domingo, 22 de dezembro de 2013

Otniel, Eúde e Sangar Juizes - Capítulos 3:7 a 31


O povo de Israel, depois da morte de Josué e dos "anciãos que ainda sobreviveram por muito tempo depois de Josué" (capítulo 2:7), se acomodaram à terra de Canaã, casando-se com o restante dos cananeus que haviam permitido ficassem. Pior, eles:

Fizeram o que era mau perante o SENHOR.

Esqueceram do SENHOR.

Renderam culto aos baalins e ao poste-ídolo. Os baalins eram estatuetas de Baal, geralmente na forma de um touro, e os postes-ídolos, chamados "aserotes" em hebraico, eram representações em madeira da divindade feminina Astarte, ou Aserá.
Era uma sequência desastrosa, mas tão típica daqueles que, sentindo-se livres e independentes, afrouxam seu padrão moral, esquecem-se de Deus, e dedicam-se aos seus próprios deuses: atividades, passatempos e prioridades que passam a absorver toda a sua atenção.

Em consequência, o SENHOR irou-se e tirou-lhes a independência de que haviam gozado desde a saída do Egito: eles passaram ao domínio de Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia, a quem tiveram que servir. A Mesopotâmia, chamada Síria dos dois rios no original hebraico, também Planície de Arã, é uma grande região ao nordeste da terra de Canaã, naquele tempo habitada por várias tribos independentes, guerreiras, e que usavam carros de batalha. Depois do reinado de Daví todas essa tribos foram absorvidas pelo império assírio (2 Reis 19:13).

A opressão que sofreram foi tal, que após oito anos os israelitas lembraram-se do SENHOR, e clamaram a Ele. É a situação do pecador que sente desespero pela inutilidade da sua vida e a opressão do meio em que vive, sendo então movido a procurar a Deus.

O SENHOR, porém, mostrou sua graça e compaixão, suscitando-lhes um libertador: Otniel (Leão de Deus), sobrinho e genro de Calebe. O Espírito do SENHOR veio sobre ele: esta é a terceira pessoa da Trindade.

Antigamente Ele veio sobre muitas pessoas, como Otniel, esteve em algumas pessoas (Números 27:18, Daniel 4:8, 6:3, 1 Pedro 1:11) e encheu alguns para serviços especiais (Êxodo 31:3). Tais relacionamentos eram caracterizados, segundo o SENHOR, pela presença do Espírito de Deus com eles. A partir daquele notável dia de Pentecostes depois da ressurreição de Cristo, o Espírito Santo veio habitar de forma permanente em todo o crente em Cristo.

Otniel foi o primeiro juiz de Israel, e talvez um dos melhores, pois pouco se diz a respeito dele, e nada de mal. Seu parentesco com Josué é mencionado quase sempre que aparece o seu nome. Teria esse parentesco sido o principal motivo porque o povo aceitou a sua liderança? É possível, mas foi o SENHOR quem o escolhera primeiro.

Otniel julgou a Israel: ele foi aceito como uma autoridade pelo povo e, estando sobre ele o Espírito do Senhor, ele teria mostrado ao povo o seu pecado e conduzido o povo ao arrependimento e reconciliação com Deus.

O SENHOR então os livrou das mãos de Cusã-Risataim, a quem Ele os havia entregue, mediante a instrumentalidade de Otniel, que anteriormente havia mostrado bravura derrotando e tomando a cidade-fortaleza de Quiritate-Sefer (capítulo 1:12-13). Ele viveu ainda por mais quarenta anos, durante os quais o povo deve ter se comportado ao agrado do SENHOR, pois a terra ficou em paz durante esse tempo.

Em seguida à sua morte, o povo de Israel tornou a fazer o que era mau perante o SENHOR, e sofreu novo castigo: Eglom, rei dos moabitas, que tinham seu território ao sudeste do mar Morto, aliou-se com os filhos de Amom e os amalequitas, e com eles invadiu o território ao oriente do Jordão ocupado por Israel; depois atravessou o rio Jordão e tomou a "cidade das palmeiras", Jericó re-construída. Fazendo dessa cidade a sua capital, ele submeteu os israelitas à servidão por dezoito anos.

O povo finalmente clamou ao SENHOR em sua aflição, e novamente o SENHOR lhes suscitou um libertador. Chamava-se Eúde (União), da tribo de Benjamim. Mediante um estratagema, Eúde aproveitou-se da sua particularidade de ser canhoto, e matou Eglon com uma punhalada dada com a mão esquerda depois de lhe entregar o tributo exigido dos israelitas. Em seguida ele convocou os israelitas e, tomando a liderança, com eles derrotou os moabitas nos vaus do rio Jordão, matando uns dez mil soldados deles. Depois disso a terra teve paz por oitenta anos.

Nada mais nos é informado a respeito de Eúde. Como ele atribuiu sua vitória ao SENHOR, sabemos que confiava nEle, e considerava que fora usado como instrumento nas mãos de Deus para aliviar o povo da opressão. A Bíblia não diz se o Espírito Santo veio sobre ele, apezar dos detalhes minuciosos de como agiu para matar Eglom; os métodos empregados por ele, a mentira e o homicídio parecem indicar que não foi movido pelo Espírito Santo.

Em seguida temos o relato sobre Sangar e da sua façanha: com uma aguilhada de bois - uma haste de madeira ainda usada no oriente médio, que pode medir até 2,5 m, tendo uma extremidade pontiaguda e a outra em forma de cinzel - ele feriu a seiscentos homens dos filisteus. Os filisteus, que viviam no litoral do mar Mediterrâneo, frequentemente faziam pilhagem em partes próximas do território ocupado por Israel, fazendo sofrer o povo que lá habitava.

Com esta ação corajosa e extraordinariamente vitoriosa, Sangar retirou a opressão do povo. Sem dúvida, sem o poder de Deus com ele, Sangar não teria tido a habilidade e a força necessária para vencer um número tão grande de adversários. Sem que ele tivesse fé no poder de Deus para ajudá-lo, ele não teria a temeridade de, com tão poucos recursos, enfrentar o inimigo.

Começamos com Otniel, o Leão de Deus, que julgou e livrou os israelitas quando eles se haviam aprofundado em seu pecado, e, apostatando da sua fé, se entregado à idolatria. Otniel, fortalecido pelo Espírito Santo, trouxe a nação de volta ao SENHOR e libertou-a dos seus algozes. É uma boa figura de como o Senhor Jesus nos purifica do nosso pecado e nos liberta do poder do diabo.

Em seguida temos Eúde, através de quem Deus libertou o povo da servidão em que havia caido em decorrência do seu pecado. Muitas vezes é necessário que Deus nos traga algum castigo para nos lembrarmos dEle quando nos desviamos do Seu caminho. É a disciplina do SENHOR (Provérbios 15:10, Hebreus 12:5-7). Deus também usa de vários instrumentos, alguns inesperados, muitas vezes outros crentes, para nos conscientizar da nossa situação e trazer-nos de volta, libertando-nos do castigo que nos atormenta.

Finalmente vem Sangar, uma boa ilustração de como Deus pode nos usar para o seu serviço, fracos como somos, desde que confiemos nEle. Grandes coisas têm sido feitas por pessoas que, de um ponto de vista humano, nos pareceriam totalmente incapazes de realizá-las. Por exemplo, William Carey foi um humilde sapateiro que Deus usou para levar o Evangelho até a Índia e deu início a uma grande sociedade missionária para evangelizar o oriente. E assim houve inumeráveis outros. Só Deus sabe o que Ele pode fazer com qualquer um que se coloque inteiramente à Sua disposição, incondicionalmente, para serví-lO.



R David Jones


Fonte: http://www.bible-facts.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário