sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Como o mundo islâmico quer que as mulheres se vistam?


Levantamento constatou que somente no Líbano uma mulher sem véu é bem vista; apenas 38% acha que ela pode escolher como se vestir

Essas perguntas foram feitas recentemente por pesquisadores da Universidade de Michigan em sete países árabes. O resultado foi divulgado pelo instituto Pew Research.

Em média, 62% dos entrevistados acham que uma mulher não pode escolher o que vestir. No Egito é onde mais se pensa assim: 86%. 

A Tunísia é o país mais liberal nesse sentido, onde 56% defende o direito de escolha da mulher.

O que é mais adequado?

Na pergunta “Que estilo de roupa é apropriado para mulheres em público?”, os entrevistados receberam um cartão com seis imagens (o infográfico, do Pew Research, você vê abaixo) de estilos diferentes.

Eles deveriam apontar o que achavam o mais adequado. Não havia legendas nas fotos, indicando como se chamava cada tipo de roupa.

A Arábia Saudita é o país mais conservador, onde 63% preferem a niqab (mulher 2), que cobre todo o rosto, deixando apenas os olhos de fora.

Lá, é alta também a preferência pela burqa (mulher 1), que tampa completamente o rosto e cabeça da mulher. Elas enxergam por uma espécie de rede.

Já no Líbano, quase metade acha adequado uma mulher andar sem véu, com o cabelo solto (mulher 6). Essa porcentagem é alta, também, na Turquia.

Leis

O Alcorão, o livro sagrado do islamismo, não fala objetivamente sobre como as mulheres devem se vestir ou não.

Ele diz que elas devem se vestir de maneira “modesta e decente”. Fala, também, em cobrir corpo e cabeça durante as orações e quando estiverem em meio a homens que não são seus parentes.

O texto, assim, deixa margem para interpretação sobre o quanto e como rosto e corpo devem ser cobertos.

Em países como Afeganistão e Arábia Saudita, a interpretação é extrema e muitas mulheres usam a burqa, que cobre totalmente o corpo. É a exigência de muitos grupos extremistas que dominam diversas regiões, como o Taleban. 


Já em países como Egito e Líbano, mais influenciados pela cultura ocidental, mostrar o rosto ou um pouco do cabelo já é mais aceito.



Fonte:  http://exame.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário