segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O QUE É UMA CONFISSÃO DE FÉ?


O que é uma confissão de fé?

Em momentos, nos quais, alguma nova doutrina levantou-se com força, desafiando o consenso da fé bíblica e estabelecida, perturbando a paz, como também, a doce união entre os irmãos, observa-se que na história da igreja cristã, a reação corporativa dos fiéis pastores que vigiam sobre o rebanho de Deus é, sobretudo, portar com firmeza e clareza, a declaração e conselho, através dos quais, guiarão as ovelhas para longe da sedutora voz do estranho, cuja garganta é um sepulcro aberto de engano, capaz de direcioná-las ao inferno. Por isso torna-se tão importante que, o cuidado dos pastores seja realizado com o poder da Palavra, segundo a graça do Senhor, na operação do Seu Espírito.

A forma escrita destas declarações e conselhos, elaboradas pelas instituições corporativas, é chamada 'credo', palavra derivada do termo em latim para "Eu Creio", constata-se tal fato, pois, aparece no início de um dos mais antigos credos da igreja: o "Credo Apostólico". Outra forma de se referir a estes escritos é pelo nome "símbolo". Por conseguinte, o "Credo Apostólico", por exemplo, é chamado, também, "Símbolo Apostólico". Isto significa que a função positiva dos credos é servir de parâmetro identificável, como também, estabelecimento da comunhão entre aqueles que têm parte na genuína fé e na igreja de Cristo Jesus.

Portanto, para desempenhar bem a função de ser: a voz de condenação contra os que pregavam “outro Evangelho", assim como, um sinal de identidade entre os que batalham pela verdade, mas ainda, um veículo de autoridade inequívoca; os Símbolos de Fé são elaborados em linguagem concisa e precisa, estrita e diretamente derivada das Escrituras.

Um dos credos cuja elaboração é um evento sem par na história da igreja é o chamado "Credo Niceno", formulado originalmente no início do século IV, sob a reunião de pastores, mestres e representantes da igreja, conhecida por Primeiro Concílio de Nicéia. Este credo definiu na história a estrutura da doutrina da Trinidade Divina, e, em geral, os limites ali expressos a respeito do que a Escritura estabelece sobre a Trindade se tornaram o parâmetro de julgamento que separa heresia e ortodoxia entre os cristãos.

Os Símbolos de Fé elaborados durante a Reforma Protestante, particular ou geral, são habitualmente chamados "Confissões de Fé", e contém uma declaração geral das doutrinas que a igreja de Cristo sustenta como ortodoxas ao longo dos séculos, e, usualmente, intentam provar a continuidade histórica da igreja através da reforma (com a consequente conclusão de que a Igreja de Roma é uma apóstata) e a fidelidade da doutrina e prática reformada para com nosso Senhor, segundo o revelado em Sua Palavra. Por isso, as "Confissões de Fé" são maiores que os credos antigos.


Fonte: A Confissão de Fé de Westminster 1647

Nenhum comentário:

Postar um comentário