quinta-feira, 8 de maio de 2014

HAMARTIOLOGIA - F T P F M

Teologia Sistemática III
Professor: Charles Maciel Vieira, Pr.

Hamartiologia


 Definição de Pecado
    A palavra pecado, do vocábulo grego Hamartia, significa errar o alvo (Tg 4.17; Rm 3.23). O pecado não é uma deformação psicológica, mas sim um ato voluntário de rebeldia e desobediência do homem contra o seu Criador. O pecado consumado provocou a separação do homem do seu Criador (Rm 3:23); a perda da sua imagem original moral (Tg 3:9); a morte eterna (Rm 5:12). Podemos ainda definir o pecado como:

   Desobediência - Tg 1.3,13-15; Hb 2.2
   Transgressão - Tg 1.15; 1Jo 3.4

     A desobediência, na maioria das vezes, está latente, escondida no coração. A transgressão sempre está patente e exposta. Isto significa que toda a ação contra Deus, seja escondida ou revelada, é pecado. 
Universalidade do Pecado

    Romanos 5.12 nos diz: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” O pecado como uma enfermidade hereditária, passou de Adão a todos aqueles que nasceram após ele, com a única excepção de Jesus, que foi gerado pelo Espírito de Deus (Mt 1.20). A este pecado universal, foi dado uma condenação universal (Rm 6.23), mas a esta condenação um perdão universal. “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um, muitos serão feitos justos” (Rm 5.18-19). A universalidade do pecado é manifestada em duas formas distintas:

  O pecado congênito - Mortal (nascido com o homem): Sl 51.5; 139.15-16; Hb 6.4-6
  O pecado ativo - Venial (praticado pelo homem): 1Jo 1.9; 2.1; Ez 18.4 

Teologia da Queda
   A salvação é uma dádiva da Divindade, pois todos pecaram à forma de Adão, e destituíram-se da sua graça. O plano salvífico nada mais é do que Deus abrindo uma porta para os que quiserem evitar a condenação eterna possam livremente e gratuita-mente abraçá-lo. 

   Fundamentalmente o que determina o homem ir para o céu é ter sua vida perdoada, mantida no altar e com azeite em sua lâmpada (Mateus 25.1-13). Segundo a Parábola de Jesus, as virgens que ficaram não tinham azeite — vida espiritual. Não tinham azeite porque estavam caídas da graça de Deus.

  Desvio - Afastar-se de um ponto, de um alvo (Filho pródigo): Lc 15.11-32
  Queda - Cair de uma posição original, desistir, apostatar (Judas Iscariotes): Lc 22.1-6 

   A Bíblia nos diz que o ser humano caiu em Adão (Rm 5.12; Rm 3.23; 1Co 10.12). Esta é a Primeira Queda. Todos que nasceram depois de Adão, nasceram já caídos (Rm 6.23; Rm 11.32; 1Co 15.45). Para  a primeira queda do homem - em Adão, só existe uma Restauração - em Cristo! A este feito, a Bíblia o denomina de novo nascimento, regeneração (Jo 1.13; 2Co 5.17).

Teologia do Perdão
Já observamos a definição do pecado. Para melhor compreendermos a Teologia da Queda, devemos lembrar os três pontos doutrinários quanto ao Pecado:

  Pecado Original: Pecado que nasceu no coração de Adão, implantado pela tentação de Satanás (Hb 11.13; 1Pe 4.6). A primeira reação do pecado inoculado é que Adão e Eva viram que estavam nus (Gn 3.10).

  Pecado Congênito: Pecado que passou a todos aqueles que nasceram depois de Adão. Todo o ser humano nasce com seu espírito morto, debaixo da condenação do pecado (Sl 51.5; Rm 11.32). Quando o homem aceita a Cristo como Salvador, Deus perdoa o seu pecado, erradicando-o completamente através da propiciação efetuada pelo sangue de Cristo, e o homem se torna uma nova criatura (Jo 3.3). Este ato divino na vida do homem é chamado de regeneração (Tt 3.5).

  Pecado Venial: Depois de perdoado pelo sangue do sacrifício de Cristo e regenerado, o homem se tornar a pecar, pela sua própria concupiscência ou por uma tentação, pode ter o seu pecado perdoado. Jesus nos assegura o perdão, por meio de sua intercessão ao Pai, quando lhe pedimos perdão (1Jo 2.1). A Bíblia é clara quando nos diz: Filhinhos, não pequeis, mas se pecardes, tendes um advogado para com o Pai!

Pecado contra o Espírito Santo 
 Rejeição completa à voz, à ação e à advertência do Espírito Santo (Mc 3.29; Hb 10.8). Este é chamado o pecado para a morte, a qual o Apóstolo João dizia: A este digo que não ore (1Jo 5.16; Hb 10:29; Mc 3:29).

Fonte: http://www.sepoangol.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário