quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Salomão Luiz Ginsburg - A Maçonaria no meio evangelico

Salomão Luiz Ginsburg


Biografia

Judeu convertido ao cristianismo, saíu da sua terra natal para a Inglaterra, onde foi evangelizado. Seu pai, um rabino ao saber da decisão do filho o deserdou. Foi residir num lar para judeus convertidos, onde aprendeu o ofício da tipografia. Sentindo o chamado missionário preparou-se. Inicialmente foi para Portugal, como missionário da Igreja Congregacional. Teve que se retirar dali ao escrever um folheto polêmico, acusando a Igreja Católica Romana.

Chegou ao Brasil, onde conheceu o missionário Zacarias Clay Taylor, que o convenceu de que os batistas realizavam o verdadeiro batismo bíblico, batizou-se nessa denominação. Foi nomeado pela Foreing Mission Board, ou Junta de Richmond, como é conhecida em 1891.

Casou-se em 1893 com Emma Morton Ginsburg, também missionária norte-americana, com quem teve seis filhos.

Viveu em Niterói, Campos, São Fidélis, Pernambuco e finalmente São Paulo. Em 1891, criou o Cantor Cristão, hinário das Igrejas Batistas no Brasil. Fundou o Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, localizado na cidade de Recife (PE) e foi secretário da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira.

Em 1894 fundou o jornal As Boas Novas.

Foi preso em 9 de janeiro de 1894 na cidade de São Fidélis ao pregar o evangelho, mas depois de 10 dias foi solto. Nesta cidade atualmente existem mais de trinta igrejas batistas.

Em 8 de abril de 1902, em Maceió, traduziu o hino Uma barca naufragando, quem lhe valerá? que faz parte do Cantor Cristão.

Em 1902 fundou a Igreja Batista de Penedo, em Penedo - Alagoas

Em 1905, Fundou a Igreja Batista do Cordeiro e depois a Igreja Batista Imperial.

Em 1912, chegando a Londres, vindo de Lisboa, reservou passagem para Nova Iorque. Algumas viagens foram suprimidas, restando a Ginsburg escolher entre viajar no Majestic, no dia 2 de abril ou Titanic no dia 10 de abril.

O desejo de embarcar no Titanic era grande, mas resolveu antecipar sua ida para Nova Iorque. Viajando num navio bem modesto, Ginsburg chegou a Nova Iorque em 15 de abril, naquele domingo trágico.

Foi maçom, sendo fundador da Loja Maçônica Auxílio à Virtude, na cidade de São Fidélis.1

Faleceu em 1927, deixando escrita a sua biografia num livro chamado Um Judeu Errante no Brasil, publicado pela JUERP em 1932, traduzido pelo pastor Manuel Avelino de Souza.

_____________________________________

 Famoso por ter criado o Cantor Cristão, Salomão Ginsburg - missionário batista fundador de inúmeras igrejas em território brasileiro - está em Jacobina, no centro norte baiano. É final do século XIX e a reação católica aos protestantes é extremamente hostil. Enquanto prega, uma multidão armada com punhais cerca o dedicado missionário. Salomão ora pedindo livramento a Deus e um pensamento lhe vem de súbito: “Seria possível que naquele lugar houvesse um irmão maçom?”. Sem pensar duas vezes este ilustre maçom protestante faz o sinal da maçonaria e alguns homens o cercam, conduzindo-o a uma das melhores residências da cidade. Ufa!

Este é apenas um caso de ajuda maçônica relatado por Salomão Ginsburg em seu livro “Um judeu errante no Brasil”, publicado pela JUERP (dê uma olhada nas páginas 82, 83 e 110). Os maçons, liberais e progressistas, viram o protestantismo como um ótimo instrumento contra o poder da igreja católica, considerada conservadora e atrasada. Como fez com os templários, a igreja católica logo tratou de demonizar os maçons, artifício que também foi utilizado por evangélicos em relação aos dois primeiros. A influência maçônica entre os protestantes foi tão significativa que em 1903 ocorreu um cisma na igreja presbiteriana.

_______________________________________________

Nasceu Shalomo Ludwig Ginsburg (registro no Cemitério Protestante de São Paulo) em 6 de agosto de 1867, num povoado próximo de Suwalki, na Polônia sob o domínio do Império Russo, do Tzar Nicolau I. O seu pai era judeu nascido na Polônia, exercendo o oficio de rabino, enquanto sua mãe, filha de judeus alemães, era natural de Koenigsberg (Alemanha). No Brasil aportuguesou o nome para Salomão Luiz Ginsburg, com o qual passou à historia dos batistas, no Brasil e no mundo.

Ginsburg organizou a Igreja Batista de Macaé (RJ), em 13 de maio de 1898.





Fonte: http://pt.wikipedia.org
Fonte: http://numinosumteologia.blogspot.com.br
Fonte: http://www.museubatistadosertao.org/past_salomaoLuis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário