríntios 4:4).
O povo, cego pelo deus deste século, não pode ver que está caminhando apressadamente para a eterna destruição, para o inferno que arde com fogo e enxofre. Estão mortos para Deus c são governados pelo deus deste século (Efésios 2:2).
“Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo" (l João 3:8).
Portanto., "sujeitai-vos, pois, a Deus. Resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós" (Tiago 4:7-8).
Ao ler o livro e examinar os seus quadros você poderá olhar para dentro do seu coração. Permita que o seu coração seja examinado e verá qual c a sua condição. Se achar que ele é mau e pecaminoso, não negue esse fato, nem tão pouco tente escondê-lo, mas antes confesse o seu pecado.
"Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós" (l João 1:8-10).
Humilhe-se debaixo da potente mão de Deus, para que Ele possa perdoar os seus pecados e limpá-lo no precioso sangue de Jesus Cristo.
Você c governado por Deus ou por Satanás. Você é escravo do pecado ou servo de Deus. Se o pecado reinar em sua vida não procure negar esse fato. Antes clame a Deus, que o livrará por Jesus Cristo, pois Ele veio a este mundo a fim de salvar os pecadores, abrir os olhos aos cegos e tirar-nos das trevas, bem como tirar as trevas de dentro de nós. Ele veio para nos trazer a sua maravilhosa luz. Jesus veio para nos livrar do poder do pecado e de Satanás. Por Ele temos a redenção dos nossos pecados. Você agora está diante do Deus santo, que vê e conhece todos os seus segredos e atos ocultos, assim como todos os seus pensamentos. Você não pode esconder de Deus os seus atos nem a si mesmo.
"Aquele que fez o ouvido, não ouvirá? E o que formou o olho, não verá?" (Salmo 94:9).
"Os seus olhos estão sobre os caminhos dos homens; Ele vê todos os seus passos. Não há trevas nem sombra de morte, onde se escondam os que praticam a iniqüidade" (Jó 34:21-22).
Pois os olhos do Senhor passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com Ele" (2 Crônicas 16:9).
"Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui pecado, e em cujo espírito não há engano" (Salmo 32:1-5).
Jesus ainda hoje está chamando: "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei" (Mateus 11:28).



PRIMEIRO QUADRO

Neste quadro, abaixo da cabeça, vê-se o coração humano; moram nele diversos animais, que nos falam das várias qualidades de pecado no coração do homem, pois o coração é a habitação dos nossos pecados. Deus nos diz, pela boca do profeta Jeremias: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e incorrigível. Quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9). Jesus mesmo confirma isto, dizendo: "Pois do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro, e contaminam o homem" (Marcos 7:21-23).
O PAVÃO
Enquanto a beleza do pavão é apreciada por todos, no coração do homem ele representa o pecado de orgulho. Lúcifer, o querubim ungido uma vez, portador da luz de Deus, um anjo de Deus, caiu por causa do orgulho e tornou-se inimigo de Deus - Satanás, - (Isaías 14:8-17; Ezequiel 28:12-17).
O orgulho vem do próprio abismo e revela-se de muitas maneiras. Alguns se orgulham das suas riquezas, da sua educação superior e por se vestir conforme a moda — embora por vezes sem pudor nem vergonha. Outros orgulham-se de seus antepassados, da sua nacionalidade, da sua cultura, do esporte, etc., esquecendo - se de que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (l Pedro 5:5.
“A soberba precede a ruína” (Provérbios 16:18),
O BODE
Um animal fedorento e dissoluto, que exprime concupiscência carnal, imoralidade, formicação, adultério. Estes pecados tomaram tal incremento nos últimos dias, nestes chamados "tempos modernos", que somos obrigados a admitir a verdade das palavras de Jesus, quando profetizou há quase dois mil anos, dizendo que os últimos dias seriam como os dias de Sodoma e Gomorra.
Este espírito moderno não somente tem agarrado homens c mulheres incrédulos, mas tem penetrado até nos lares de pessoas religiosas e nas escolas. Esta semente corrupta é semeada sem vergonha e com maneiras sutis e diabólicas nos corações humanos por intermédio do cinema, do teatro, da literatura imunda, da televisão e de tantos outros meios, de maneira que o que Deus chama pecado, chama-se hoje moralidade moderna.
Milhões de jovens formam a sua concepção da vicia ideal por aquilo que vêem no cinema e lêem nos romances, para depois se encontrarem em dificuldades, vergonha, remorso. Atores e atrizes imorais são os heróis e heroínas desta atual geração. Os salões de bailes também são muitas vezes lugares que geram imoralidades. Heróis de Deus como José (Gênesis 39) e outros, já não são exemplos a ser seguidos.
Deus avisa-nos que não devemos brincar com a fornicação, mas antes fugir dela.
"Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete, é fora do corpo, mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente cie Deus? Não sois de vós mesmos?" (l Coríntios 6:18-19).
"'Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado" (l Coríntios 3:17).
O PORCO
O porco fala-nos do pecado da bebedeira e glutonaria. E um animal imundo, que devora tudo o que encontra, quer seja limpo ou sujo; e do mesmo modo o coração pecaminoso devora toda a sugestão imunda, tais como expressões feias, quadros imorais, ou literatura imoral.
O corpo que foi criado para ser o santuário do Deus vivo, c profanado por comida imunda e hábitos pecaminosos, tal como fumar, mascar tabaco, ou o uso de ópio ou outros narcóticos. O hábito de fumar tem se arraigado nos homens e nas mulheres como nunca. Só o poder de Deus pode libertar tais vítimas do tabaco e escravos de Satanás.
Enquanto muitos religiosos não se atrevem a fumar nas igrejas, não têm contudo escrúpulos de estragar, com a erva daninha do tabaco, aquilo que na verdade é o santuário de Deus - o nosso corpo. Quanto a isso, Paulo escreveu:
"Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado" (l Coríntios 3:17)
O comilão é também abominável aos olhos do Senhor. Comemos para viver, e não vivemos para comer. A fome satisfaz-se por comer boa comida, mas a concupiscência diz: "mais, mais, mais." A concupiscência nunca se satisfaz. Segundo a Lei do Antigo Testamento, o comilão e o beberrão deviam ser apedrejados (Deuteronômio 21:18-21).
"Pois o beberrão e o comilão cairão em pobreza, e a sonolência cobrirá de trapos o homem" (Provérbios 23:11).
"Mas o companheiro dos comilões envergonha a seu pai" (Provérbios 28:7).
Lembremo-nos do rico que era comilão c beber­rão, e que ao morrer levantou os olhos no inferno, onde se encontrava em tormentos indescritíveis. O prejuízo que as bebidas alcoólicas provocam não precisa ser explicado, tão conhecidos são os seus efeitos!
Deus diz claramente na sua Palavra que nenhum beberrão herdará o reino dos céus. Tanto aquele que produz quanto o que vende bebidas fortes é culpado perante Deus, pois o Senhor diz:
"Ai dos que são poderosos para beber vinho, e valentes para misturar bebida forte" (Isaías 5:22).
"Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro, que lhe chega o seu odre, e o embebecia, para ver a sua nudez" (Habacuque 2:15).
"Harpas e liras, tamborins e flautas, e vinho há nos seus banquetes, mas não olham para a obra do Senhor, nem consideram a obra das suas mãos" (Isaías 5:12).
""Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem impuros, nem idolatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus" (l Coríntios 6:9-10).
"As obras da carne são bem conhecidas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, pelejas, dissensões, facções, invejas, bebedices, orgias, e. coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos preveni, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus'' (Gaiatas 5:19-21).
E não vos embriagueis com vinho, em que há devassidão, mas enchei-vos do Espírito" (Efésios 5:18).
Jesus oferece o seguinte convite aos que têm sede:
Se alguém tem sede, venha a mim e beba" (João 7:37-38).
