domingo, 23 de novembro de 2014

Igreja Anglicana aprova a ordenação de episcopisas

Foram anos de discussão até que o sínodo votou favoravelmente à consagração de mulheres bispo



O sínodo da Igreja Anglicana aprovou a ordenação de mulheres ao cargo de bispo. A decisão foi dada na segunda-feira (17) e permitirá que as mulheres sejam ordenadas a episcopisas a partir de 2015.

A votação foi levada até o último trâmite do Comitê eclesiástico do parlamento e de suas duas Câmaras: Comuns e Lordes. A maioria dos membros do sínodo foram favoráveis à ordenação, fazendo com que a votação durasse poucos minutos.

O processo para autorizar a ordenação de episcopisas vendo sendo discutido há alguns anos e a decisão final foi dada depois de 20 anos da primeira ordenação de mulheres como sacerdotes da Igreja Anglicana.

Durante décadas o debate dividiu a opinião dos sacerdotes que formam o sínodo da igreja da Inglaterra, em 2012, por exemplo, a votação foi contra a ordenação de mulheres ao cargo de bispo, um ano depois já foi favorável.

Enquanto a igreja inglesa não se manifestava, outras unidades da Igreja Anglicana espalhadas pelo mundo já aprovaram a ordenação de episcopisas como é o caso da Irlanda, Canadá, Nova Zelândia, Estados Unidos e Austrália.

Dos 7.798 sacerdotes anglicanos, 1.781 são mulheres e destas 29 já foram consagradas como bispos nos países que já permitem tal ordenação. Na Inglaterra as consagrações passarão a acontecer em janeiro do próximo ano quando surgirão vagas em algumas dioceses. Com informações Revista Época


Fonte: http://noticias.gospelprime.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário