domingo, 22 de dezembro de 2013

Sansão - Juízes - Capítulos 14 a 16


Juízes capítulos 14 a 16

Sansão fora preparado por Deus para a missão de começar a livrar Israel do jugo dos filisteus: seu nascimento foi especial, de uma mulher estéril, foi nazireu desde o berço, cresceu sob a bênção do SENHOR, e o Espírito do SENHOR veio sobre ele para executar proezas físicas extraordinárias em prejuízo dos filisteus. No entanto, do ponto de vista moral e espiritual, ele deixava muito a desejar, sem dúvida por causa do baixo nível espiritual ao qual o povo de Israel havia descido.

Sua história consiste de vários episódios em que ele confrontou os filisteus:

Seu casamento

Ele apenas viu e logo se enamorou de uma das filhas dos filisteus, e quis casar-se com ela. Seus pais não aprovaram, porque os filisteus eram inimigos dos israelitas; no entanto, não seria desobediência à lei de Deus, porquanto os filisteus não eram uma das sete nações condenadas ao extermínio (Êxodo 34:11-16; Deuteronômio 7:1-4).

Eles não sabiam que isto vinha do SENHOR, e resultaria em prejuízo para os filisteus. Os seus pais, enfim, concordaram em descer com Sansão para conhecê-la melhor.

No caminho Sansão, no poder do Espírito do Senhor, matou um leão só com suas mãos. Resolvido que iriam casar, voltaram para casa.

Depois de alguns dias, desceram outra vez para o casamento e, no caminho, Sansão viu que havia mel na carcassa do leão, que ele tomou e comeu, e deu a seus pais.

Para as bodas houve uma festa de uma semana, quando Sansão propôs um enigma sobre o leão e o mel aos trinta companheiros ali presentes e uma aposta. Mediante chantagem eles conseguiram que a noiva obtivesse a resposta de Sansão e lhes contasse. Novamente o Espírito do SENHOR se apossou de Sansão de tal maneira que ele foi a uma cidade dos filisteus, Ascalon, matou trinta homens dali e levou as vestes deles como despojo para pagar a aposta.

Depois, desgostoso, deixou a noiva e voltou para casa. Ela foi entregue como esposa ao companheiro de honra de Sansão.

Sua vingança

Algum tempo mais tarde, Sansão decidiu voltar para sua mulher - evidentemente não sabia que seu sogro a havia dado a outro. Quando descobriu, ele se enfureceu contra os filisteus, e pôs fogo às suas plantações de cereal, que estavam prontas para ceifar, bem como às suas vinhas e olivais, usando raposas para isso.

Os filisteus, por sua vez, queimaram a fogo a sua ex-mulher e o pai dela porque tinham sido a causa da vingança de Sansão. Irado, Sansão matou os que haviam feito isso, depois desceu e foi habitar na fenda de uma rocha.

Os filisteus formaram um exército e se acamparam contra a tribo de Judá, exigindo que lhe entregassem Sansão para tomarem vingança dele.
Três mil homens da tribo de Judá, com medo dos filisteus que os dominavam, foram até a fenda da rocha para amarrar Sansão e entregá-lo aos filisteus. Sansão permitiu que o fizessem.

Quando foi entregue aos filisteus, o Espírito do SENHOR se apossou dele, ele arrebentou as cordas que o amarravam, e matou mil filisteus com apenas uma queixada de jumento. O lugar ficou famoso - passou a chamar-se Ramate-Leí (a colina da queixada).

Juizado

Depois disto, aparentemente houve paz e ele julgou Israel durante vinte anos.

Dalila

O relato de como ele levou as portas da cidade de Gaza com suas umbreiras e a tranca até o cume de um monte (61 quilômetros) é um prelúdio ao episódio envolvendo Dalila. Depois de todos aqueles anos de tranqüilidade, os filisteus novamente foram lembrados da imensa força e dos assombrosos feitos de Sansão, e procuravam ocasião para prendê-lo, pois se achavam desmoralizados.

A oportunidade dos filisteus surgiu quando ele se afeiçoou por outra mulher dentre eles, Dalila. Os príncipes dos filisteus ofereceram a ela uma fortuna (15,5 quilos de prata cada um) para descobrir qual era o segredo da sua força descomunal.

Depois de mentir para Dalila três vezes, e de ser importunado e molestado por ela todos os dias, ele finalmente contou-lhe que era nazireu. Seu cabelo era o sinal do seu nazireado, ou dedicação a Deus, e se sua cabeça fosse rapada essa dedicação terminaria, e ele se enfraqueceria e seria como qualquer homem.

Dalila se apressou em comunicar o fato aos príncipes dos filisteus, recebendo o seu pagamento. Ela própria cortou as sete tranças de cabelo de Sansão, e os filisteus facilmente o subjugaram, vazaram os seus olhos e o levaram prisioneiro.

Vitória final

Mas a vida de Sansão terminou numa vitória espetacular. O cabelo não foi mais cortado e começou a crescer novamente. Numa festa dedicada ao deus Dagom, num templo imenso onde, só no teto, havia uns três mil homens e mulheres, ele foi trazido para divertir a população.

Sansão abraçou as duas colunas principais que sustinham a casa e rogou ao SENHOR que lhe desse força só mais uma vez para que pudesse se vingar dos filisteus ao menos por um dos seus olhos. O seu pedido lhe foi concedido, e a ele foi dada força suficiente para inclinar as colunas e trazer a casa para baixo sobre si: o desabamento matou mais filisteus, incluindo seus príncipes, do que ele matara durante toda a sua vida.

Seus irmãos, com sua família, vieram buscar o seu corpo e o sepultaram no sepulcro do seu pai.



R David Jones



Fonte: http://www.bible-facts.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário