sábado, 8 de março de 2014

Na “igreja drive-in” os fiéis não precisam sair de seus carros para acompanharem os cultos


Uma igreja em Daytona Beach, no estado norte americano da Flórida, adotou uma forma diferente para os fiéis acompanharem os cultos. Os encontros da igreja acontecem agora em um grande gramado, onde os fiéis estacionam e acompanham o culto de dentro de seus próprios carros, como nos antigos cinemas drive-in.

Assim, como nos cinemas drive-in, que fizeram sucesso nos Estados Unidos nas décadas passadas, os fiéis da Drive In Christian Church de Daytona Beach estacionam seus carros no local e sintonizam seus rádios em uma frequência específica, para que possam acompanhar as músicas do louvor e a pregação.

O pastor Bob Kemp-Baird, que inicialmente era cético quanto a adotar tal abordagem para os cultos, hoje comemora o sucesso atingido pela congregação com seu novo estilo de culto.

- Existe um sentimento de presença de Deus neste lugar? Existe uma sensação de que a presença de Cristo é dada a conhecer que eu sei: ele mora aqui – afirma o pastor.

A abordagem da igreja enfrenta muitas críticas, em geral por pessoas que afirmam que reunir os féis dentro de seus próprios carros para participar de um culto prejudica a comunhão da comunidade cristã. Porém, outras pessoas comemoram a iniciativa, como Shirley Oenbrink, que luta contra um câncer e durante um ano de quimioterapia mal conseguia sair da cama, muito menos se sentar em um banco da igreja. Ela afirma que, agora que venceu o câncer, ter um espaço privado durante o culto a ajuda a lidar com os altos e baixos emocionais de sua recuperação.

- É o momento de deixar fluir as lágrimas sem ser questionada. Eu não gosto que as pessoas sintam pena de mim. E quando eu choro, meus olhos ficam grandes, meu nariz incha… Preciso ficar no meu carro – afirma Shirley, segundo a NPR.

Russell e Teresa Fry, que são cegos, também aprovam os “cultos drive-in”. Para eles a maioria das igrejas não levava em conta suas limitações. Afirmando que a Igreja é um lugar seguro para as pessoas que precisam de maior privacidade. Eles contam que pedem que alguém dirija o carro deles até a igreja e acompanham o culto.

Outros fiéis dizem que a abordagem é perfeita para aqueles que têm dificuldade para andar ou para famílias com crianças agitadas, que apreciam o espaço aberto. Outros dizem que a Igreja acolhe com agrado a todo família, incluindo seus cães de estimação.

Porém, a igreja não se limita apenas aos féis que querem acompanhar o culto de dentro de seus carros. Aqueles que preferem a interação tradicional de um culto se reúnem no salão social da igreja.

Por Dan Martins, para o Gospel+


Fonte:  http://noticias.gospelmais.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário