terça-feira, 2 de setembro de 2014

O espírito do homem

Paz em Jesus, saúde e benção de Deus para sua vida.

Começaremos o estudo.   Pastor Charles Maciel Vieira




Biblicamente o homem é formado de uma tricotomia: corpo, alma e espírito. (há alguns que creem numa dicotomia). Não estamos falando do Espirito Santo de Deus, mas estamos falando de uma parte espiritual do homem que é chamada de "espirito" e a outra é a "alma", então, o homem tem duas partes espirituais e uma física. O corpo (parte física) é chamada no grego de "soma". A soma é conduzida pela parte espiritual, ou seja, sem a parte espiritual do homem, a soma não se mexe, não vive, não respira. Tanto é que se a parte espiritual do homem sair da soma, a soma sucumbi, cai, "morre". Então se o homem tem duas partes espirituais, então ele é mais espiritual do que físico. 

Vamos verificar logo de início uma passagem bíblica de suma importância:

"Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança (porque melhor é o cão vivo do que o leão morto). Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol". (Eclesiastes 9:4-6)

Pela passagem acima lida, é deixado claro que não há contato, ou interferência, de um espirito de alguém que já morreu, com o mundo em que vivemos. Não existe espirito perambulando por aí, algum parente que bate na janela à noite. A bíblia deixa claro que isso é uma manifestação de seres demoníacos, anjos caídos com a rebelião de Lúcifer, que são hoje demônios.

"Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?" (Isaías 8:19) "Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios". (1 Coríntios 10:21) "E estava na sinagoga um homem que tinha o espírito de um demônio imundo, e exclamou em alta voz," (Lucas 4:33).

Continua......

Nenhum comentário:

Postar um comentário