quinta-feira, 2 de abril de 2015

Francisco agenda visita a igreja evangélica tradicional e será o primeiro papa a ir ao local


O papa Francisco está programando para o próximo mês de junho uma visita a uma igreja evangélica em Turim, na Itália.

O pontífice católico visitará o templo da Igreja Evangélica Valdense em 22 de junho, e se tornará o primeiro papa a ir ao local.

Essa denominação está presente na Itália há quase um milênio, e aderiu à linha protestante durante a Reforma. Atualmente, é membro da Federação das Igrejas Evangélicas na Itália, da Aliança Mundial das Igrejas Reformadas e do Conselho Mundial de Igrejas.

A visita de Francisco à igreja foi anunciada pelo arcebispo de Turim, Cesare Nosiglia, que também deu detalhes da programação, segundo informações do Aleteia. Entre outras coisas, o papa vai ter um encontro íntimo com um grupo de membros de sua família paterna. Jorge Mario Bergoglio nasceu na Argentina, mas tem ascendência italiana.

A imprensa internacional está interpretando o gesto do papa Francisco como uma sequência do tom de diálogo adotado por ele desde o início de seu pontificado. O encontro ecumênico com os líderes da Igreja Evangélica Valdense, além do fator histórico, marcará uma aproximação maior entre as duas denominações.

Por diversas vezes o papa afirmou que tem interesse de diminuir as distâncias entre a Igreja Católica e as outras tradições cristãs, e que acredita que Deus irá concluir a unificação das igrejas.

“Nunca vi Deus iniciar um milagre que não concluísse bem”, disse o papa em um vídeo gravado para uma comunidade pentecostal norte americana em fevereiro do ano passado.

Francisco também pediu perdão aos evangélicos por conta da perseguição feita contra eles por muitos católicos: “Entre as pessoas que perseguiram os pentecostais também houve católicos. Eu sou o pastor dos católicos e peço perdão por aqueles irmãos e irmãs católicos que não compreenderam e foram tentados pelo diabo”, afirmou o papa durante visita à Igreja Evangélica da Conciliação, na cidade de Caserta, no sul da Itália, em julho de 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário