sábado, 22 de março de 2014

Convenção Batista Nacional celebra os 100 anos do Pr. Enéas Tognini

Obs. Esta noticia é do mês de fevereiro, mas quando vi, não poderia deixar de postar, afinal de contas, estamos falando de um patriarca da fé em nosso Brasil.

Pastor Charles Maciel Vieira
_________________________________




Na noite da última sexta-feira, 07/02, um clima de grande celebração tomou conta da sede da Igreja Batista do Povo, em São Paulo. A Convenção Batista Nacional prestou uma homenagem ao Pr. Enéas Tognini, pelo ano do seu Centenário. A data oficial de seu aniversário é 20/04, porém os 100 anos do renomado líder estão sendo comemorados desde o primeiro dia de 2014.

Autoridades eclesiásticas e políticas de São Paulo e outros estados brasileiros estiveram presentes. Entre eles, o Pr. Márcio Valadão (Igreja Batista da Lagoinha), Pr. Carlos Alberto Bezerra e seu filho Carlos Alberto Bezerra Jr.

Em entrevista exclusiva ao Guiame, convidados e o homenageado da noite falaram sobre as celebrações do Centenário, legado e vida ministerial. 

Líder e fundador da Igreja Batista da Lagoinha (MG), o Pr. Márcio Valadão não deixou de expressar sua alegria em estar presente nesta ocasião tão especial. Ao falar sobre o valor desta celebração para a igreja evangélica brasileira, ele destacou a conduta e o testemunho de Enéas Tognini.

“Isto [homenagem] representa o testemunho de alguém que durante toda a vida teve, não apenas uma conduta ilibada, transparente, mas também nunca perdeu o foco da visão, ou seja, sua paixão pelo ministério, o zelo, a integridade. Hoje, quando ele celebra 100 anos, podemos ver um testemunho tão lindo da fidelidade de Deus e de que vale a pena viver com Ele. O mais importante não é viver 100 anos, é viver cada dia assim com o Enéas tem feito: amando o Senhor, caminhando com ele, servindo a Deus e sendo também um referencial para todos nós”, destacou.

Para o atual pastor titular da Igreja Batista do Povo, Jonas Neves, celebrar os 100 anos de Enéas Tognini tem grande significado, não somente para a denominação, mas para os evangélicos de forma geral.  

“O Pr. Enéas faz parte da história dos evangélicos do Brasil. Ele não é apenas um pastor, mas um homem que fez história. Creio que isto significa para nós, a celebração de uma vitória. A vitória de uma igreja que era pequena e não muito conhecida na nação, mas que teve em sua liderança homens responsáveis pelo o que somos hoje. Vitória também de ter pessoas honradas como ele, que por toda a sua vida se manteve íntegro, um modelo em todos os sentidos, para a Igreja do Senhor e para nós”, declarou.

Igreja e templo
Apesar da idade, lucidez e conhecimento não abandonaram Enéas Tognini. Autor de diversos livros e presidente emérito da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o pastor alertou – em depoimento exclusivo ao Guiame – sobre a importância em diferenciar os termos “igreja” e “templo”

“Temos chamados diversos locais e instituições de ‘igreja’, mas nem tudo é igreja. A Igreja precisa estar dentro dos princípios do Novo Testamento. O templo é o local onde a igreja se reúne. Mas a igreja é o Corpo de Crist e esta sim é de grande importância”, disse.

Frutos
Legado. Este termo tem definido bem as marcas que Enéas Tognini deixou durante o seu ministério. Considerando-se um dos influenciados pelo ministério do Reverendo, o pastor e deputado Carlos Alberto Bezerra Jr destacou que basta olhar para as obras de Tognini para compreender a relevância deste ministério.

“Sua vida, seu ministério, seus livros, seu legado espiritual, pastoral, as igrejas que fundou falam por si só. O seu testemunho foi para muito além do espaço da Convenção Batista Nacional. Hoje, sem dúvida nenhuma, eu fiz questão de vir aqui nesta homenagem ao seu Centenário para dizer que ele é uma referência espiritual, ética e moral para a igreja evangélica brasileira. O Pr. Enéas Tognini é um exemplo a ser seguido. Vim aqui, nesta noite para registrar a minha gratidão por toda a influência que ele exerceu, não somente sonbre e mim e o meu ministério [Comunidade da Graça], do meu pai, na minha própria vida e por este grande legado que ele deixa, que é um legado não só de fé, amor e fraternidade, mas também ético e moral. Um exemplo a ser seguido por tantos outros pastores de nosso país”, afirmou.

Além de expressar sua gratidão com sua presença no evento, Bezerra Jr. também teve a oportunidade de representar o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, com a leitura de uma nota oficial durante a cerimônia.  

“Ao receber o convite para a homenagem, o governador fez questão de enviar uma mensagem, reconhecendo, em nome do estado de São Paulo, pela grande obra, o grande legado que o pastor Enéas representa. Ficou inclusive o registro dos votos de tantos outros anos frutíferos de ministério e de vida do Pr. Enéas Tognini”, disse o deputado.

Confira na íntegra, a nota escrita pelo governador de SP:

Mensagem do Governador ao Pastor Enéas em celebração ao seu centenário

07/02/2014

Por suas virtudes, o Senhor concedeu ao pastor Enéas Tognini a mesma graça concedida aos patriarcas do Antigo Testamento: a longevidade.
Todos nós nos rejubilamos por isso, pois, assim, recebemos também uma grande graça: a de conviver com um pastor exemplar, um líder formador de muitas lideranças, um cristão verdadeiro, que merece profundo respeito, não só pelos cabelos brancos ou a idade que tem, mas também pelos trabalhos e suores dos caminhos que já percorreu pela vida.

Diante das cãs te levantarás e honrarás a face do ancião e terá temor do teu Deus, está escrito 19, versículo 32 do Levítico.

Mais uma vez a Igreja Batista do Povo e as mulheres e os homens de boa vontade, independentemente de sua crença, se levantam para honrar um pastor que guiou sua existência pela pregação e pela prática do amor ao próximo, da fraternidade e da paz, e que por essa razão ganhou o respeito de todos. 

Ao pastor Enéas Tognini, os nosso parabéns e os votos de uma vida ainda mais longa e feliz, ao lado de Dona Élia, sua esposa, de suas filhas Dineia e Edna, de toda a família, e à Convenção Batista Nacional, os nossos cumprimentos pela realização do Calendário de Comemorações do Ano do Centenário do querido pastor.

Geraldo Alckmin

Governador do Estado de São Paulo


Fonte: http://www.guiame.com.br/noticias/gospel/mundo-cristao/convencao-batista-nacional-celebra-os-100-anos-do-pr-eneas-tognini.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário