segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

GÊNESIS CAPITULO 1 - BÍBLIA VIVA

Gênesis


 CAPITULO 1

1, 2 - NO COMEÇO, quando Deus criou os céus e a terra, a terra era vazia e sem forma definida. O Espírito de Deus estava em cima das águas.
3, 4, e 5 - Disse Deus: "Haja luz". E a luz apa­receu. Deus ficou satisfeito, e separou a luz da escuridão. Assim, Ele deixou a luz brilhar um pouco, e depois escureceu de novo. Deus chamou "dia" à luz, e à escu­ridão chamou "noite". O dia e a noite juntos formaram o primeiro dia.
6, 7 e 8 - Disse Deus: "Que as águas se sepa­rem para formar a expansão do céu em ci­ma e os oceanos embaixo". Deste modo, Deus fez o céu, separando as águas de ci­ma das águas de baixo. Tudo isso aconte­ceu no segundo dia.
9, 10, 11, 12 e 13 - E disse Deus: "Que as águas que es­tão embaixo do céu se juntem e formem os oceanos, de modo que apareça a parte seca". E foi assim. Deus deu o nome de "terra" à parte seca e de "mares" às águas. Deus ficou satisfeito, e disse: "Que a terra faça brotar toda espécie de ervas e de plantas que dão semente, e também árvores frutíferas que têm se­mentes nas frutas que elas dão. Isso para que as sementes façam nascer as espécies de plantas e de frutas que tinham produ­zido essas sementes. E foi assim, e Deus ficou satisfeito. Tudo isso aconteceu no terceiro dia.
14 e 15 - Disse Deus: "Haja luzeiros na ex­pansão do céu para iluminarem a terra e para fazerem diferença entre o dia e a noi­te. Eles servirão para dirigir as estações e para marcar os dias e anos". E foi assim.
16, 17, 18 e 19 - Deus fez dois enormes luzeiros pa­ra iluminarem a terra. O maior, que é o sol, para dirigir o dia, e o menor, que é a lua, é para dirigir a noite. Fez também as estrelas. Deus colocou os luzeiros na ex­pansão do céu para iluminarem a terra e para fazerem separação entre a luz e a es­curidão. E Deus ficou satisfeito. Tudo is­so aconteceu no quarto dia.
20, 21, 22 e 23 - Então disse Deus: "Que as águas fiquem cheias de peixes e de outras formas de vida, e que os céus fiquem cheios de aves de toda espécie". Assim Deus criou os grandes animais marinhos e toda espécie de peixes e de aves. Deus ficou sa­tisfeito e abençoou essas criaturas que fez."Multipliquem, enchendo as águas dos mares, " falou. E às aves disse: "Se­jam cada vez mais numerosas. Encham a terra!" Com isso o quinto dia terminou.
24, 25 - Disse Deus: "Que a terra produza os animais. Animais domésticos, répteis e animais do mato". E assim foi. Deus fez os animais, cada um de uma espécie. Os animais que vivem nas selvas e nos cam­pos, incluindo os répteis, e os animais domésticos. E Deus ficou satisfeito com o que fez.
26 - Depois disse Deus: "Façamos o ho­mem à nossa imagem e semelhança. Te­nha ele domínio sobre os animais mari­nhos, sobre as aves, sobre os animais domésticos e sobre os répteis. Domine a terra toda!
27 - Assim Deus criou o homem à imagem do seu Criador. Deus fez o homem conforme a se­melhança dele. Deus criou o homem e a mulher.
28, 29, 30 e 31 - Deus abençoou os dois e disse: "Multipliquem, encham a terra e tenham domínio sobre a terra. Vocês são os se­nhores dos peixes, das aves e de todos os animais. Olhem! Eu dou a vocês todas as plantas que dão sementes, e todas as ár­vores frutíferas para alimento. E dou to­do capim e toda erva aos animais e às aves para alimento deles."

Então Deus olhou tudo que tinha feito. Era excelente em todos os aspectos! Assim terminou o sexto dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário