segunda-feira, 6 de junho de 2011

O BRUXO DE MENTIRINHA - Parte 2 - WICCA


 Ritual Wicca

 A divulgação de conceitos de bruxaria está presente fortemente na mídia, e inclusive nos desenhos da Disney. O que apresentamos aqui é uma explicação sobre a Wicca, que simplesmente é a bruxaria em seu contexto mais “ligth”, apresentando-se como benéfica e do bem, mas todos quantos conhecemos sabemos seu real significado. É apresentado também nesse contexto citações sobre a “grande mãe”, que nada mais é que a deusa da natureza, um espírito maligno que substitui Deus na vida das pessoas. Não quero que os bruxos sintam raiva de mim, mas quero que sejam iluminados por Deus. O contexto de bruxaria é muito antigo e mesmo nos tempos bíblicos já havia adoração à deusa (que é o próprio diabo) o que é condenado por Deus através do profeta Jeremias:
“Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres preparam a massa, para fazerem bolos à rainha dos céus, e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira”. Jeremias 7:18
Caso queiram saber mais entrem em contato comigo, deixem e-mail.

Pr.Charles Maciel Vieira



Rainha dos céus, divindade da bruxaria
O que é Wicca?
  Wicca (nome alternativo para a arte da feitiçaria moderna) é uma religião de natureza xamanístíca, positiva, com duas deidades reverenciadas e adoradas em seus ritos: a Deusa (o aspecto feminino e deidade ligada à antiga Deusa Mãe em seu aspecto triplo de Virgem, Mãe e Anciã) e seu consorte, o Deus Chifrudo (o aspecto masculino). Seus nomes variam de uma tradição wiccaniana para outra, e algumas delas usam nomes de deidades diferentes, tanto em seus graus mais elevados como nos inferiores.
  Frequentemente, Wicca inclui a prática de várias formas de magia branca (geralmente com propósitos de cura ou para neutralizar a negatividade) e ritos para harmonização pessoal com o ritmo natural das forças da vida marcadas pelas fases da lua e pelas quatro estações do ano.
  Wicca (que também é conhecida como "Arte dos Sábios ou, muitas vezes, somente como "A Arte") é considerada por muitos uma religião monista, assim como panteísta, e faz parte do ressurgimento atual do paganismo ou movimento neopagão, como muitos preferem chamar.

 
 "Hoje em dia muitas pessoas que se definem como Pagãs utilizam a palavra como termo genérico para as "religiões naturais e nativas, em geral politeístas, e também para seus adeptos".
 
  Em termos simples, é uma religião positiva, baseada na natureza, que prega o amor fraterno e a harmonia, e o respeito por todas as formas de vida. É muito semelhante à espiritualidade dos nativos americanos. Suas origens estão no início do desenvolvimento humano da religião: deidades animistas gradualmente assumem uma nova definição, transformando-se em Deus ou Deusa de toda a Natureza. Esse Deus ou essa Deusa — sob nomes diferentes em épocas e locais diferentes — pode ser encontrado em quase to- dos os sistemas religiosos históricos do mundo.
 
  O Paganismo não se opõe e nem nega qualquer outra religião. Ele é, simplesmente, uma fé pré- cristã.
  A maioria dos Pagãos parece concordar com várias dessas crenças comumente sustentadas:
  "(l) A divindade é imanente ou interna, bem como transcendente ou externa. Isso é expresso com frequência nas frases Tu és Deus e Tu és Deusa'.
   (2) A divindade costuma manifestar-se sob a forma feminina, o que resultou num grande número de mulheres atraídas para a fé e ingressando no clero.
  (3) Uma multiplicidade de deuses e deusas, como deidades individuais ou como facetas de um ou de alguns arquétipos, originou sistemas de lógica de valores múltiplos e aumentou a tolerância em relação às outras religiões.
  (4) O respeito e o amor pela Natureza como algo divino por direito próprio fazem da conscientização ecológica e dessa atividade uma obrigação religiosa.
  (5) Descontentamento com as organizações religiosas monolíticas e desconfiança de supostos messias e gurus. Isso dificulta a organização entre os Pagãos, mesmo "para o seu próprio bem”, e leva a mutações constantes e ao crescimento do movimento.
  (6) A convicção de que os seres humanos foram feitos para viver vidas repletas de alegria, amor, prazer e humor. Os conceitos ocidentais tradicionais de pecado, culpa e retribuição divina são vistos como uma interpretação errada das experiências naturais de crescimento. (7) Um simples conjunto de ética e de moralidade para evitar prejudicar outras pessoas. Uns ampliam esse conceito para alguns ou todos os seres vivos e o planeta como um todo.
  (8) O conhecimento de que, com treinamento e intenção apropriados, as mentes e os corações humanos são totalmente capazes de realizar toda magia e milagres de que, provavelmente, necessitarão por meio do uso dos poderes psíquicos naturais que todos possuem.
  (9) A importância da conscientização e celebração dos ciclos solar e lunar  também de outros em nossas vidas. Isso provocou uma investigação e a renovação de vários costumes antigos, e, também, uma pesquisa sobre alguns novos.
 (10) O mínimo de dogma e o máximo de ecletismo. Isso significa que os Pagãos relutam em aceitar qualquer idéia sem uma investigação pessoal e que desejam adotar e usar qualquer conceito que considerem útil, independente da sua origem.
 (11) Uma grande fé na capacidade das pessoas de resolverem seus próprios problemas atuais em todos os níveis, públicos e particulares. Isso conduz a...
 (12) Um total compromisso com o crescimento, evolução e equilíbrio pessoais e universais. Espera-se que os Pagãos realizem esforços intermitentes nessas direções.
 (13) Crença em que cada um pode progredir para atingir esse crescimento, essa evolução e esse equilíbrio mediante alteração cuidadosamente planejada da sua consciência, utilizando tanto os métodos antigos como os atuais para auxiliar em concentração, meditação, reprogramação e êxtase.
 (14) O conhecimento de que a interdependência humana implica uma cooperação de comunidade. Encoraja-se os Pagãos a utilizarem seus talentos para se ajudarem ativamente e também a comunidade.
 (15) A conscientização de que, se quiserem atingir qualquer um de seus ideais, deverão praticar o que pregam. Isso os leva a observarem e adotarem um estilo de vida consistente com as crenças naquilo que proclamam".
 (Extraído de um panfleto distribuído na vizinhança, intitulado O Que, em Nome dos Céus, Está Acontecendo Aqui? Copyright 1989 do Centro de Religião Não-Tradidonal, usado com autorização. Para mais informações, consulte o título Panegyria, na página 193, no capítulo sobre Publicações Pagãs.)
 A religião wiccaniana é formada de várias seitas (ou "tradições"), como a Gardneriana, Alexandrina, Diânica, Tâniea, Georgiana, Tradicionalista ética e outras. Várias dessas tradições foram formadas e introduzidas nos anos 60, e, embora seus rituais, costumes, ciclos místicos e simbolismos possam ser diferentes uns dos outros, todas se apoiam nos princípios comuns da lei da Arte. O dogma principal da Arte Wicca é o Conselho Wiccaniano, um código moral simples e benevolente:
SEM PREJUDICAR NINGUÉM, REALIZE SUA VONTADE.
 Ou, em outras palavras, você é livre para fazer o que quiser, contanto que, de forma alguma, prejudique alguém — nem você mesmo. (O Conselho Wiccaniano é extremamente importante e não pode ser esquecido na realização de qualquer encantamento ou ritual mágico, especialmente naqueles que podem ser considerados como não-éticos ou de natureza manipuladora.)




 A Lei Tripla (ou a Lei dos Três) é uma lei cármica de retribuição tripla que se aplica sempre que você faz alguma coisa boa ou má. Por exemplo, se você usa a magia branca (ou energia positiva) para fazer bem a alguém, por três vezes ele voltará para você durante a sua vida. Da mesma forma, se você usar a magia negra (ou energia negativa) para prejudicar alguém, o mal ou "pecado" também retomará a você três vezes durante a mesma vida. Os seguidores da religião Wicca são chamados de Wiceanianos ou Bruxos. A palavra Bruxo(a)^ aplica-se aos praticantes do sexo masculino e do sexo feminino da Arte. (Os Bruxos muito raramente são chamados de feiticeiros [warlocks]. A palavra warlock^ considerada um insulto na maioria dos círculos wiccanianos, origina-se do inglês  arcaico WAERLOGA, que significa "aquele que rompe o juramento” e foi utilizado pela Igreja cristã de maneira aviltante, como termo correspondente ao masculino de bruxa.)
 Embora as Bruxas se orgulhem de fazer parte da Arte, existem algumas que se opõem fortemente ao uso do termo truxa", considerando que a palavra possui determinadas conotações negativas e incitando imagens estranhas e conceitos mal-entendidos nas mentes dos que não estão familiarizados com a Arte e que talvez se mostrem um pouco relutantes em aceitar aquilo que não compreendem claramente.
 Como a Arte Wicca é uma religião orientada para a Natureza, a maioria do seus membros está envolvida de uma maneira ou de outra com o movimento ecológico e com as reivindicações ambientais atuais.
 Os Wiccanianos não aceitam o conceito arbitrário do pecado original ou do mal absoluto, e não acreditam num Céu ou num Inferno, mas somente naqueles que são as suas criações próprias.
 Os Wiccanianos não praticam qualquer forma de magia negra ou "mal", não cultuam os diabos, demónios ou qualquer entidade do mal, e não tentam converter membros de outras fés para o Paganismo. Respeitam todas as outras religiões positivas e acham que a pessoa deve ouvir o "chamado da Deusa" e desejar verdadeiramente, dentro de seu coração, sem qualquer influência externa ou proselitismo, seguir o caminho wiccaniano. Muitos Wiccanianos usam um ou mais nomes secretos (também conhecidos como "nomes de iniciação para significar o renascimento espiritual e uma nova vida dentro da Arte Wicca. Os nomes de iniciação são muito sagrados e usados somente entre os irmãos e as irmãs do mesmo caminho. Quando um Bruxo ou Bruxa assume um novo nome, ele ou ela deve ser extremamente cuidadoso em escolher algum que se harmonize de uma maneira ou de outra com o aspecto numerológico do nome, do número do nascimento ou do número das ninas. Um nome bem escolhido vibra com o indivíduo e o une diretamente à Arte.


 Muitos Wiccanianos trabalham juntos em pequenos grupos que são chamados de covens. Um coven (que pode consistir de até 13 membros) é dirigido pela Alta Sacerdotisa e/ou um Alto Sacerdote, e reúne-se para adorar a Deusa, realizar trabalhos mágicos e cerimónias nos Sabás e Esbás. Os membros de um coven são chamados de coveners e o lugar de reunião do coven  covenstead.
 Os que trabalham por si só, tanto por escolha pessoal como por circunstâncias, são chamados de bruxos ^solitários
 Os Wiccanianos celebram oito Sabás anuais, destacando as transições entre as estações. Existem quatro principais (ou grandes) Sabás e quatro menores (ou menos importantes). Os Sabás maiores são Candiemas, Beltane, Laminas e Samhain. Os Sabás menores são Equinócio da Primavera, Solstício de Verão, Equinócio do Outono e Solstício de Inverno. (Esses festivais são descritos em detalhes no Capítulo Dois.)
 O Esbá é uma reunião mensal do coven, realizada pelo menos 13 vezes ao ano, durante a lua cheia. No Esbá, os Wiccamanos trocam ideias, discutem problemas, realizam rituais especiais, trabalhos mágicos e de cura, e agradecem à Deusa e ao Deus Chifrudo. Uma cerimónia tradicional, a dos "Bolos e Vinhos" ou "Bolos e Cerveja", acontece também em cada Esbá. Nelas são servidos comidas e refrescos consagrados, e os coveners relaxam e discutem assuntos mágicos importantes. (O "Bolos e Vinho" ou "Bolos e Cerveja" é um costume tradicional sempre que acontece um ritual wiccaniano e se traça um círculo mágico.)
 Num couen a Deusa é representada pela Alta Sacerdotisa, e o Deus Chifrudo, pelo Alto Sacerdote.
Isthar
 A Deusa é conhecida por vários nomes diferentes. Ela é chamada frequentemente de Diana, Cerridwen, Freya, Ísis, Isthar, a Senhora ou qualquer outro nome que o coven escolher para usar ou que um Wiccaniano sinta que corresponde à sua própria visão mitopoética.
 A Deusa é um princípio feminino. Ela representa a fertilidade, a criação, os poderes regeneradores da Natureza, e a sabedoria. Seu símbolo é a Lua, e, nas artes, é  muitas vezes representada como possuidora de três faces — cada uma representando uma fase lunar diferente. Na
 Sua fase de lua nova. Ela é a Virgem; na lua cheia, é a Mãe; e, na Sua fase minguante, é a Anciã.
 O Deus Chifrudo é uma deidade fálica da fertilidade e da criatividade intelectual que simboliza os poderes dos crescentes lunares do quarto crescente e do quarto minguante. Geralmente é representado como um homem hirsuto, barbado, com os cascos e os chifres de um bode. É o deus da Natureza e a contraparte masculina da imagem da Deusa. Na época primitiva, era adorado como o Deus Chifrudo da Caça.
Woden
 Como a Deusa, o Deus Chifrudo é também conhecido por vários nomes diferentes. Em algumas tradições wiccanianas, é chamado de Cemunnos, que é o nome latino para "o Chifrudo". Em outras, é conhecido como Pa, Woden e outros nomes.
 O culto à Deusa e ao Deus Chifrudo simboliza a crença wiccaniana de que tudo que existe no universo está dividido em dois opostos: feminino e masculino, negativo e positivo, luz e trevas, vida e morte, yin e yang — o equilíbrio da Natureza.



 Em certas tradições wiccanianas, a Deusa é adorada durante os Sabás da Primavera e do Verão, pois simboliza a fertilidade da terra na época do crescimento, e o Deus Chifrudo, durante os Sabás do Outono e do Inverno, pois representa a metade escura do ano.
 Outras tradições adoram a Deusa em Seus vários aspectos durante todo o ano e observam o nascimento (na verdade o renascimento) do Deus Chifrudo no Sabá do Solstício de Inverno; Seu crescimento, puberdade e maturidade, durante, respectivamente, os Sabás da Primavera, do Verão e do Outono; e a Sua morte, no Sabá Samhain.
 Após a morte, diz-se que Seu espírito retorna ao ventre divino da Deusa Mãe até o Soistído de Inverno seguinte, quando, mais uma vez, renasce. Esse antigo eido mítico de nascimento-morte-renascimento se repete a cada ano.

















 Pesquisa: Pastor Charles Maciel Vieira

76 comentários:

  1. Por que ao invés de apenas "pesquisar" copiando e colando textos e imagens que definem a Wicca e a sacratíssima Mãe, você não experimenta se despir de seus preconceitos e dogmas tacanhos e medíocres para realmente conhecer o que é o paganismo e a Wicca? Por que você não procura respeitar ao seu próximo e as suas escolhas para que você mesmo seja respeitado? Enquanto houverem pessoas iguais a você que julga os outros de acordo com o que leem em um livro que é tido, por vocês protestantes, como verdade suprema, o mundo continuará do jeito que está: Cheio de ódio e rancor. O fanatismo extremo aliado a uma fé cega e ignorante faz com que gente como você espalhe mentiras maliciosas com o simples intuito de conseguir mais e mais cabeças para o seu rebanho. Uma turba de pessoas que falam o que não sabem e que tentam enveredar por caminhos que jamais conseguirão trilhar enquanto ainda vestirem o tenebroso manto da ignorância e pobreza espiritual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A PALAVRA DE DEUS NÓS DIZ " E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ JOÃO 8:32. E UMA PENA QUE PESSOAS COMO VOCÊ ACREDITEM EM ALGO TÃO TOSCO E FALÍVEL COMO ISTO , ENTRETANTO GRANDE SERÁ A SUA SURPRESA QUANDO VOCÊ DESCER A SEPULTURA E DESCOBRIR , QUE TUDO ISSO EM QUE VOCÊ ACREDITOU ERA UMA MENTIRA!! ENTÃO SERÁ TARDE DEMAIS PARA VOLTAR ATRÁS , BUSQUE A JESUS ENQUANTO VOCÊ PODE!! ELE JAMAIS ABRIRÁ MÃO DE VOCÊ POIS ELE SEMPRE TE AMARÁ!!

      Excluir
    2. Amem! concordo plenamente, não precisamos de guias, orixás, caboclos e falsos deuses de pedra, ouro, marfim, etc.. temos o Deus que está acima de qualquer coisa, entrega teu caminho ao senhor, confia nele e ele tudo fará! (Salmos 37:5). Jesus nunca foi bruxo, muito pelo contrário ele abominava atos como esse! como Deus abomina e seguia seus mandamentos.

      Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. Apocalipse 21:8 é isso mesmo que vocês bruxos querem? Se arrependam enquanto é tempo!

      Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Isaías 55:6

      Que a misericórdia de Deus o Deus todo poderoso! venha sobre as vossas vidas!

      Excluir
    3. Black vc me fez rir muuuuito. Amei, sou bruxa, feitiçeira, fornicadora, amante do Deus de Chifre, o caçador e não me arrependo. Ah, vc não tem ideia do que significa o Deus de chifres, mas não se preocupe, não tem nada a ver com o tal diabo que vcs cristãos criaram e mantém... Não preciso de sua misericórdia... Sou feliz, evoluo a cada dia, amo a Deusa, a Terra e auxilio meus semelhantes. How!

      Excluir
    4. colega "Voxi", é citada a fonte de pesquisa. Obrigado.

      Excluir
  2. Nada de odio nem rancor muito menos preconceito! Isso não envolve copiar e colar, envolve a verdade , Jesus é a unica verdade , e o unico que pode libertar este povo desta mentira . Claro que o mundo continuara do jeito que esta, afinal ele jaz no maligno , são pessoas como vc que merecem um chance de serem salvos, fanatismo não, realidade de uma pobreza que vcs vivem a mentira! Demonios que enganam ! Mas Ainda toda lingua confessara e todo joelho se dobrara e confessara que apenas um DEUS É DEUS! REIS DOS REIS SENHOR DOS SENHORES, podem falar o que quiser , podem julgar o quanto quiser , que somos fanaticos, loucos , pirados! Mas um dia sentirão na pele o que é negar Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Jesus foi um bruxo wiccano, existem provas disso, mas que a igreja católica conseguiu esconder, em 1478 meus antepassados na italia tinham esta prova em mãos, oque aconteceu foi que foram julgados como malignos, esta historia passo de pai para filho, mas esta escondido dentro dos cofres do vaticano, então me diga, quem é jesus, se ele foi um de nós wiccanos, quem esta certo? a fé é algo efemero, vcs tem fé em um homem que na realidade foi um de nós, e ainda por cima nos julgam. interessante isso. imaginem se os segredos se revelarem, quem será salvo de quem, nos só fazemos o bem, e sem olhar a quem, e vcs fazem oque julgando seus semelhantes, não atire pedras no telhado visinho, quando vs mesmo tem telhas de vidro. olhem a historia e vejam quem espisinha seus seguidores, quem se diz filho de deus e tira dos pobres para construir suas igrejas e altares de ouro, nós, bem nós nos reunimos na terra batida, nosso templo é a natureza, cada um de nós come o pão que cultiva, seja na terra diretamente, ou seja com o fruto do trabalho individual... boa sorte inquisitores dos seus semelhantes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jesus que ignorância!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. O que eles querem é distorcer a verdadeira Wicca, para que mais fanáticos se juntem a eles e o cofre das suas igrejas ficarem polpudos...Quando o ser humano descobrir que não precisamos de igrejas, templos, padres e pastores para aprender o que Jesus (que pra mim foi um homem comum de grande sabedoria, um Bruxo talvez)deixou em sua passagem pela terra...O Amor fraterno e incondicional.
      Nosso templo é a Natureza e a nossa Deusa a Mãe terra, nosso Deus é o Universo de la viemos e no ultimo instante é pro nos braços de nossa mãe ficaremos.

      Excluir
    3. Antonia Carvalho. Obrigado pelo comentário. Quanto ao anonimo que disse que Jesus foi um bruxo, por favor, quando for escrever, já que nesse blog eu dei a liberdade da pessoa escrever como anonimo, identifique-se sempre. Obrigado.

      Excluir
  4. voce não sabe de nada e quer enganar aos outros assim como fizeram na epoca da inquisao catolica queimando meu povo dizendo que nossos deuses são demonios vai aprender para julgar ta bom se não estiver foda se sou bruxo com orgulho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, é necessario discenir a fé dentro do cristianismo, não sou católico, sou protestante. Pelo erro de uns, não se aplica a outros a culpa. Nem todo bruxo sacrifica pessoas, isso é um extremo, nem todo padre é pedofilo, nem todo pastor é caido por dinheiro. Um não pode representar a todos, e quem assim interpreta que todos são iguais, mostra sua ignorancia. Quanto à interpretação e o texto em si, temos aqui de inicio a interpretação evangelica e após um texto de fonte pagã, ou seja não cristã. Interprete bem. Grande abraço amigo.


      Pr.Charles Maciel Vieira

      Excluir
  5. O mais engraçado é que, nos textos que ele copiou e colou, não tem nada de demoníaco, muito pelo contrário. Estão cheios de amor, pregam a união e o respeito mútuos, fazer aquilo que se quer sem interferir de forma ruim na vida do outro, cuidar do planeta, etc. O máximo que pode haver aí que pode ser interpretado dubiamente é o Deus Chifrudo, que nada mais é que um Deus que representa o masculino (afinal, os chifres só existem nos animais machos), que foi transformado numa representação do mal absoluto para que as fés pagãs fossem exterminadas. Não se trata de Deus ou da Divindade, é a cobiça do homem pelo poder...
    Bem, a Wicca não crê em demônios, nem em inferno, nem em mal absoluto. Portanto, quaisquer interpretações "malignas" ou "demoníacas" de qualquer dos nossos símbolos, práticas e deuses são provenientes da fé católica e nada tem a ver com a nossa própria. Cremos sim em vários tipos de simbologia, e esta pode ser mal interpretada por qualquer pessoa, proveniente de qualquer fé, principalmente aquelas que nutrem preconceitos. Uma pena, afinal Jesus nos ensinou a amar-nos uns aos outros, uma das mais belas e iluminadas mensagens da humanidade, e esta mensagem até hoje é tão mal interpretada e tirada de contexto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo anonimo, por favor, sempre se identifique para sabermos com quem estamos conversando. Grande abraço e saúde.


      Pr.Charles Maciel Vieira

      Excluir
  6. Na minha opinião, isso é coisa de quem não tem o que fazer.
    Se tivesse que trabalhar honestamente, não aconteceria isso.
    Mas, como rouba dinheiros dos bobos é isso que dá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pera aí, kkkk. Quem rouba dinheiro de quem??? Nunca vi um bruxo pedir 10% do salário de ninguém!!! kkkkkkkk.

      Excluir
    2. Por favor, identifiquem-se para sabermos quem é o "alguem" que escreve.

      Excluir
  7. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    pena de vcs...cristaos como sempre né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKK COPIANDO e NEM PERCEBEM QUE A WICCA NÃO ACREDITA EM DEMÔNIOS, OU SATÃ. A WICCA SABE QUE ESSAS ENTIDADES SÂO DA MITOLOGIA JUDAICO CRISTÃ!PARE DE ENGANAR O POVO! VAI ESTUDAR MAIS! PARE DE CLICHÊS BIBLICOS!E PARE DE PEDIR DINHEIRO AOS SEUS!Creio que se jesus estivesse vivo, terIA VERGONHA de vocês!

      Excluir
    2. Por favor, quando for escrever, identifique-se, para sabermos quem é o "alguém" que escreve. Obrigado.

      Excluir
    3. Macha Aine, obrigado pelo comentario. Somos cristãos com honra.

      Excluir
  8. Ser Bruxa(o) é comungar com a natureza de todas as formas e assim respeitar tudo o que é sagrado: A vida é pura magia, basta aprender a viver com dignidade. Dignidade essa que nos mostra que tudo faz parte do todo e que o todo está dentro de nós.... essa religião não é piada! É um caminho de luz, amor e respeito acima de tudo.....
    OBS: CUIDADO AO POSTAR FOTOS PESSOAIS, PQ PODE SER PROCESSADO...
    E FAÇA O FAVOR DE RESPEITAR AS RELIGIÕES DE CADA UM! VC NÃO SABE O RETORNO QUE CAUSARÁ A VC MESMO....NÃO MEXA COM O DESONHECIDO...CUIDADO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu acho mais interessante é que "alguém", porque não sabemos quem, escreve como anônimo, não tem coragem de se identificar, e deve ser por medo de alguma coisa, pois quem não deve não teme, e por final me dá uma advertencia "assustadora" escrita num mau portugues: "VC NÃO SABE O RETORNO QUE CAUSARÁ A VC MESMO....NÃO MEXA COM O DESONHECIDO...CUIDADO..." .... chego à conclusão de que esses que querem ameaçar não teem condições de conversar e nem mesmo paz interior. O mesmo anônimo disse que Wicca é uma religião: "essa religião não é piada! É um caminho de luz, amor e respeito acima de tudo....." ... esse blog tem por objetivo passar informações, estudos, dentro da óptica cristã e não "wiccquiana", aqui cremos em um UNICO DEUS, criador dos céus e da terra e de tudo o que nela há. Peço aos senhores bruxos que pelo menos se identifiquem, para sabermos quem é a pessoa q escreve, pois acaba dando a sensação de que o texto foi escrito por ninguém. E quanto à primeira ameaça: "CUIDADO AO POSTAR FOTOS PESSOAIS, PQ PODE SER PROCESSADO...".... só peço uma coisa, corre, faça logo cumprir a ameaça. Quanto ao mais, não tenho raiva de ninguém, Grande abraço e DEUS JEOVÁ vos abençoe e recebam saúde em abundancia.

      Excluir
  9. Que coisa mais ultrapassada, preconceituosa e burra para os dias de hoje...ridículo mas engraçada! Um pouco de estudo e conhecimento cairia bem. Se o diabo existe isto é a própria obra dele! kkk Aliás, obra do ser humando mesmo, pois nem o diabo iria perder tempo nesta bobagem...rssss A própria bíblia foi obra de humanos preconceituosos.Vai trabalhar ao invés de criticar o livre arbítrio e a felicidade do próximo sem arrecadar dinheiro de pessoas humildes e sem conhecimento...Fica na paz e como vc mesmo diz ele está voltando e quando passar desta pra uma melhor vamos ver se o que vc diz ser a verdade será verdade mesmo e também se irá para o paraíso! kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo anonimo, aqui neste post eu não abordei sobre a volta de Jesus. Eu creio nesse dia glorioso e se vc tbm tem essa crença, denota q voce conhece o evangelho e talvez seja um desviado dos caminhos do Senhor. Peço que sempre se identifique para sabermos com quem estamos falando. Tem essa opção aqui na hora de de publicar sua resposta à postagem.Grande abraço.

      Excluir
    2. Bom, me prova que você está correto que eu me converto e dou 10% do meu salário...beijão

      Excluir
    3. Se trabalhar, sustentar a família, tentar respeitar o próximo e nosso mundo, amar e ser amado, ajudar os necessitados, entre outras coisas...é estar desviado dos caminhos do senhor...vai saber o que é estar no caminho né? Claro que tudo sem perfeição pois somos humanos né? Outro beijão!Fica com Deus!

      Excluir
    4. Amigo(a) anonimo(a), agradeço por seu carisma e o ósculo enviado. Quanto às questões de salvação, a conversão não está associada a porcentagem de dizimos e ofertas para a obra de Deus, o que alias é feito com liberdade para aqueles que querem sustentar a obra de Deus, mas não é questão salvifica. Em nenhum momento eu falei contra a filantropia e o amor ao proximo, mas diferente disso, defendo seu direito de ser feliz e ainda seu direito de demonstrar seu amor fraternal e familiar com atos, pois é ensinamento biblico. Estar no caminho do Senhor, é ter Jesus como Senhor sobre vc, é entregar-se a Jesus, sujeitando-se a Ele, à sua Palavra, obedecendo a Deus sobre todas as coisas, o que denota obediencia à sua Palavra, a Biblia, então o que estaria em jogo q é a salvação de sua alma, Jesus é o Salvador, o Seu remidor, e você é a pessoa que precisa desse amor Divino através do sacrificio de Jesus na cruz. A cruz era para eu e você, mas Jesus nos substituiu sofrendo em nosso lugar. Deus te abençoe e te bendiga. Estás perto, e Deus está perto de vc. Quando der, identifique-se. Paz seja contigo.


      Pr.Charles Maciel Vieira

      Excluir
  10. Aqui quem vos fala é Jeová e não concordo com as palavras colocadas aqui...a verdade é outra, um mistério meus filhos. Só digo que com amor e respeito vc terá meio caminho andado a um mundo melhor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo anonimo, Deus nos revelou pela sua Palavra, então o tal "mistério" já foi revelado em Jesus pelo seu sacrificio na cruz do calvario. Profetas falsos e que falam em o nome de Jeová tem um monte por aí, e creio q encontrei mais um outro aqui. Peço q sempre se identifique para podermos saber quem é o "alguem" q escreve. Grande abraço profeta.


      Pr.Charles Maciel Vieira

      Excluir
  11. Eu não entendi qual o propósito desse post...
    Isso foi bom, ou ruim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Sandrini, leia novamente a postagem e vc verá q na primeira parte é exposta a interpretação cristã sobre a Wicca e na segunda parte um texto de fonte pagã explicando sobre o assunto com pormenores. Então um monte de bruxos estão igual siri na lata, espumando em sua fé. Não quero que os bruxos fiquem com raiva de mim, ao contrario, aqui nesta postagem temos uma questão de parametros sobre a fé em dois angulos, mas este blog é cristão, e então, não é de se esperar algum tipo de defesa à bruxaria, mas a apresentação do evangelho de Jesus e a verdade da Palavra. Grande abraço.

      Pr.Charles Maciel Vieira

      Excluir
  12. Olá! Bom dia!

    Pastor, eu acho que o Senhor deveria ter falado com suas palavras a questão da Wicca. Porque de certa forma (se o Senhor pelo menos se deu ao trabalho de ler), o Senhor mostrou a realidade da religião copiando de outras fontes. Nós não cremos em Demônio, Satã ou seja lá que nome vocês dão a essa criatura que ameaça a Wicca. Olha, eu vou a igrejas quando um amigo ou parente querido me convida. E meu coração vai aberto, esperando o mesmo quando o convido a uma reunião de bruxos. Seguimos o AMOR sobre todas as formas, sendo incapazes de prejudicar a alguma coisa ou alguém. Acreditamos em Jesus sim, que viveu a bastante tempo atrás e fez coisas maravilhosas para o povo, mas não o podemos definir de Deus, em Espírito Santo. Outra coisa, para se tornar um bruxo, precisamos ouvir o chamado da Deusa... E não pedimos dinheiro para darmos a nossa Deusa, Ela não precisa disso. E acho que o Deus de vocês também não... Não tentamos converter ninguém, então por favor, não faça o mesmo com a gente. Dói nos nossos corações. Muito obrigada pela atenção. Não tive a intenção de afetar ninguém, só estou no meu direito de defesa, uma vez que esse blog é aberto. Que muita paz e amor brilhe dentro do Senhor. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Anna Clara, obrigado pelo comentario e desejo bençãos de Deus sobre sua vida, paz e saúde. Em nenhum momento foi falado aqui sobre dinheiro nesta postagem, mas diferente disso, todo texto carece ser bem observado e destrinchado. Na primeira parte é exposta a interpretação cristã sobre a Wicca e na segunda parte um texto de fonte pagã explicando sobre o assunto com pormenores. Este blog não é pagão, mas é cristão, e não se aponta pessoas, mas tipos de fé e divindades assim veneradas, e cito que tenho a liberdade de expressão garantida pela constituição brasileira. Só para ficar claro:

      DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

      Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

      I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

      II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

      III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

      IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

      V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

      VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

      VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;

      VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

      IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

      Grande abraço, saúde para toda familia, e paz.


      Pr.Charles Maciel Vieira

      Excluir
    2. Você não respondeu a Anna Clara, apenas está repetindo as mesmas idéias sempre, mas com palavras diferentes.

      Excluir
    3. Tarciane Jéssica, bem vinda ao blog. De repente eu não tenho tido a resposta certa para agradar a egos certos. Caso você queira, sinta-se à vontade para também dar sua resposta, com sua própria óptica e opinião. Grande abraço, Paz e Luz para você.

      Pr. Charles Maciel

      Excluir
    4. Meus Cumprimentos e Obrigada!
      Resposta são dadas não para agradar, mas tem que ter coerência nos argumentos com a pessoa com quem conversas, senão será um texto com palavras vãs e sem retorno.

      Excluir
  13. "adoração à deusa (que é o próprio diabo)" kkk ai ai esse cristoes kk vai cuidar da sua vida que nós cuidamos da nossa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Ricardo Izidoro, obrigado pelo seu comentario, e realmente seu comentario é de uma sabedoria só. A vida é uma particularidade, então deve ser respeitada a privacidade de todo cidadão. Aqui está em pauta questões de fé e não de particularidades ou individualidades. Grande abraço, Saúde e Paz.


      Pr.Charles Maciel Vieira

      Excluir
  14. AQUELE QUYE REALMENTE CRE E VIVE SUA FÉ NÃO TEM NESSESSIDADE DE DENEGRIR A FÉ ALHEIA... SÓ LAMENTO POR VC E TODOS OS QUE CONCORDAM COM TUA ATITUDE PRECONCEITUOSA E PROSELITISTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Brianna Triskelion, não fique irada comigo, pois se vc tem firmeza em sua fé, em sua crença, não há motivos para irar-se, afinal no que vc crer deve ser "forte" o suficiente para te abençoar. Como este blog é cristão, eu creio no UNICO DEUS SOBERANO, CRIADOR DOS CÉUS E DA TERRA, então o restante das divindades é tudo fichinha perto do CRIADOR DEUS TODO PODEROSO.

      Além do mais, ainda para sua compreensão, deixo claro q temos, eu e vc, liberdade de expressão. Só não podemos atingir pessoas em sua particularidade, mas expressar-mos a favor ou contrarios à qualquer tipo de fé, é garantido pela constituição. Grande abraço. Paz e saúde.

      Pr.Charles Maciel Vieira

      Excluir
    2. Bom, verififo que o mesmo Deus soberano, criador dos Céus e da Terra é o mesmo que o nosso...pois todos são filhos de Deus / Deusa (universo)...então, está tudo explicado. Só que cada cada um utiliza desta energia de forma como quiser, errada ou não. Cada indivíduo expresSa de acordo com seu caráter, educação, conhecimento, respeito, etc... O mesmo Deus que você defende, que também é meu e de todos nós com certeza não estaria criando um blog como este para criar controvércias ou mesmo para propagar a fé! Quer ter um minuto de fama vai no Ratinho!

      Excluir
  15. Pastor assista isso, se puder:

    http://www.youtube.com/watch?v=fg5z3DhPvQE&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Anny, vi tanto suspense em suas palavras que acabei assistindo o video. Obrigado pela indicação do mesmo. Só fez eu ter a minha fé mais fortalecida em JESUS CRISTO e na BIBLIA (PALAVRA DE DEUS). Anny, sou teólogo e amigo também, e essas infindaveis discursões sobre fé e monoteismo e politeismo sempre haverão. Deus quando tirou Abrão da terra de Ur dos Caldeus, estava o tirando do meio do politeismo. Veja o texto biblico.

      "Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito, eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses.

      Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças;

      Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro".
      Isaías 45:4-6

      Deus te abençoe. Paz e saúde para sua casa.


      Pr.Charles Maciel Vieira

      Excluir
  16. Verdade, os cristão precisam cuidar mais de si, e de sua fé, parar de querer converter as pessoas.
    PREGUEM O AMOR, A PAZ, A HARMONIA, VÃO SER FELIZES!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Anny, as pessoas se convertem se assim quiserem. Obrigado por seu comentario.

      Muita paz e alegria para sua vida. Deus te abençoe.


      Pr.Charles Maciel Vieira

      Excluir
  17. inferno e diabo nao existem, eles estao na sua imaginaçao amigo.
    se vc fala mal e que isso nao é de deus está enganado, cuidado, pois a wicca é reconhecida em alguns paises como religiao oficial, e alem do mais existem leis que punem qualquer tipo de intolerancia religiosa, meios de divulgaçao sem autoria,e qualquer tipo de racismo.nao é necessario tentar converter ninguem pois voces mesmos dizem:Deus da o livre arbítrio.
    e a respeito da wicca, ela e citada na biblia pois quando se fala dos reis magos que levaram o presente ao menino Jesus. os magos eram sabios,e nao obedecia a um contexto monoteista, isso prova que mesmo Jesus promoveu curas por meio da energia positiva que ele canalizava da natureza, ou seja, a fé. AGORA VC DIZ COISAS QUE NAO SABE.
    PROCURE SABER UM POUCO DE PSICOLOGIA, E SE APROFUNDAR NA SUA TEOLOGIA,NINGUEM É MELHOR QUE NINGUÉM,viemos neste mundo para sermos um ser humano e nao uma maquina manipulada pelas interpretaçoes distorcidas de um homem chamado CONSTANTINO,OU LUTERO, OU SEJA LA QUEM FOR.
    QUE O MESTRE JESUS ABENÇOE VOCê !?...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo anonimo, obrigado pelo seu comentario. Por favor, sempre se identifique quando for responder nas postagens, fica mais bonito. Cito para ti a constituição que nos dá o direito de falar-mos e é contra o anonimato.

      DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

      Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

      I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

      II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

      III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

      IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

      V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

      VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

      VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;

      VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

      IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;


      Grande abraço, muita paz e saúde.


      Pr.Charles Maciel Vieira

      Excluir
    2. Vc só não citou se está livre a expressão ao preconceito, intolerância, desrespeito....acho que esqueceu...

      Excluir
    3. Ui! Ai pessoal...:

      V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

      Excluir
  18. os anonimos nao se identificam por que podem ser policiais ,agentes federativos,e comunistas.para nao gerar protesto diante de acusaçoes de sua autoria, o bom mesmo ´:cada um ficar na dele!...
    um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica mais bonito quando vc se identifica. A constituição brasileira é contra o anonimato e garante a liberdade de expressão a todos. Quando vc se identifica fica mais bonito para vc.

      Deus te abençoe


      Pr.Charles Maciel Vieira

      Excluir
  19. Obrigado Pastor, pela linda postagem da minha religião e das lindas fotos.

    ResponderExcluir
  20. Semelhanças - Cristianismo e Wicca :

    Cristianismo (em Geral):

    Religião
    Determina modo de vida de seus seguidores.
    Celebra a Divindade
    Realiza bênçãos a eventos da vida das pessoas, como casamento, morte, nascimento, cura, etc
    Crença em dons ou graças que todos podem ter
    Valores como amor, não agressão, paz, harmonia, serviço ao próximo.
    Visa o aperfeiçoamento do praticante

    WICCA:

    Religião
    É UM MODO DE VIDA
    Celebra a Divindade
    Realiza bênçãos a eventos da vida das pessoas, como casamento, morte, nascimento, cura, etc
    Crença em dons ou graças que todos podem ter
    Valores como amor, não agressão, paz, harmonia, serviço ao próximo.
    Visa o aperfeiçoamento do praticante

    ResponderExcluir
  21. Até o diabo pode citar as Escrituras quando isso lhe convém... William Shakespeare

    ResponderExcluir
  22. Pentecostal...só encontra-lo na loja RJ!

    ResponderExcluir
  23. Vamos lá. Bom dia, boa tarde, boa noite. Algumas questões para os bruxos de mentirinha que postam aqui no anonimato:

    1-Eu escrevo e falo em lingua portuguesa, os leitores 99% são brasileiros, então não adianta vir escrever em outro idioma tentando demonstrar conhecimento, pois o anonimato mostra que tal conhecimento não existe, é só "coca-cola", "pressão".

    2-Qualquer pessoa com QI baixa e que saiba ler sabe que sou pastor. Então, quem sugere outra posição religiosa tem comportamento dentro da ridicularidade.

    3-Outra situação. Perguntar pra mim, de qual igreja "ridicula" eu pertenço? Tal pessoa é tão ridicula quanto a asneira que escreve e pergunta.

    4-Nem em todos os blogs as pessoas podem escrever no anonimato, depende da configuração que o dono do blog faz. Dei tal liberdade, e agora um bando de arruaceiros que não sabem nem mesmo dialogar, coisa de gente inteligente (o dialogo), vem tentar me ofender dentro de um blog cristão? não sabem nem a diferença de um católico para um evangelico, não sabem nem a diferença da mão esquerda para a mão direita. A partir de hj VOCÊ ANONIMO que gosta de bagunçar, terá de ser cadastrado para poder escrever, ao invés de entrar toda hora escondido, cheio de medo, pois não mostra a cara, ....

    5-vem me perguntar se estou atrás de fama, e que deveria ir em programa de TV, ora, não entendo a maneira como vc anonimo pensa, pois, qualquer pessoa pode ter um blog, e escrever postagens.

    6-As respostas ofensivas, de nivel baixo e grosseiro foram deletadas, aqui é um blog cristão cujo usuário é um pastor com anos de vida ministerial e historia de vida, e não aceito bagunça. Quer conversar, quer expor sua posição, esteja à vontade, mas, nada de baixaria e ofensas pessoais.

    Deus vos abençoe,


    Pr.Charles Maciel Vieira

    ResponderExcluir
  24. A 'santa inquisição' voltou? Voces não estão bem seguros de sua fé e precisam incomodar a fé dos outros? Sou atéia e acho muito interessante a religião wicca, da qual já pertenci e que a católica teve a cara de pau de roubar desde a data até os símbolos.
    Abraços e paz a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vida Vegana, paz seja contigo em Jesus. Saúde e paz para sua casa e familia. Obrigado pelo comentario. A santa inquisição foram atos do catolicismo e nao do protestantismo, normalmente uma atéia não crer em nada q seja divino ou espiritual, então vejo confusão e desorientação em suas palavras, algo sem identificação. Qualquer pessoa que passar pelo cristianismo e sem conhecer o Deus da Biblia, se enveredar na Wicca, tende a em algum momento chegar onde vc chegou, a não crer em nada, pois a crença da wicca tras consigo a falta de base e confusão. O contexo védico é desanimador. Se vc ler, com vontade de ler, a postagem, vc verá q primeiro foi exposto a interpretação cristã, de acordo com a Palavra de Deus (Biblia), que é citada, e depois entra outro texto sem comentário cristão, mas somente exposição e explicação da wicca, o que não tem nada demais, mas somente algumas pessoas fazem tempestade em um copo d`agua por nada.

      Fica com Deus, muita paz e saúde.


      Pr.Charles Maciel Vieira

      Excluir
  25. o conceito do diabo é puramente cristão, o único livro que cita a palavra diabo, é a bíblia: DIABO em hebraico, ou sanscrito, significa obstaculo, iiso indica que voce é contra qualquer tipo de crença, por que vocÊ é cristão, e não é pagão.
    RESPEITE OUTRAS RELIGIOES E NÃO IMPONHE SEUS DOGMAS, DIGO ISTO ABERTAMENTE POR QUE NÃO ADIANTA LUTAR CONTRA AQUILO QUE NUNCA VAI ACABAR.
    O brasil, é um dos unicos paises que adotaram a diversidade de crenças, por tanto não adianta dizer que a religioes pagas são o diabo, que NNNNNNNNNNNNNNAAAAAAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOOOOO,SÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO !!!!!!!!!!!!!!!!! BLZ AGORA JÁ CHEGA, respeite as crenças e cada um segue seu caminho pois a verdade não é uma só !

    ResponderExcluir
  26. a não crer em nada, e a palavra confusão são coisa s que não EXISTEM na religiao wicca.
    1- temos liturgia, pois não há coligaçoes externas em grupos fechados.
    2 cada um serve a deus da maneira que deseja, isso já indica a ausencia de duvidas
    3- crer que existe uma divindade não quer dizer que
    deveriamos parar de crer nas coisas.
    deixa de pensar assim e para de brigar com as crenças dos outros vamos viver em paz sem que precisemos difamar as coisas dos outros.
    quem fala muito pouco se entende, por que o silencio é o maior poder do mundo.!

    ResponderExcluir
  27. Caro Pr.Charles Maciel Vieira, pelos comentários que li, percebo que vc tem Luz em seu interior (o q pra vc é Deus ou Jesus), mas vc naõ deve julgar o outro com a sua lei, ou a "lei de Deus", citar a bíblia não significa nada para quem não é cristão.

    Mas te parabenizo pela postura e tudo. Seria legal se vc lesse algo sobre "a ética protestante" (se é q já não leu). Abs

    Lian Oliveira - http://www.facebook.com/sadhuveira

    ResponderExcluir
  28. Caro Prº!
    Gostei de sua maneira de colocar a nossa religião (wicca) sem agressão e se ataques. Sei que independente de qualquer coisa, todos temos liberdade de expressar e também de cultuar, pois somos múltiplos em culturas e crenças. Mas falando sobre inquisição que esta sendo o assunto do momento em seu blog, sinto que o senhor esta colocando a culpa somente no catolicismo. Pastor sou teólogo formado pela ESUTES e professor da mesma materia. Mas a inquisição de Calvino, que por sua vez era protestante e pai dos presbiterianos, a seu tempo instituiu um concelho de julgamento mais injusto e diabólico que a própria igreja de Roma. Lembrando que em seu tribunal, Calvino era o juiz, o advogado de acusação e também o de defesa, aliás defesa era o que não havia neste tribunal. Calvino mato a fogo o humanista e médico Miguel Servet Grizar, que descobrira a circulação do sangue,por dizer que o descobrimento dele era anti biblico, por manifestar simpatia pelos Anabatistas e porque negava o dogma da Trindade. Mais Calvino mandou a fogueira também muitos outros estudiosos e cientista. E por sitarmos aqui os ANABATISTA posso sitar LUTERO que também casou os mesmos em sua inquisição. Quando falamos de HUMANISTAS como Servet, estamos falando de pessoas RACIONAIS homens e mulheres além de seu tempo, hoje chamados de cientistas, o bem da humanidade. Eles era mortos apenas por discordar de doutrinas religiosas, e não bíblicas, estes homens PROTESTANTES mataram também Bruxos e infermos alegando posseção DEMONÍACA. Era fácil tirar um problema de perto do que trata-lo. Sou Wicca e respeito sua posição aqui escrito (blog) e não contesto, mas não acho justo o senhor como protestante, não olhar a história de sua raiz. S e o senhor fosse PENTECOSTAL OU NEO-PENTECOSTAL tudo bem, mas como protestante esta mé sua história... Que bençãos se derrame sobre você e sua família pois sinto que tú és um homem bom, que esta querendo transmitir conhecimento, e também peço desculpas em nome dos mormuradores que nem sempre são o que parecem ser.....Abraços!

    NOTA/ SÓ ACHEI UM POUCO INSULTATIVO O TEMA "BRUXO DE MENTIRA" E TAMBÉM SEI QUE PODERIA COLOCAR PASTORES DE MENTIRA PELO FATO DE ELES ESTAREM MAIS NA MÍDIA DOQUE NÓS. NÃO TODOS MAS MUITOS SÃO PEGOS PELO BOLSO....A BÍBLIA DIZ: " QUE OS FILHOS DAS TREVAS SÃO MAIS PRUDENTES QUE OS DA LUZ"

    POSTEI POR MINHA ESPOSA MAS MEU NOME É PAULO SILVA...OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Paulo, luz e vida para você e sua família, obrigado pelo comentário, agradeço de coração por sua moderação e argumento histórico, com conteúdo de importancia, em suas palavras. Eu gostaria de ressaltar que sou protestante no modo de falar antigo, o que há algum tempo no Brasil se chamava de "crente", mas hj se chama de "evangelico", e posteriormente de "gospel", mas sou crente sim, evangelico sim, protestante sim, Pentecostal sim, sempre com o equilibrio e procurando a atualização das informações e conhecimento. Eu concordo contigo quando diz que Calvino era "duro na queda", e que botou muita gente pra fogueira, Lutero em si, foi mais indiferente, pois ele não liderava, ele apresentava uma nova visão, agora bíblica, querendo reformar a igreja em que ele estava, e que o excomungou, e os chamados "luteranos" é que fizeram muitas lutas e julgamentos erroneos, num tempo em que matar era dito como "vontade de Deus". O título "O Bruxo de Mentirinha", é chamativo, e não procura ofender, pois só se ofende quem não conhece nada de bruxaria e se diz bruxo, e esse é o bruxo de mentirinha. Espero que você me entenda. Como você pode ver em todos os comentarios aqui, tentei varias vezes manter o equilibrio mediante "anonimos" que são bruxos de mentirinha, pois não são estudados no assunto, e não teem base para conversação. Sr.Paulo, eu agradeço sua polidez em suas palavras, muito obrigado, pois são poucos. Voce já deve ter lido o "Livro negro do cristianismo", onde voce deve ter lido que as atrocidades de grande porte na historia foram cometidos pelo pessoal de Roma. Amigo Paulo, Paz, Luz e Vida para voce e sua casa. Visite sempre o nosso Blog.


      Pr.Charles Maciel Vieira

      Excluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Pastor. Muito obrigado por seu esclarecimento e pelo espaço que deu a Wicca. Não vou discutir religião, não busco a salvação. Obrigado por ter sido claro e democratico. Agora para os cristãos preconceituosos eu não escolhi o mesmo caminho de vcs. E vcs só falam de Jesus e renegam Jéová, acho que os errados são vcs que desejam o mal do proximo. Dentro da Biblia só vejo rancor, vingança e raiva. Estupro, rituais, castigos. Que deus bondoso e misericordioso é esse que queima e petrifica a mulher de Jó só porque ela olhou pra trás. QUe Deus é esse que afoga todo mundo, menos quem entrou num barquinho. Respeito sua fé, fé que se baseia ´somente num livro. Respeite a minha que tem como livro sagrado a natureza e todas as belas coisas da Terra. Jeová do panteão de deuses Hebréios, tão poderoso deus da vingança que sufrageou os inimigos e se auto proclamou o rei dos céus. Criador do demonio de vcs, Lucifer anjo criado pelo seu deus perfeito que tudo sabe tudo prevê. Deus que condenou Bilhões de pessoas porque um casal comeu uma fruta de uma arvore; Aff patético.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Mike Willian, antes de tudo, desejo para ti e sua familia, boas festas, um final de ano abençoado, e que sua luz seja irradiante e que sirva de bençãos para outros. Quanto à Natureza em si, também podemos ver essa máxima da grandeza de Deus. Como escreveu João: "Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez".
      (João 1:3), ou seja, Deus criou a natureza, "e todas as belas coisas da Terra". Amigo Mike, os hebreus não teem um panteão de deuses, eles são monoteistas; o cristianismo é monoteísta. Enquanto os wiccianos creem em várias dinvindades, e inclusive "divindades" do mundo subterraneo, haja fé, nós cremos no único Deus verdadeiro, que criou todas as coisas, toda a criação conhecida e vista. Quanto a lúcifer, se você estudar legal o assunto, você verá que Deus não criou o "demônio", Deus criou um "querubim ungido", e este deixou surgir em si a rebelião contra Deus e contra a natureza, então virou diabo ou satanás.

      No período do antigo testamento, nós temos passagens narrativas e doutrinárias, e nas narrativas você verifica essa rebelião de lucifer se alastrando sobre a face da Terra, entre os homens. Não houve um banquete com uma fruta no jardim do Éden, houve a desobediencia e o pecado se instalou na humanidade. Nada diferente disso. Quanto ao "estupro" citado, em nenhum lugar da Bíblia se lê Deus ensinando o "estupro", mas condenando-o, e esse é praticado pelos homens, em seu pecado.

      Mike, qualquer ser humano "que desejam o mal do proximo", independente de fé ou crença, esse tal ser humano vai colher aquilo que colhe, neste mundo, pois a vida retribui conforme o homem faz e pensa. Quanto à mulher de Ló (Não "Jó"), o termo "olhar para trás", no hebraico, denota voltar, então se entende que ela correu para trás, de volta a uma cidade onde estava acontecendo uma chuva de de saraiva (ou meteoros?) e como tudo estava pegando fogo e explodindo, na localidade do mar morto, onde as camadas de sal são abundantes até hoje, provavelmente ela foi coberta de uma "onda" de sal fervendo e ficou petrificada em estatua de sal, já longe do marido e filhas, e nas proximidades de sodoma e gomorra.

      Amigo Mike, Jeová e Jesus são a mesma pessoa na triunidade Divina, pois existe somente o Deus, um único Deus, criador dos céus e da Terra: Jesus disse: "Eu e o Pai somos um". Biblicamente, foram 120 anos de construção da arca, onde Noé anunciou o arrependimento ao povo de sua época, mas ninguém deu ouvido ao velho Noé. Eu acredito que 120 anos é bastante tempo para uma pessoa ouvir a verdade e entender que viria uma catastrofe mundial e arrependerem-se dos seus pecados. Hoje a defesa civil avisa tres vezes e o pessoal não sai da área de risco, e morre.

      A palavra "patético" significa - adj. Que comove a alma; que enternece; tocante; triste: cenas patéticas.
      Inadequado ou impróprio: desculpas patéticas. Anat. Músculo patético, o músculo oblíquo do ôlho. s.m. Aquilo que comove; comoção. Arte de despertar nos outros os sentimentos ou afetos de que estamos possuidos. (Lat. patheticus) Fonte: http://www.dicio.com.br/patetico/

      Quanto aos "cristãos preconceituosos", cada um dará conta a Deus de seus atos, caso estejam errados, mas se estiverem certos, os ouvintes é que terão de se consertarem diante de Deus. Deus já deixou a natureza para mostrar a sua grandeza a todos nós.

      Volto a desejar para ti e sua casa, toda felicidade e saúde. Tenha boas festas. Alegria e Paz. Com todo respeito, Deus te abençoe. Se desejo algo bom para ti, então é positivo.


      Pr.Charles Maciel Vieira

      Excluir
  33. Minha foto está aqui, peço por gentileza que retire agora, pois não autorizei o uso da minha imagem.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, obrigado pela observação, e já está tirada da postagem.

      Excluir
  34. Boa noite pastor, graça e paz!
    Primeiro, gostaria de agradecer a Deus pela sua vida, pois procurei muito para encontrar alguém que pudesse me ajudar quanto a este tema.
    Tenho algumas dúvidas as quais não gostaria de questionar publicamente. Em qual email posso enviar?

    ResponderExcluir
  35. Deixo ciente aos leitores que Suellen já foi atendida em suas interrogações.

    ResponderExcluir
  36. Se uma pessoa faz um comentário como "anonimo", essa pessoa não existe, e suas idéias e interpretações não valem de nada.

    ResponderExcluir
  37. então se uma pessoa anonima faz uma comentario que lhe agrade e seja do seu enterese voce deixa divulgado, mas quando este anonimo diz as verdades do que realmente acontece ai ele não existe e as palavras dele não existe só vem a confirmar a HIPOCRISIA DE SUA OPINIÃO, RELIGIÃO FORMADA POR HOMENS HIPOCRITAS A PONTO DE NÃO QUERER OUVIR AS VERDADES não é srº

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, não sei quem é vc. Quando alguém faz acusações, sem base alguma, e ainda não mostra a cara, tem medo, suas palavras não valem a falta de coragem de ser alguém. Pessoas se incomodam com uma postagem, sem analisar o conteúdo desde o início. Pessoas fazem ataques pessoais e por isso escondem a cara. Não sabem discernir as questões, separar as idéias, analisar opiniões, só sabem bater, como muitos anônimos, que não existem.

      Excluir