domingo, 23 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA 2012 - Chile decreta alerta máximo por erupção do vulcão Copahue

O Departamento Nacional de Emergência (Onemi) do Chile decretou neste domingo alerta vermelho para o município de Alto Biobío, o mais próximo ao vulcão Copahue, que entrou em erupção neste sábado na fronteira com a província argentina de Neuquén. Por enquanto, o organismo descartou a evacuação preventiva dos habitantes das imediações, enquanto as autoridades continuam acompanhando o fenômeno.
O Onemi adotou a decisão após se inteirar de um relatório do Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin), segundo o qual o vulcão Copahue, de 2.997 metros de altitude, apresenta em sua atividade superficial incandescência e uma coluna de fumaça de entre um e 1,5 quilômetro de altura.
O vento arrasta a coluna de fumaça na direção sudeste, para o território argentino, indicou o relatório do Onemi, que afirmou que em caso de aumento da atividade a área atingida pelas lavas pode chegar a um raio de 15 km.
O departamento disse ainda que se a erupção aumentar a área atingida pode atingir um raio de 25 quilômetros. O alerta vermelho significa o reforço da vigilância técnica do vulcão e a aplicação de planos comunitários de emergência.
Na Argentina, as autoridades de Neuquén mantinham, até ontem à noite, alerta amarelo por causa da erupção do Copahue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário