domingo, 19 de janeiro de 2014

Relações Humanas


Conceito Básico

A conceituação original de Relações Humanas origina-se dos anglo-saxões, que foram os primeiros a usar a expressão em que "RELAÇÕES" corresponde à idéia de "Estabelecimento ou manutenção de contatos" e ''Humanas" se aplica a''tudo o que se refira ao homem, como ser humano".

"Relações Humanas" "significa uma orientação geral no modo de realizar relações, de qualquer espécie, com pessoas; orientação esta baseada no princípio de que reconhecemos estar lidando com seres humanos possuidores de personalidade própria, que devemos respeitar" (Anibal Bomfim - "Arquivos Brasileiros de Psicotécnica", n9 4, dezembro de 1953).

Segundo esse autor, não poderia existir um "serviço de Relações Humanas", mas deve haver uma' 'orientação'', geral em todos os "serviços", no sentido de melhorar as condições em que se processam os contatos entre chefes e subordinados e mesmo entre companheiros de trabalho no mesmo nível hierárquico; esta "orientação" é a das "Relações Humanas".

"Relações Humanas" "é a arte de se obter e conservar a cooperação e confiança dos membros do grupo, dos indivíduos entre si, de grupos distintos, do dirigente com o grupo e dos dirigidos com esse" (Pierre Neil).

"Relações Humanas" "é a ciência do comportamento humano, no seu relacionamento intra e interpessoal" (Agostinho Minicucci).
As Relações Humanas têm sido compreendidas como Comunicação Interpessoal e Intrapessoal.

Fonte:  Relações Públicas Para Líderes Cristãos - Wagner Gaby - CPAD

Um comentário:

  1. "Relações humanas tem sempre que ser pautada em respeito. Respeito acima de tudo. Não só o respeito do falar, das palavras, mas o respeito nas atitudes do dia a dia mesmo".

    J.Z. MAGAZINE
    www.jzmagazine.com.br

    ResponderExcluir