quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

COMENTÁRIO BÍBLICO - LIVRO DE ROMANOS - PARTE 2

Capítulo 1
Tema: Apostasia dos gentios 
I. Saudação - 1:1-7
Todas as treze cartas do apóstolo Paulo começam com o grande apóstolo. Foi costume naquela época abrir uma carta com o nome do escritor em vez de terminar com ele como hoje em dia. 
Paulo identifica-se como servo e apóstolo e dá toda honra e glória a Deus, dizendo que foi chamado pela graça de Deus e separado ao ministério do evangelho (Atos.13:1-3, Gál.1:15-24). 
Paulo identifica esse ministério como o do "evangelho de Deus" (vs.1), "evangelho do Filho" (vs.9), e "evangelho de Cristo" (vs.16). 
Paulo também diz que estas boas novas são uma coisa nova porque o Velho Testamento prometeu também a vinda do Messias e sua morte e ressurreição. (Nota: 1Cor.15:1-4, onde a palavra "escrituras" indica o Velho Testamento). 
O Cristo que Paulo prega é judeu na carne (vs. 3) mas pela sua ressurreição provado o verdadeiro Filho de Deus (vs.4). 
O propósito da morte e ressurreição de Cristo é trazer todos à obediência da fé (vs.5). O homem que realmente aceita Cristo vai obedecer a Cristo e provar a sua fé. 
Nos versos 6-7 Paulo faz uma descrição dos santos em Roma. Eles também, estão chamados, não para ser apóstolos, mas santos. (Nota que "santo" é um crente vivo.). Estes santos tem o nome de "amados de Deus" e ainda são habitantes da malvada cidade de Roma. Que benção ser "os amados de Deus", igual a Jesus (Mat.3:17). Jesus disse o Pai nos ama como amou seu próprio Filho (João.17:23). Nesta saudação Paulo identifica o autor (Paulo), o recipiente (os santos em Roma), e o tema (Cristo e o evangelho da salvação). 
II. Explicação - 1:8-17
Paulo dá agora uma explicação dupla: 
(1) PORQUE ele está escrevendo, vs. 8-15, e 
(2) O QUE ele está escrevendo, vs.16-17. 
Por longo tempo Paulo desejava visitar os santos em Roma. O testemunho deles espalhou em todo o Império Romano (vs.8; 1Tess.1:5-10) e Paulo teve três razões para visitá-los: comunicar algum Dom espiritual (vs.11), consolar se mesmo (vs.12), e Ter entre ele algum fruto (vs.13). 
Paulo explica que tem sido impedido na sua visita a Roma (vs.13), não pelo satanás (1Tess.2:3-18), mas pelas numerosas oportunidades em outros lugares (Rom.15:23-19). 
Finalmente, Paulo está quase pronto para visitar Roma. Nota que ele está "devedor" (vs.14), "pronto" (vs.15), e não "envergonhado" (vs.16). Tudo indica que Paulo está pronto a começar sua viagem a Roma. 
Terminando a sua explicação Paulo refere-se a Habacuque.2:4, "O justo viverá da fé" e esta fé está em Deus. 
III. Condenação - 1:18-32
Como os gentios caíram na escuridão do pecado. 
1. Os gentios conhecerem Deus (18-20) 
  a. Receberam uma revelação dupla (vs.19) 
    1). "Neles se manifesta (dentro) 
    2). "Deus lhe manifestou (fora) 
  b. Estão inescusáveis (vs.20) 
2. Os gentios não glorificam Deus (21-23
      Indiferença - vs.21 
      Ignorância - vs.22 
      Idolatria - vs.23 
3. Os gentios mudaram a verdade de Deus (24-25) 
Na língua grega "mudar" aqui significa "trocar", ou em outras palavras os gentios trocaram as verdades de Deus para as mentiras do diabo. 
4. Os gentios rejeitaram o conhecimento de Deus (26-32).  Sal.14:1 diz: "Disse o néscio no seu coração: Não há Deus." 
    Note os três julgamentos de Deus:
      1). Deus os entregou a concupiscência e idolatria - vs.24-25
      2). Deus os entregou as paixões infames - vs.26 
      3). Deus os entregou a um sentido perverso - vs.28

 Capítulo 2
Tema: A condenação dos judeus 
I. O julgamento está baseado na verdade da Bíblia, não na opinião de homem - 2:1-5 
Podemos ver a atitude do judeu em Lucas.18:9-14 quando o Fariseu disse, "Graça te dou porque não sou como os demais homens.
Paulo agora chama a atenção dos judeus e gentios com as palavras "Por tanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas." Está dizendo que os judeus são responsáveis diante de Deus tanto quanto os gentios. 
È muito fácil descobrir o pecado do nosso próximo mas é um pouco mais difícil admitir que nós, também, temos pecado em nossas vidas. 
Os judeus usaram as mesmas desculpas que encontramos hoje em dia: Eu sou melhor que os piores e não preciso de Cristo. 
  Deus já me ajudou tanto que certamente nunca me condenará. Mas o homem esquece que o julgamento de Deus está baseado na verdade e não na opinião do homem. 
II. O julgamento está baseado nas obras de homens e não na sua posição social - 2:6-15 
A humanidade está procurando a posição social e pagará qualquer preço para obtê-la. Os judeus, na época de Paulo, pensavam que eles ocupavam uma posição especial com Deus. Eles não sabiam a diferença entre SABER a vontade de Deus e FAZER a vontade de Deus. (Rom.2:13). 
Estes versículos (6-15) não nos informam como sermos salvos, mas nos informam como Deus julga a humanidade de acordo com as suas obras aqui neste mundo. Vers.7-8 não estão falando das obras que nós fazemos de vez em quando, mas do propósito das nossas vidas. 
O homem não está salvo pela busca de vida eterna através de qualquer meio, como por exemplo: boas obras, leituras bíblicas, religião, etc... mas ele, realmente está buscando a salvação vai achá-la em Cristo Jesus. 
As palavras "cada um" (vs.6), "toda a alma" (vs.9), e "qualquer" (vs.10), significam que Deus "não faz acepção de pessoas" (Atos.10:34), mas julga cada um de acordo com as suas vidas e obras. 
III. O julgamento de Deus está baseado no evangelho de Jesus e não na religião do homem - 2:16-19
Duas vezes Paulo já referiu-se ao "dia de julgamento" (2:5 e 16), e agora está dizendo francamente que o julgamento vai ser do coração, onde o homem guarda todos os seus segredos. Cristo será o juiz, e a grande pergunta será: "Aceitou ou rejeitou o Salvador?" 
O judeu vangloriou da sua raça e dos seus privilégios religiosos. Por causa da palavra que Deus lhe deu, o judeu sabia a vontade de Deus e tinha uma vida melhor que os gentios. 
Os judeus considerou os gentios cegos, néscios, e crianças (19-20) 
O judeus pensava que ele fosse o favorito de Deus, mas não sabia que todos os privilégios e toda a sabedoria que Deus lhe deu deixou o judeu muito mais responsável diante de Deus. A lei que o judeu pregava aos gentios, ele mesmo desobedeceu. 
O resultado foi que "o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós" (vs.24, Isa.52:5, Ezeq.36:21-22). 
Os judeus tinham muita "religião" mas a religião deles foi feita de cerimônia externa e não de realidade interna. 
Os judeus vangloriou-se na circuncisão; mas que adianta uma cerimônia quando não existe obediência à palavra de Deus? Paulo diz que os gentios  não circuncidado, mas que obedece a palavra de Deus é melhor que judeu circuncidado que não obedece a palavra. Paulo escreveu em vers.28, "Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne." 
O evangelho de Cristo exige uma mudança interna. "Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." (João.3:3) 
O homem que nunca aceitou Cristo como Salvador já está condenado diante de Deus, seja gentio ou judeu. "Quem crê nEle não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do Unigênito Filho de Deus." (João.3:18)



Nenhum comentário:

Postar um comentário