terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Texto de 3 mil anos achado em Jerusalém pode confirmar reinados bíblicos

Foto meramente ilustrativa

De acordo com a narrativa da Bíblia, Davi e Salomão reinaram justamente no período em que os novos artefatos teriam sido construídos

Fragmentos de seis jarros de barro retirados do sítio arqueológico de Ophel, em Jerusalém, podem contribuir com os estudos sobre a historicidade de figuras bíblicas como Davi e Salomão. A descoberta foi aceita para publicação no Israel Exploration Journal.

O professor Eilat Mazar, junto a seus colegas da Universidade Hebraica de Jerusalém, estima que um dos artefatos data do século 10 a.C. Esse objeto contém uma inscrição em língua cananita.

O achado precederia em 250 anos a inscrição hebraica mais antiga encontrada em Jerusalém, originária do período do rei Ezequias, a fins do século 8 a.C.

Cada letra mede cerca de 2,5 cm de altura, e formam uma combinação desconhecida no léxico semítico, segundo os pesquisadores. Isso reforça a conclusão de que os objetos precedem o domínio israelita na região, com a prevalência do hebraico.

E onde entram Davi e Salomão na história? É que, de acordo com a narrativa da Bíblia, Davi e Salomão reinaram justamente no período em que esses novos artefatos teriam sido construídos.

Mas não há indícios históricos favorecendo essa narrativa, e é aí que entram os fragmentos: caso as inscrições venham a ser reconhecidas como pertencentes à tradição hebraica, haveria um indicativo de que os israelitas chegaram a Jerusalém mais cedo do que os historiadores vinham calculando - e, possivelmente, de que os reinados de Davi e Salomão de fato existiram.

À emissora de TV americana Fox News, o professor Gershon Galil afirmou que apenas o fato de descobrir escrita daquela época pode fortalecer a tese de que livros como o de Samuel e o de Juízes, ambos do Antigo Testamento, foram escritos naquele mesmo período.

ZERO HORA

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário