quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

SOLIDARIEDADE COM PESSOAS COM HIV – UMA TAREFA TEOLÓGICA



Resumo: Solidariedade para com as pessoas marginalizadas é para a igreja uma tarefa
teológica, que também é verdade para a refl exão sobre o desafi o que a epidemia de HIV
signifi ca para a igreja. No refl etir da igreja sobre HIV e AIDS, muito pode ser aprendido da
metodologia da teologia da libertação. A defi nição de teologia como uma refl exão crítica
sobre a práxis é especialmente útil. Mas também o método e modelo ver – julgar – agir
é uma ferramenta importante para essa refl exão, que também deve incluir o ponto de
partida da opção pelos pobres. A aplicação de elementos da análise de discurso possibilita
identifi car quarto discursos nas escritas de Gustavo Gutiérrez. Dois discursos políticos
são usados para a análise sociopolítica, o radical e o liberal. O discurso político radical
trata da justiça para os pobres e a libertação da opressão como uma condição para a paz
e harmonia na sociedade, que são enfocadas no discurso político liberal. Com o discurso
teológico católico, Gutiérrez coloca a análise sociopolítica em uma relação com a doutrina
católica e, através do discurso teológico pastoral, ele dá razão para a esperança e inspiração
para a ação. Como um defensor de uma teologia da vida, Gutiérrez exorta às pessoas que
o leem e o escutam a quebrar o paradigma da morte e optar por uma teologia da vida.
Metodologicamente, isso será útil para uma refl exão teológica e pastoral sobre HIV. A partir
das pessoas que convivem com HIV e através de uma análise sociopolítica e uma refl exão
teológica meticulosas será possível formular um discurso teológico pastoral que possa
servir como um plano pastoral de ação, no qual a libertação integral é uma perspectiva
importante.


Palavras-chave: Gustavo Gutiérrez. HIV e teologia. Ver – julgar – agir. Opção pelos
pobres.


Introdução
A solidariedade com as pessoas marginalizadas é para a igreja, primeiramente,
uma tarefa teológica. Isso não é menos válido quando nós buscamos refl etir sobre o
que signifi ca o desafio da epidemia de HIV para a igreja. O compromisso que a igreja
tem com as pessoas convivendo com HIV está relacionado a aspectos fundamentais
da teologia: o que signifi ca ser igreja (eclesiologia), a imagem de Deus, uma perspectiva
cristã da humanidade etc.


A reflexão teológica sobre HIV tem sido mais elaborada na África do que na
América Latina devido ao fato de que a prevalência de HIV é muito mais alta no continente
africano. O professor sueco Sven-Erik Brodd apontou para isso em um artigo
que ele encerra com uma citação do teólogo nigeriano Francis Anekwe Oborji, que
aponta para desafi os importantes para uma refl exão teológica sobre HIV:


Isso levanta questões sobre qual é a imagem de Deus e que tipo de eclesiologia corresponde
a uma linguagem teológica que expressa vida e espiritualidade indígena? Conclui-
se que a imagem de Deus e a eclesiologia estão intimamente interligadas. Deus
cria/recria a vida, mas como essa imagem refl ete sobre a eclesiologia continua sem
resposta.


Não é somente uma questão de compromisso e de estar em solidariedade com
as pessoas soropositivas. É também uma questão de reconhecer que esse compromisso
desemboca em novas práticas cristãs que fornecem novas perspectivas sobre esses
aspectos fundamentais da teologia, ou seja, do fazer teologia. Ou, como Gustavo Gutiérrez
uma vez expressou:


Os esforços da inteligência da fé, que chamamos teologias, estão intimamente ligados
às questões que emergem da vida e dos desafi os enfrentados pela comunidade cristã
no seu testemunho do Reino. Portanto, a teologia se encontra vinculada ao momento
histórico e ao mundo cultural em que surgem estas questões.


Isso significa que uma refl exão teológica que é necessária para expressar essa
solidariedade ao mesmo tempo constitui uma contribuição para a compreensão teológica
geral e universal.


No refletir da igreja sobre HIV e AIDS pode-se aprender muito da metodologia
da teologia da libertação em geral e de Gustavo Gutiérrez em particular. Neste ensaio,
apresentarei algumas ideias básicas, nessa metodologia, que eu penso ser relevantes
para a refl exão teológica sobre HIV.



Contribuições da teologia da libertação para uma teologia sobre
HIV


No primeiro capítulo de seu livro que marcou época, Teología de la Liberación
– Perspectivas, Gutiérrez lida com a essência do entendimento dele da teologia
e como realizá-la. Ele enfatiza aqui sua função crítica e a resume na seguinte frase,
muitas vezes repetida em vários contextos: “A teologia como refl exão crítica da práxis
histórica à luz da Palavra não só não substitui as demais funções da teologia, como
sabedoria e saber racional, mas as supõe e necessita delas”.


O critério para a reflexão crítica é a Palavra; isto é, a mensagem bíblica e a
doutrina da igreja. Gutiérrez é claro sobre sua posição de que essa função não substitui
as outras duas funções que ele identifi ca para a teologia: sabedoria e saber racional.


Essas funções são consideradas como sendo “as clássicas tarefas da teologia”. Em
uma nova nota de rodapé na versão revisada, Gutiérrez comenta que a “relação íntima”
entre estas três funções da teologia (reflexão crítica, sabedoria e saber racional)
sempre foi destacada na sua reflexão e que o exercício teológico não pode ser reduzido
a somente uma dessas tarefas; isso seria “desperdiçar as lições aprendidas pela história
e na vida da igreja”.


Essa reflexão crítica é “uma das mais fecundas funções da teologia”, diz Gutiérrez,
e ele a considera como “fruto do confronto entre a Palavra aceita na fé e a
práxis histórica”.



Para ler mais: http://periodicos.est.edu.br/index.php/estudos_teologicos/article/view/313/395


Autor: Olle Kristenson


Pesquisa: Pastor Charles Maciel Vieira

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