terça-feira, 24 de dezembro de 2013

OREMOS E AJUDEMOS OS IRMÃOS DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO E DE MINAS GERAIS - DEZEMBRO/2013 - ENCHENTES

A SITUAÇÃO NO ESTADO DO ESPIRITO SANTO E EM VARIAS LOCALIDADES DE MINAS GERAIS E NO NOROESTE FLUMINENSE ESTÃO SENDO DIFÍCEIS, DEVIDO ÀS ENCHENTES. 

NO ESPIRITO SANTO OS MORADORES ESTÃO PERDENDO TUDO, INCLUSIVE A VIDA.

OREMOS PELOS MORADORES. AJUDEMOS. INDEPENDENTE DE CRENÇA, POIS NESSAS HORAS TODOS SOMOS IGUAIS, TODOS SOMOS .... FRÁGEIS.



24 DE DEZEMBRO DE 2013



PASTOR CHARLES MACIEL VIEIRA
RIO DE JANEIRO



Governador Valadares (MG) registra quase o dobro de chuva para dezembro em apenas dois dias

O município de Governador Valadares (MG) registrou quase o dobro de chuva previsto para dezembro em apenas dois dias. Entre segunda (16) e terça-feira (17), segundo a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), choveu 270 mm, o que significa 67% acima da média tradicional do mês inteiro.

A cidade mineira decertou estado de emergência, como informou a prefeita Elisa Costa, durante uma coletiva de imprensa realizada no final da tarde desta quarta-feira (18). Ao menos 25 bairros foram atingidos pelos temporais e cerca de 250 pessoas estão desalojadas.

"Moro em Governador Valadares desde criança e nunca vi uma situação de tanto transtorno na nossa cidade, nem mesmo com as cheias do rio Doce. A única coisa a comemorar é que não perdemos nenhuma vida", avaliou Elisa.

Governador Valadares é a sétima cidade a decretar emergência diante dos transtornos causados pelas chuvas que atingem o Estado. Também estão na mesma situação os municípios de Ataléia, Vargem Alegre, Santos Dumont, Rio Pardo de Minas, Comercinho e Capelinha.


Chuvas pelo Brasil
Mortes
Ao menos seis pessoas morreram devido ao deslizamento que deixou uma família soterrada em Córrego do Malacacheta, zona rural do município de Sardoá (MG).  Cinco corpos já foram encontrados e identificados, são eles: Vladmir Souza, de 24 anos; Maria Conceição de Souza, de 50 anos; Wallace Catarino Costa Souza, 9; Wanderson de Souza, 10; e Gabriela de Souza Batista, 6.

O menino Leandro de Souza Batista, 7, que estava na residência atingida e ainda está desaparecido. O Corpo de Bombeiros mantém as buscas no terreno.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/12/18/governador-valadares-mg-registra-quase-o-dobro-de-chuva-para-dezembro-em-apenas-dois-dias.htm





Sobe para 46 mil o número de pessoas fora de casa por causa da chuva no ES

A chuva já causou estragos em mais de 60% dos municípios do Espírito Santo. Das 78 cidades capixabas, 47 foram afetadas nos últimos sete dias. Nesta segunda-feira (23), uma mulher de 50 anos morreu soterrada no bairro Laranjal, no município de Itaguaçu. Foi a segunda morte na cidade e a sexta no Estado. A chuva também provocou mortes nos municípios de Colatina, Nova Venécia, Baixo Guandu e Paraju.

De acordo com boletim da Defesa Civil divulgado no fim da tarde desta segunda, o número de pessoas que precisaram deixar suas casas no Estado já passa de 46 mil, entre desabrigados e desalojados. Desse total, 4.669 foram levadas para abrigos municipais e 41.520 estão desalojadas (foram para casas de parentes e amigos). A Defesa Civil capixaba informa que 49 pessoas estão feridas.

Desde o domingo (22), a chuva já causou o desabamento de cinco casas em Vitória e quedas de barreiras nos municípios de Serra e Viana. Este mês é o dezembro mais chuvoso em 90 anos na capital Vitória. 

Situação de emergência
No último sábado, o governador Renato Casagrande (ES) decretou estado de emergência. No domingo, 72 homens da Força Nacional de Segurança desembarcaram no Estado para reforçar o apoio às vítimas. O Exército também apoia os bombeiros e a Defesa Civil do Espírito Santo.

O rio Doce, que corta o Estado, transbordou e alagou municípios como Colatina e Linhares. Inundações e quedas de barreira bloqueiam o tráfego em oito rodovias estaduais, mas, de acordo com a Defesa Civil, não há nenhum município ilhado. 

A Secretaria Nacional de Defesa Civil tem enviado alertas de risco de inundação e deslizamento de terra na região Serrana e de alagamentos em Linhares e Colatina.

O mau tempo também prejudica o tráfego aéreo no Estado, inclusive com o cancelamento de voos. A previsão é de mais chuva para os próximos dias.

Doações
Interessados em ajudar as vítimas podem fazer depósitos em nome do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo em três contas bancárias:

Banco do Brasil
Agência 3665-x
Conta corrente: 150.000 – 7

Caixa Econômica Federal
Agência 0167-8
Operação 06
Conta corrente: 10.004

Banestes
Agência 0271
Conta corrente: 23.765.589

Doações de cestas básicas e de água mineral para as vítimas podem ser enviadas aos seguintes locais:

1º Batalhao da Polícia Militar: Av. Maruipe, 2115, Vitoria, tel.: (27) 3636-7306

2º Batalhao da Polícia Militar: Av. Guanabara, 40, Nova Venécia, tel.: (27) 3752-4200

4º Batalhão da Polícia Militar: Av. Nossa Senhora da Penha, 118, Vila Velha, tel.: (27) 3636-0400

11º Batalhao da Polícia Militar: Rua Vereador Antonio Roas Ruebra, 293, Barra de São Francisco. Tel.: (27) 3756-8400

12º Batalhao da Polícia Militar: Rua Washington Luiz, 599 – Linhares, Tel.: (27) 3372-7853

Escola Honório Fraga: Rua Nossa Senhora Aparecida, 204, Colatina, Tel.: (27) 3722-3247



Nenhum comentário:

Postar um comentário