"Vós todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço vinho e leite" (Isaías 55:1).
“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Deveras, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna" (João 4:14),
A TARTARUGA
A tartaruga fala-nos de preguiça e feitiçaria.
“O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam-se a trabalhar" (Provérbios 21:25-26).
Josué tinha que dizer ao povo de Israel: "Não sejais preguiçosos de possuir a terra." A natureza humana é muito preguiçosa e ociosa para adquirir as coisas de Deus. Jesus disse:
'"Esforçai-vos por entrar pela porta estreita" (Lucas 13:24).
Diz também que quem procura encontra: ''Desde os dias de João Batista até agora, faz-se violência ao reino dos céus, e pela força apoderam-se dele" (Mateus 11:12).
Ser preguiçoso acerca da salvação c do bem-estar espiritual das nossas almas conduz-nos à perdição. Impede-nos de orar, de penetrar as profundezas de Deus, de tomar posse das ricas promessas do Senhor, e conduz --nos à destruição.
Quando Deus fala, encorajando-o a entregar-lhe hoje o seu coração, Satanás diz que você só deve fazer amanha ou em outra ocasião mais oportuna, que infelizmente nunca chega; e você morrerá sem a salvação e sem Cristo. Deus diz:
"Hoje se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como no ciia da tentação no deserto" (Hebreus 3:7-8).
Quantos têm perecido por adiar a salvação para um dia mais oportuno, que nunca chega! O dia de amanha não nos pertence.
A concha da tartaruga é muitas vezes usada pelos indígenas da África do Sul para a prática dos seus feitiços. Ela é sinônimo do pecado de confiança no poder do feitiço e na leitura da sorte, em vez da confiança no Deus vivo.
Especialmente nos tempos de tribulação e doença, adversidade e morte, somos convidados a clamar ao Deus vivo, que está pronto a nos ajudar, em vez de confiarmos na boa ou má sorte.
"Os passos do homem bom são confirmados pelo Senhor" (Salmo 37:23).
"Não levanteis a vossa fronte altiva, nem faleis com cerviz dura; porque nem do oriente, nem do ocidente, nem do deserto vem a exaltação. Mas Deus é o juiz; a um abate, e a outro exalta" (Salmo 75:5-7).
Deus deu mandamento ao povo de Israel, dizendo:
"Não haja no teu meio quem faça passar pelo fogo o filho ou a filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos. O Senhor abomina todo aquele que faz essas coisas" (Deuteronômio 18:10-12).
"Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idolatras, e todo aquele que ama e pratica a mentira'' (Apocalipse 22:15).
"Não vos voltareis para os médiuns, nem para os feiticeiros, a fim de vos contaminardes com eles. Eu sou o Senhor vosso Deus" (Levítico 19:31).
"Quando vos disserem: Consultai os médiuns e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram entre dentes, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? Acaso a favor dos vivos se consultarão os mortos? À Lei e ao Testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva" (Isaías 8:19-20).
Enquanto você está lendo este livro Deus está falando contigo, chamando-o ao arrependimento dos seus pecados e a uma entrega da sua vida a Ele. Mas o espírito da tartaruga, que está em você, sugere o adiamento da sua decisão para qualquer outro dia. Ele tenta encher o seu coração de medo e perguntas como estas: “Que dirão os meus amigos e o mundo, se eu me converter a Cristo? Como hei de passar o tempo se não posso dançar, nem ir aos cinemas nem a outros passatempos do mundo?"
Em vez de olhar para as riquezas incompreensíveis de Cristo, para a sua maravilhosa paz, sua alegria inexprimível, sua glória e vida imortal cheia de felicidade, começa a ver as coisas que tem de deixar ou perder, quando permitir que Cristo entre no seu coração. Ao mesmo tempo o medo do próximo e da morte o guarda na escravidão do diabo. Mas Cristo veio para libertar todos aqueles que pelo medo da morte têm sido escravos durante toda a vida. (Hebreus 2:14-15.)
O espírito da procrastinação endurece o seu coração até ficar tão duro como a concha da tartaruga.
 A ONÇA
E um animal cruel e feroz. O ódio, a ira e o mau gênio governam muitas vezes o coração do homem, até conduzi-lo ao assassínio. Você poderá tentar conseguir dominar o mau gênio, mas por fim ele explodirá com todo o seu furor. Melhor é confessar que isto está no seu coração e pedir a Jesus que o livre dele.
“Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes para fazer o mal" (Salmo 37:8).
"Cruel é o furor e impetuosa a ira, mas quem pode parar na presença da inveja?" (Provérbios 27:4).
Afasta, pois, a ira do teu coração" (Eclesiastes 11:10).
''Agora, porém, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicencia, das palavras torpes da vossa boca" (Colossenses 3:8).
Muitos tentam acalmar a sua ira bebendo ou vingando-se, mas o seu vinho é ardente veneno de dragões, e peçonha cruel de víboras" (Deuteronômio 32:33).
A vingança é doce ao coração pecaminoso, mas ela pertence somente a Deus. Jesus disse: 'Amai os vossos inimigos."" Deus prometeu perdoar os nossos pecados se perdoarmos àqueles que pecam contra nós. Um espírito de rancor é também uma abominação perante Deus. O desejo mau de derramar sangue e guerra está latente no coração humano; e, portanto, a paz verdadeira tem que ser estabelecida no coração do homem.
A SERPENTE
A serpente enganou a Eva no Jardim do Éden e destruiu a doce comunhão e harmonia entre Deus e o homem. Satanás, o anjo caído, teve inveja de Adão e Eva quando os viu reinar sobre o mundo e em união perfeita com Deus, ocupando o seu lugar.
Impelido pela inveja, Satanás planejou destruir esta maravilhosa harmonia e comunhão entre o ser humano e o Senhor, e conseguiu. Através deste mesmo ciúme diabólico e da inveja no coração humano, muitos têm destruído a felicidade do coração de outras pessoas, ao vê-las felizes e vivendo confortável mente.
"E duro como a sepultura o ciúme" (Cantares 8:6).
Ele coloca no coração humano o desejo de destruir a felicidade dos outros, e este desejo por vezes pode levar até ao assassínio. Isto acontece especialmente entre os cônjuges. Nos negócios, e outras esferas da vida, causa miséria e ira sem fim. Até os obreiros cristãos, pregadores e ministros, não estão isentos dos ataques do ciúme c devem viver constantemente alertas e ter os corações cheios do Espírito Santo. De outra forma, o pensamento de que Deus está a servir-se de um outro servo mais do que deles, estragará o seu ministério c encerrará sua utilidade para o Senhor.
A RÃ
A rã fala-nos do pecado da avareza e do amor ao dinheiro, que é a raiz de todos os males, (l Timóteo 6:10.)
Há uma espécie de rã no Congo, que come formigas às centenas, até que se arrebentam c morrem. Uma pessoa avarenta não gosta de abrir sua mão para ajudar os pobres e necessitados; antes tenta, por meios lícitos ou ilícitos, juntar e ganhar as riquezas deste mundo, que nos corrompem facilmente. Jesus mesmo disse:
"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem destroem e onde os ladrões não arrom­bam nem roubam. Pois onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração" (Mateus 6:19-21).
Acã e sua casa pereceram porque e!e amou o ouro, a prata, as pedras preciosas, e vestidos (Josué 7). Judas Iscariotes, o discípulo de Jesus, enforcou-se porque o amor ao dinheiro fez com que traísse o seu Mestre e Senhor. Não é o dinheiro que c mau, mas sim o amor ao dinheiro que se esconde no coração humano.
Milhares de homens e mulheres de todas as classes e raças estão destruindo as suas vidas e a de seus familiares pelo mau desejo de conseguir repentinamente grandes fortunas, talvez na loteria, nas corridas de cavalos, nas apostas de futebol etc.
O desejo de ser rico sem trabalhar conduz ao roubo e ao crime e, por vezes, ao homicídio. O amor ao dinheiro e a avareza têm muitos amigos, tais como: o amor à fama e ao poder, seja poder político para governar outros ou poder financeiro a fim de oprimir os pobres; seja poder religioso, que pretende ser mais zeloso por uma organização eclesiástica do que propriamente por Deus, condenando qualquer cristão que ousa seguir a Cristo sem se conformar a uma igreja em particular. (Marcos 9:38). Jesus disse:
uAcautelai-vos e guardai-vos da avareza; a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possuí" (Lucas 12:15). A história do rico insensato conta-se assim:
O campo de um homem rico produziu com abundância. Então ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma. Então o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus" (Lucas 12:16-21).
'"Que aproveitaria ao homem ganhar o mundo todo, e perder a sua alma?" (Marcos 8:36).
"Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis... Buscai antes o reino de Deus, c todas estas coisas vos serão acrescentadas... Pois onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração" (Lucas 12:22-34). Satanás, pai de todos os que praticam a mentira, é o instigador do pecado e é quem reina no coração do pecador. Jesus disse:
“Vós pertenceis ao vosso pai, o diabo, e quereis executar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio, c não se firmou na verdade, pois não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, pois é mentiroso e pai da mentira" (João 8:44).
Uma pequena mentira é para Deus tão negra quanto uma grande. Há mentiras faladas, escritas c praticadas. Um hipócrita é um mentiroso, porque pretende ser o que, na realidade, não é. Deus não pode mentir - nem deve o cristão mentir (Tito 1:2).
Se dissermos que temos comunhão com Ele, e andarmos nas trevas, mentimos, c não praticamos a verdade" (l João 1:6).
"Ficarão de fora os cães, e os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idolatras, e todo aquele que ama e pratica a mentira (Apocalipse 22:15).
"Há seis coisas que o Senhor odeia... testemunha falsa que profere mentiras'' (Provérbios 6:16-19).
A ESTRELA
A estrela fala da consciência, que se encontra em todo o ser humano. Aqui apresenta-se negra, profana c má, e provavelmente morta pelo contínuo pecado e pela obstinação. E uma consciência tão cega e pervertida, que nem pode julgar as suas próprias ações. Ela está por vezes quieta ou atribulada. Acusa quando devia desculpar e desculpa quando devia acusar. Por vezes pode estar endurecida e ter perdido já toda a sensibilidade por ser apóstata, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, (l Timóteo4:l-7; Hebreus 10:22).
O OLHO DE DEUS
O olho de Deus vê tudo o que se passa no coração. Nada se pode esconder do seu olhar penetrante e, portanto, Ele conhece e vê todos os pensamentos escondidos e as intenções do coração. O olho, nestes quadros, também corresponde à expressão do rosto do homem.
CHAMAS DE FOGO
As pequenas chamas de fogo cm volta do coração representam o amor de Deus em torno do coração pecaminoso. Enquanto Deus odeia o pecado, Ele ama o pecador e não deseja a sua morte, mas que se arrependa.
As chamas também falam do sangue de Jesus Cristo "o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo."
O ANJO
O anjo representa a Palavra de Deus. Deus quer falar ao homem ou à mulher enganados e cheios de pecado, a fim de que se arrependam e deixem entrar a luz e o amor de Deus no seu coração.
A POMBA
A pomba é o emblema do Espírito Santo, o Espírito da Verdade, que convence do pecado, da justiça e do juízo. O Espírito Santo, neste caso, está fora do coração humano. Ele não pode permanecer onde reina o pecado.
No caso deste quadro representar a condição do coração do leitor, clame ao Senhor, abra-lhe o coração e deixe entrar a luz da sua Palavra: "Crede no Senhor Jesus Cristo e sereis salvos.'" Deus está ansioso para salvá-lo, e promete transformar o seu coração e dar a você um coração novo e um espírito novo. Isto está representado no segundo quadro.


Pesquisa: Pastor Charles Maciel Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário