sexta-feira, 13 de novembro de 2015

TERRORISMO: ATAQUE TERRORISTA NA FRANÇA - 13 DE NOVEMBRO DE 2015


Hoje (13), ataques terroristas aconteceram por toda a França — e os reflexos ainda estão se desenrolando. As informações estão desencontradas e, até o momento, são 45 mortos e 100 reféns em sete pontos diferentes na cidade de Paris, segundo o Ministério do Interior da França. O Itamaraty comentou que há dois brasileiros entre os feridos. Agora, o presidente francês, François Hollande, declarou estado de emergência, fechou as fronteiras e pediu apoio ao exército.

A internet está com um papel fundamental durante os ataques: pessoas estão passando os próprios relatos e alertando outros usuários de perigos e informações sobre os ataques. Entre os alertas, encontramos informações como: explosões múltiplas, barulhos de tiros e muitos gritos.

O teatro Bataclan também foi tomado por terroristas que seguraram dezenas de reféns. O que se sabe, é que três homens invadiram o local e começaram a atirar. Sobre o Bataclan, a França comentou que dois terroristas foram mortos em ação policial. Veja o relato (tradução: "Por favor, venham nos salvar! Eles estão atirando nas pessoas uma a uma! Primeiro andar, rápido") 

A AFP acabou de alertar que os 100 reféns dentro do Bataclan foram mortos.


Terrorismo: homens armados fazem ataques simultâneos em Paris e matam pelo menos 20

Presidente da França precisou ser retirado às pressas de estádio de futebol.

O mundo ficou paralisado no início da noite desta sexta-feira, 13. Isso porque ataques terroristas orquestrados atingiram pelo menos três pontos importantes da capital da França, Paris. De acordo com informações de agências internacionais, homens fortemente armados começaram a atirar em quem viam pela frente. A polícia francesa confirma, até o fechamento desta matéria, que ocorreu por volta das 20h15, pelo menos 20 pessoas mortas. Explosões também aconteceram próximo ao Stade de France, um famoso estádio local. No estádio acontecia um amistoso da seleção francesa contra a da Alemanha. 

Já em outra região de Páris, um homem com uma espécie de metralhadora automática invadiu um restaurante e matou várias pessoas. Segundo informações de um site de notícias francês, só nesse local, quatro corpos podiam ser vistos. Já em outro restaurante, o Cambodge, eram pelo menos dez pessoas mortas, segundo fontes ouvidas pela BBC Brasil. 

O primeiro tiroteio aconteceu em um dos pontos mais famosos de Paris, a Praça da República. Nesse local, homens armados atiravam enquanto pessoas tentavam fugir desesperadas. Já o segundo ataque aconteceu no Boulevard Voltaire. Testemunhas que estavam em um bar disseram que dois homens entraram no estabelecimento e abriram fogo. Nesse bar, eram pelo menos cinco o número de criminosos. 

Em uma região próxima onde se localizava o jornal francês 'Charlie Hedbo', também ocorreu um outro ataque. No Le Bataclan Concert Hall, pelo menos onze pessoas estão sendo feitas reféns. As informações do número de pessoas sob a mira dos terroristas foi dada às 20h pela Globo News, canal a cabo da Globo. 


O presidente da França, François Hollande, estava acompanhando o jogo entre a França e a Alemanha.

Decretado estado de emergência na França

Faltavam poucos minutos para a meia-noite quando François Hollande se dirigiu aos cidadãos franceses, poucas horas depois do primeiro de vários tiroteios e explosões que, na noite de sexta-feira, abalaram Paris. Visivelmente emocionado, o Presidente da República decretou o estado de emergência em todo o território e o fechamento imediato de fronteiras, em resposta aos ataques que se sucederam na capital francesa.

Hollande confirmou apenas que "há dezenas de mortes, muitos feridos" em resultado dos atentados, garantindo que todas as forças de segurança serão mobilizadas com vista à "neutralização dos terroristas".

"Aquilo que os terroristas querem é fazer-nos medo, aterrorizar-nos", disse o chefe de Estado francês. "Mas face ao medo está uma nação que se sabe defender, mobilizar as suas forças e que, uma vez mais, saberá vencer os terroristas", reforçou Hollande.


O estado de emergência deverá significar, conforme assinalou François Hollande, o fecho de determinados espaços públicos e interdição de circular em locais considerados potencialmente perigosos. No limite, poderão ser definidos horários para recolher obrigatório dos cidadãos. 


-------------------------------------------------------

Até o momento, Maria Edileuza, cônsul do Brasil na França, afirma que são 145 mortos ao GloboNews. Os ataques ainda não foram reclamados por qualquer grupo. Contudo, o ISIS postou o seguinte no Twitter: "Isso não é um ataque de um lobo solitário, mas um batalhão de leões rugindo no coração da França".

_____________________________________

Obama diz que estará com a França na luta contra o terrorismo


O presidente norte-americano garante que os EUA estão preparados para prestar toda a ajuda que os franceses necessitem. Obama relembra que a França é um aliado dos norte-americanos e que o país estará com França na "luta contra o terrorismo e o extremismo".

--------------------------------------------------------------------


O jornalista do EL PAÍS, Daniel Verdú Palay, conversou com Eduard Veilly, de 39 anos, que conseguiu escapar do Bataclan: "Eu tinha saído para fumar e ouvi tiros. De repente, alguém começou a correr. Eu caí no chão, mas alguém me levantou e eu consegui escapar"



Notícia em atualização.............


Nenhum comentário:

Postar um comentário