quarta-feira, 8 de abril de 2015

Mulher fica paraplégica após usar maquiagem emprestada. Entenda os riscos


Você já pegou, despretensiosamente, um lápis de olho, batom ou outra maquiagem emprestada de uma amiga? O hábito aparentemente inofensivo pode transmitir micro-organismos causadores de doenças.

A jovem mãe Jo Gilchrist, de 27 anos, não suspeitou que carregava uma infecção em seu corpo quando começou a sentir dores nas costas. No começo elas eram leves e ela as associou à má postura. Mas, com o tempo, elas foram aumentando até que Jo não conseguia mais sair da cama.

Os médicos responsáveis pelo seu caso só conseguiram identificar a causa da dor depois que a australiana começou a perder a sensibilidade no corpo. “Eles me disseram que, se a perda de sensibilidade subisse para meus braços e peito, eu teria que aprender novamente a respirar e seria decisão dos meus pais desligar ou não as máquinas”, disse ao jornal Warwick Daily News.

Jo havia estava contaminada por estafilococos aureus resistentes à meticilina, bactérias resistentes a antibióticos. Os médicos disseram que a infecção havia atacado e danificado sua coluna vertebral de maneira tão severa que ela poderia passar o resto de sua vida em uma cadeira de rodas. 

A mãe de Tommy, de apenas 2 anos, acredita ter contraído a infecção através de um pincel de maquiagem emprestado por uma amiga, que ela usou para cobrir uma espinha. E está determinada a provar que os médicos estão errados. Ela diz já sentir movimentos dos dedos dos pés e se sente sortuda por não ter sido infectada em órgãos vitais.


Doenças transmitidas por maquiagem

Infecção por estafilococos

A bactéria contraída por Jo Gilchrist é uma variação do estafilococo comum, que vive na pele de todas as pessoas. A dermatologista Leandra D’Orsi, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que essa bactéria é a responsável por foliculites que causam espinhas no bumbum e nas pernas, além da celulite bacteriana, doença que causa infecção da derme uma das camadas da pele.

A especialista conta ainda que há casos em que o estafilococo pode agir de maneira mais agressiva e causar problemas como artrite, encefalite e até morte. Isso costuma ocorrer a pessoas em situações especiais, como os imunodeprimidos, que tem a defesa imunológica mais baixa.

Herpes

Usar batom e outras maquiagens aplicadas nos lábios de outras pessoas aumenta o risco de transmissão de herpes. A dermatologista Leandra explica que os vírus são mais resistentes que as bactérias e, por isso, são mais facilmente transmitidos pelos itens da maquiagem.

Mononucleose

A doença causada pelo vírus Epstein-Bar é transmitida por gotículas de saliva que podem estar presentes nas maquiagens de lábio, como o gloss. Cansaço, febre, dor de garganta e inchaço dos gânglios linfáticos são os sintomas mais comuns.

Conjuntivite e terçol

A conjuntivite viral e o terçol, causado por bactérias, podem ser transmitidos quando você usa lápis, rímel, delineador e outras pinturas para os olhos de outras pessoas. Fique atenta à vermelhidão, coceira e inchaço nas pálpebras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário