domingo, 22 de dezembro de 2013

REI ZEDEQUIAS - 2 Reis 24:17 - 25:7 e 2 Crônicas 36:11-21


2 Reis 24:17 - 25:7 e 2 Crônicas 36:11-21

Zedequias, nome dado a Matanias, era tio paterno de Joaquim, ou seja, irmão de Jeoaquim e filho de Josias.

Foi designado rei por Nabucodonozor em lugar de Joaquim, aos vinte e um anos e reinou por onze anos. Também ele fez que era mau perante o SENHOR, seu Deus, e não se humilhou perante o profeta Jeremias, que falava da parte do SENHOR.

Ele fizera um tratado de sujeição a Nabucodonozor, mediante juramento a Deus, mas rebelou-se contra o rei. Obstinado, não se voltou ao SENHOR, Deus de Israel, mas prosseguiu em sua rebeldia, e mandou mensageiros ao Egito, pedindo que se lhe mandassem cavalos e muita gente (Ezequiel 17:15).

Também todos os chefes dos sacerdotes e o povo aumentavam mais e mais as transgressões, segundo todas as abominações dos gentios; e contaminaram a casa que o SENHOR tinha santificado em Jerusalém.

O SENHOR compadeceu-se do povo e mandou-lhes mensageiros, mas o povo zombou deles, desprezaram as palavras de Deus e mofaram dos Seus profetas, entre os quais se encontrava Ezequiel até que subiu a ira do SENHOR contra o seu povo, e não houve remédio algum.

Perto do fim do nono ano do seu reinado, o rei Nabucodonosor veio com todo o seu exército, e se acamparam contra Jerusalém, sitiando a cidade por fora e levantando rampas de ataque ao redor dela. Exatamente um ano e meio depois, a cidade foi invadida, e todos os homens de guerra fugiram de noite escapando por entre os caldeus que a cercavam.

Também Zedequias fugiu, mas foi perseguido, aprisionado e levado à presença de Nabucodonozor para ser sentenciado: seus filhos foram mortos à sua vista, depois vazaram os seus olhos e foi levado atado com duas cadeias de bronze para a Babilônia.

Duas profecias foram assim cumpridas de forma notável: que Zedequias viria o rei da Babilônia face a face (Jeremias 32:4; 34:3), e que ele seria levado à Babilônia mas não a veria e seria morto ali (Ezequiel 12:13).

A Bíblia nos diz que foi o SENHOR que fez subir contra ele o rei dos caldeus, o qual matou os seus jovens à espada, na casa do seu santuário; e não teve piedade nem dos jovens nem das donzelas, nem dos velhos nem dos mais avançados em idade; a todos os deu nas suas mãos. "Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo" (Hebreus 10:31) e "Tu, sim, tu és terrível; se te iras, quem pode subsistir à tua vista?" (Salmo 76:7).

A queda de Jerusalém (586 AC)

A destruição final de Jerusalém foi executada por Nebuzaradã, chefe da guarda e servidor do rei da Babilônia.

Ele queimou a Casa do SENHOR e a casa do rei, como também incendiou todas as casas de Jerusalém e todos os edificios importantes. Também derrubaram os muros de Jerusalém, e Nabucodonozor levou para o cativeiro na Babilônia todos os que escaparam da espada, onde se tornaram seus servos e de seus filhos, até ao tempo do reino da Persia, "para que se cumprisse a palavra do SENHOR, por boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da desolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram ".

Os remanescentes ficaram sob o governo de Gedalias, nomeado por Nabucodonozor. Mas ouve uma rebelião em que ele foi morto por Ismael, da família real. Temendo uma vingança dos caldeus, o povo todo fugiu para o Egito.



R David Jones


Fonte: http://www.bible-facts.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário