sábado, 11 de janeiro de 2014

Religião e tecnologia da informação


Percebe-se que as tecnologias da informação estão presentes no dia a dia do ser humano. Esse, muitas das vezes, sente-se protegido, ora ameaçado, pois as tecnologias têm o seu lado positivo, assim como os elementos negativos. As tecnologias da informação ajudam na auto-definição de valores que norteiam e regem a sociedade, bem como: a vivência da própria religião, mas também contribuem, sobretudo, para aqueles que não têm uma sólida formação à perda de poucos valores que carregam consigo mesmo.

Verifica-se que as tecnologias da informação, por um lado fazem com que as pessoas de modo geral, vivam a dimensão do coletivo, as informações, as mudanças ocorridas em tempo real. As tecnologias estão respaldadas em valores éticos, algumas voltadas para a realidade familiar. No tocante a dimensão religiosa, nota-se fortes influências no quotidiano dos homens, a isso se justifica devido a ideologias construídas em torno das questões que perpassam o ser humano, o qual é pego de surpresa.

Os shows da vida são apresentados como que mágicas, como nos fala a psicóloga Maria Regina: “Ninguém entende nada, ninguém sabe ao certo o que esta acontecendo...”. As imagens exibidas por meio da TV são muito bem preparadas, levam o telespectador a fazer escolhas alguns momentos sem o uso da razão, age sentimentalmente para responder as questões existências. Dessa forma pode ser a tecnologia da informação uma armadilha, uma espada afiada em ambos os lados.

É perceptível que as tecnologias cujo objetivo é interagir nas diferentes formas de relações estabelecidas no meio social, sejam elas concernentes a política, a religião, a cultura, a economia etc.

Diante disso observa-se que as tecnologias da informação têm suas contribuições para o crescimento da pessoa, mas coloca o ser humano em constantes dúvidas, questionamento sobre a própria conduta de vida em uma sociedade que está em processo contínuo de evolução.


Seminarista da Diocese de Santarém-Pará. 
Estudante de Teologia
Formação em Filosofia e Ciências da Religião.
E-mail: alvess07@yahoo.com.br

Fonte:  http://catequisar.com.br/texto/colunas/alcides/12.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário