sábado, 10 de janeiro de 2015

Transtorno do pânico: como lidar com essa situação? - Ser Saudável


O Ser Saudável deste sábado é dedicado ao transtorno do pânico, um mal que atinge cada vez mais brasileiros. Com sintomas inicialmente confundidos com os de algum problema cardíaco, o transtorno tem no diagnóstico um dos grandes desafios. O tratamento e o retorno ao convívio social também são situações difíceis para quem sofre com o problema. 
Para falar do assunto, os médicos especialistas em Saúde da Família, Camila Furtado de Souza e Enrique Barros apresentadores do programa, conversam com a doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Gisele Gus, e também com a doutora em Psquiatria pela Faculdade de Medicina da UFRGS, Elizeth Heldt. 

Para ilustrar a temática, o Ser Saudável apresenta o caso de duas mulheres acompanhadas pelos médicos que apresentam o programa, ambas diagnosticas com o transtorno do pânico: Silvana Ponzecchi, 47 anos, que descobriu o problema em 2005, depois de enfrentar episódios frequentes e intensos de ansiedade, e Fernanda Preussler, 32 anos, que trata o transtorno há mais de três anos. 

O programa vai mostrar que o transtorno pode ser confundido com outro problema, como a depressão. Aliás, esse foi o caso de Silvana, cujos primeiros sintomas vieram acompanhados de falta de ar e sensação de perseguição. Com acompanhamento médico, ela conseguiu reverter o quadro. Mas ainda precisa ficar atenta, pois qualquer situação de impacto emocional mais forte pode deixá-la vulnerável ao retorno da doença, como ocorreu quando perdeu a mãe e os sintomas reapareceram.  

Já Fernanda teve a primeira crise enquanto dirigia seu carro. Com medo de bater o veículo ou mesmo se perder, com o tempo ela parou de dirigir. O transtorno fez com que ela pedisse demissão do trabalho ao ser comunicada que teria de viajar. Para superar os problemas causados pelo transtorno, ela faz tratamento medicamentoso e com terapia cognitiva comportamental. 

O programa Ser Saudável é uma produção da TV Unisinos (RS).


Nenhum comentário:

Postar um comentário