segunda-feira, 13 de junho de 2011

BIBLIA - AS VARIAS BIBLIAS DE ESTUDOS E SUAS VARIAÇÕES

 Às vezes eu me asusto com tanta "novidade", sério, da vontade de rir e de chorar ao mesmo tempo, mas não é sempre. Lembro das antigas listagens de edições de biblias em Ingles e portugues e outros idiomas, mas agora as biblias de estudo tem mostrado sua cara com força. Lembro quando nos anos 80 meu pai tinha lá sua biblia de estudo Scofield, aquilo era um maximo para meu conhecimento, aí depois apareceu a Thompson, depois veio a Pentecostal, Genebra entre outras. Quero somente compratilhar contigo a que ponto chegamos. Algumas biblias eu irei comentar, outras não tem nem como comentar.



            
A biblia pentecostal tem sido uma das mais utilizadas na area pentecostal, com comentarios de Antonio Gilberto e outros. O meio batista-tradicional não compra essa biblia.

A biblia Shedd já fala pelo nome do comentarista da mesma. O doutor Russel Shedd é um icone no meio teologico.


     
A biblia Thompson tem sido cercada de grandes palmas e elogios pelo estudiosos.
A biblia de aplicação pessoal tras um conteudo significativo e excelente estudo.





              
A biblia Scofield sempre foi e será a biblia de estudo que marcou uma geração inteira. A biblia anotada, humm. .. boa, faça vc também a sua.
           
Todo ministro precisa de uma Biblia do Ministro, afinal, quem não é ministro tem sua biblia apropriada também. A biblia apologetica trás o que tem de melhor em defesa da fé. é só procurar com fé q vc acha.


                   
A biblia de estudo Despertar já fala pelo nome, deperta tu que dormes e etc. A biblia de revelação profetica desvenda  toda profecia tanto no At quanto no Nt e revela até profecias que vc nunca viu, quase que neo-pentecostal, graças a Deus.


                         
A biblia de Formação Espiritual é de acordo com o que o nome já diz, se vc não é formado nessa área, essa é sua oportunidade. A biblia do Capelão Cristão é uma obra essencial para a área de capelania, os mentores de tal obra estão de parabens.

O bom da biblia do obreiro aprovado é que sempre vai existir outras biblias para obreiros não aprovados.Graças a Deus. A biblia sagrada Fé é mentoria de André valadão. Deus continue abençoando nosso irmão.





                       

A biblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje é o que tem de melhor e heresias cotidianas. Muito boa para esclarecer e muito facil para envenenar. Já a Almeida Seculo 21 tem uma versão muito parecida com a King James, eu não disse igual. Temso que lembrar e honrar João ferreira de Almeida.

       
Quando saiu essa biblia da Mulher eu fiquei injuriado, mas que discriminação com os homens, mas depois minhas preces foram atendidas, e saiu a biblia do homem. bem, deixo claro que o estudo dessa biblia é excelente, inda mais para interpretar o machista Paulo de Tarso. A biblia de Genebra foi e tem sido abraçado por varias faculdades e seminarios de teologia. Tem um comentario rico e não pentecostal. Deus abençoe Calvino.


            

Essa "a Mensagem" é uma biblia em linguagem contemporanea, do tipo linguagem de hoje. chega de linguagem arcaica e antiga, "bem-aventurados", "debalde"..... A outra biblia verde com lilas aí é a Biblia da garota de fé, sério... a a biblia da garota sem fé vai continuar existindo.

  





A biblia com "orientações de saúde" é aquela obra que todos deveriamos ter em casa, do tipo receita caseira e espiritual. vocês sabem que xarope de vovó fazia milagres. A biblia branca aqui é a "NVI Devocional da Mulher", + 1 ponto pra elas.
         

Essa biblia é a "Biblia Nvi do Executivo", em breve vai ter a do farmaceutico, sério, já fizeram a do marinheiro, do surfista, ahh... pode acreditar, até da vovó já fizeram. E a famosa biblia "Teen", a biblia do jovem, adolescente, "teen", numa linguagem q eles "conhecem", afinal de contas "Jesus é maneiro".

temos aqui a biblia de estudo panoramico da biblia, muito show, apresentando um panorama de todo evento biblico denotando seu perido historico, e etc.


Quem não é da liderança Cristã usa a biblia do membro, vc será mais agraciado, mas pra quem é da liderança, aprofunde-se com todo este conteúdo de grande valor.

9 comentários:

  1. Te desejo a Paz do Senhor Pr.Charles!
    estou em uma busca pela Bíblia de Estudo ideal pra mim...(aspirante a Teólogo),e atualmente estou usando a Bíblia de estudo NTLH,e vi que a crítica que senhor fez a essa versão nao foi positiva,por isso desejo que o irmão me de um esclarecimento maior sobre a tal.
    Desde já agradeço sua ajuda,Paz do Nosso Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, posso afirmar em termos de tradução que ela é fiel as escrituras originais, o maior problemas é a ignorãncia, quando digo isso é pelo fato do não conhecer, pois as bíblias que lemos (80% leitores) de João ferreira de almeida, seja RA, ARC vem de uma tradução feita por ele a mais 300 anos atrás, uma tradição feita para o português de Portugal, então imagine que apesar de similar o portuguê de Portugal não é igual ao português do Brasi, muitas palavras de escrita igual tem significados diferentes, por isso foi feita uma tradução fiel ao nosso português.Posso afirmar que esse trabalho não foi brincadeira ou muito menos markenting para vender bíblias, o maior problema dessa tradução é que a Sociedade Bíblia do Brasil não soube divulgar esse trabalho sérissimo que fez, e que aos poucos o pessoal está descobrindo...

      Excluir
  2. Amigo Adilson Caprioli, paz em Jesus seja contigo. Obrigado pelo comentário. A Bíblia de Estudo NTLH, conforme eu me expressei, tem uma linguagem simples e de facil compreensão. A Nova Tradução na Linguagem de Hoje, abreviadamente chamada NTLH, é uma das traduções da Bíblia no Português Brasileiro. Lançada no ano 2000, essa tradução da Bíblia adota uma estrutura gramatical e linguagem mais próximas da utilizada no Brasil. Quando lançaram a Biblia na linguagem de hj nos anos 80, não havia uma tradução dos originais, mas uma tradução para a linguagem de hj advindo simplesmente da ARC tendo varios trechos fora do sentido original, mas mesmo assim com linguagem facil, o que não mostrava ao leitor os pormenores fora de contexto ou adaptado na LH. Bem, voltemos ao que convém, a NTLH, depois que o irmão fez o comentário eu estudei um pouco mais sobre está biblia de estudo, e descobri alguns fatos: Foi lançada em 2000. A versão foi desenvolvida pela Comissão de Tradução da Sociedade Bíblica do Brasil, num processo que tomou 12 anos de pesquisas, buscando manter o texto com significado mais próximo aos textos originais – hebraico, aramaico e grego. A NTLH é uma revisão da Bíblia na Linguagem de Hoje, lançada em 1988.A NTLH, norteou-se pelos princípios de tradução de equivalência funcional ou dinâmica, enquanto que a tradução de João Ferreira de Almeida e também outras boas traduções existentes em português seguiram os princípios da tradução de equivalência formal.

    Não posso recomendar o não uso desta biblia, mas temos a liberdade de expressar nossas opiniões sobre. Eu recomendo para o irmão a Genebra, a Pentecostal, entre outras. Ah... todo teólogo tem de ter pelo menos 5 (cinco) traduções diferentes para seus estudos e comparações, em sua biblioteca particular.

    Grande abraço, e Paz em Jesus


    Pr.Charles Maciel Vieira

    ResponderExcluir
  3. olá bom dia!
    Qual o sr. acha melhor para estudo, Genebra ou Shedd???
    Muito obrigada.
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, pode escolher a Genebra. Deus te abençoe.


      Pr.Charles Maciel

      Excluir
  4. Atenção: "A MENSAGEM" não é de fato uma Bíblia. E sim, a iniciativa de um pai contando (lendo) para seu filho criança as histórias contidas na Bíblia. É um livro interessante, porém, não serve como "Texto Sagrado".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo João, obrigado pela informação. Deus continue lhe agraciando.

      Pr.Charles Maciel

      Excluir
  5. Resumindo , a Bíblia q o pastor indica seria a Scofield que é usada hereticamente por uma igreja ou seita sei lá oq eles são os tais bramitas? Os que adoram o William Marion branham? Que foge explicitamente da vontade de Deus ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz em Jesus amigo Caca Marinho. Esta postagem é de 2011. Caso o irmão verifique e venha a ler novamente, a primeira Bíblia de estudo com um bom apontamento nesta postagem foi a Shedd. Hoje, eu recomendo ao irmão adquirir a Bíblia de Estudo de Genebra ou a BBE - Bíblia Brasileira de Estudo. Deus abençoe sua vida, sua família e sua vocação ministerial.

      Excluir