quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

COMENTÁRIO BÍBLICO - LIVRO DE ROMANOS - PARTE 9

Capítulo 16
Tema: Saudações aos Irmãos 
Esta lista de nomes mostra que Paulo amou os crentes e estavam interessado nas suas vidas e obras. Estas pessoas sem dúvida, foram pessoas convertidos no ministério de Paulo em outras cidades, e que mudaram para Roma; lembre-se que Paulo nunca visitou Roma antes. Como Jesus conheceu as ovelhas, Paulo também conheceu os seus convertidos. 
I. Saudações a alguns irmãos - 16:1-6 
Parece que os crentes de Roma não reuniram num lugar só, mas em várias casas. (vs.5,10,11 e 15) Não existia "a igreja em Roma" no sentido, por exemplo, de 1Tess.1:1 "A igreja dos Tessalonicenses". Parece que Febe viajou para Roma trazendo a carta consigo. O conselho de Paulo é recebê-la e ajudá-la. É pena que todos os crentes de hoje em dia não praticam este conselho com os nossos irmãos. 
Mais uma vez encontramos Priscila e Áquila, aqueles amigos amados de Paulo em Atos.18:2-28, 1Cor.16:19, e 2Tim.4:19. Eles saíram de Roma por causa da perseguição e assim entraram com Paulo em Corinto. Agora os dois estão tentando fundar uma igreja em sua casa em Roma. Nós não sabemos quando foi que eles salvaram a vida de Paulo, mas graça a Deus que salvaram este grande servo de Deus. 
Nove irmãos estão mencionadas neste capítulo: Febe (16:1); Priscila (16:3); Maria (16:6); Trifosa (16:12); Pérsida (16:12); a mãe de Rufo (16:13), Julia (16:15), a irmã de Nereu (16:15). Esta lista mostra o interesse de Paulo nas mulheres das igrejas. Ele conheceu o fato que as mulheres podem ser grandes obreiras na obra do Senhor. Deus nunca chamou uma irmã para pregar o evangelho, mas muitos pastores, evangelistas, e diáconos já receberam muita ajuda das suas esposas e outras irmãs da igreja. 
Em vários versículos Paulo refere-se aos seus parentes (7,11,12) que não significa parentes de sangue mas significa outros judeus, possivelmente da tribo de Benjamim. 
II. Alguns pecadores a Evitar - 16:17-20 
Paulo estava cônscio do perigo às igrejas de permitir o pecado entrar no seu meio. Crentes devem perdoar o seu irmão e amá-lo, mas pecado contra a igreja tem que ser resolvido pela disciplina da igreja. Crentes que tem suas vidas cheias de pecado não podem ser aceitos como membros da igreja do Senhor. Devemos "notar" eles. Na língua original esta palavra quer dizer "fique olhando". Então devemos notar bem os desordeiros e encrenqueiros que gostam de correr de uma igreja para outra fazendo problemas. 
III. Alguns servos a honra - 16:21-24 
Nem todo mundo pode ser um Paulo, mas todo mundo pode ajudar no ministério. Aqui há uma lista dos grandes lutadores que ajudaram  Paulo: Timóteo, o filho na fé de Paulo e um servo de Deus (Fil.2:19-22). Lúcio, que ajudou Paulo desde o princípio em Antioquia (Atos.13:1). Jason viajou com Paulo de Tessalônica (Atos.17:5-9) e Sosípatro era de Bereia (Atos.20:4). Paulo amou estes homens e sem sua ajuda o ministério dele não teria sido eficaz. 
Tercio escreveu esta carta para Paulo, e sem dúvida era bem conhecido em Roma sendo nascido romano. 
Gaio pode ser o Gaio de Atos.19:29 ou talvez aquele de Derbe (Atos.20:4). Com certeza é o Gaio de 1Cor.1:14 que Paulo batizou durante seu ministério em Corinto. Provavelmente Paulo estava hospedado na casa deste irmão porque escreveu esta carta de Corinto. 
Erasto, o tesoureiro da cidade de Roma, é um exemplo do poder do evangelho, porque poucos oficiais querem pensar em Deus. 
"O irmão Quarto", mostra que homens simples e sem grande talento podem ser servos de Deus também. 
Paulo sempre assinou suas cartas com sua "assinatura de graça" (2Tess.3:17-18) e aqui assina na mesma forma. É bem possível que apesar da vista aflita Paulo escreveu versos desta carta. Os profetas de vs.26 são profetas do Novo Testamento pelos quais Deus revelou as verdades da igreja e o evangelho da graça. Atos.13:1; 15:32; 21:10; 1Cor.12:28-29; 14:29-32; Efés.2:20; 3:5; 4:11. Que vs.27 seja cumprido em nossas vidas"! 

Autor: Pr Eduardo Kittle
Digitalização: Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos - Março 2002
Correção gramatical: Guiomar Figueiredo - Setembro 2002
Fonte: www.palavraprudente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário