terça-feira, 15 de janeiro de 2019

ANÁLISE: LIÇÕES BÍBLICAS - 1ºTRIMESTRE 2019 BATALHA ESPIRITUAL - LIÇÃO 3 - 20 DE JANEIRO DE 2019

ANÁLISE: LIÇÕES BÍBLICAS - 1ºTRIMESTRE 2019
BATALHA ESPIRITUAL

Lição 3 - 20 de Janeiro de 2019 - A Natureza dos Demônios – Agentes da Maldade no Mundo Espiritual

De antemão, congratulo ao Pr. Esequias Soares e ao Pr. Claudionor Correa de Andrade pelo conteúdo equilibrado.

1ª Análise: A lição aborda diversos assuntos e outros são mencionados rapidamente.

A - A doutrina dos anjos caídos é exposto de forma correta logo na "Verdade Prática". O melhor texto bíblico para falar sobre a queda do adversário é usado no "Texto Áureo". Na revista do Mestre, o "Objetivo Geral" também trás esse entendimento de forma objetiva e explicada, assim como os "Objetivos Específicos".

B - Algo importante em um compêndio sobre o assunto é o uso dos nomes bíblicos para apontar o adversário e suas obras, o que é feito com excelência. Observe a "Leitura Diária". (Obs. Algumas pessoas usam nomes advindos de uma mitologia e religiosidade afro-brasileira, introduzindo tais palavras dentro das igrejas, o que é um grande erro e falta de conhecimento da própria Bíblia). 

C - Na "Leitura Bíblica em Classe" é citado o texto de Apocalipse 12.7-10. Um texto, como já foi escrito acima, muito bom para o uso neste tema. (Obs. A parte problemática é se algum aluno(a) resolver ler o contexto todo, e perguntar ao professor o que é essa "mulher" do contexto, entre outras indagações. Se o professor entende de alegoria, e aplicação de historicidade, saberá responder de forma correta. Caso não, ficará difícil.

D -  Temos nessa lição alguns termos técnicos teologicamente falando, como: Demonologia, Angelologia, Literatura Apocalíptica, Tradição Judaica Antiga, Período Interbíblico, Oráculos Sibilinos, "Livro de Enoque", simetria, expositores bíblicos, e Septuaginta (essa citada cerca de umas 4 vezes). Ainda temos um teor Escatológico pré-tribulacionista bem explícito. Se o professor(a) domina o conhecimento da Escatologia Bíblica com suas várias vertentes e passo a passo, ou se não domina, prepare-se pois pode chover uma avalanche de perguntas e dúvidas dos alunos, e que não estão "mastigadas" nesta lição. (O Senhor tenha misericórdia dos professores com pouco conhecimento bíblico-teológico-doutrinário).

E - No capítulo "III – O MAIORAL DOS DEMÔNIOS", no subcapítulo "3. O Diabo", temos uma explicação bem expressada sobre o adversário e o inferno: "Sua habitação ainda não é o inferno; ele ainda será lançado nesse lugar, “o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25.41)".

E.1 - Análise: Realmente não existe um ensinamento bíblico, dentro da Bíblia, a Palavra de Deus, de que o adversário mora, ou reina, ou vive dentro do inferno. Não existe um ensinamento bíblico de que o adversário tem um "trono" onde se assenta dentro do inferno. Esqueça as revelações, "divinas revelações do inferno", testemunhos de EQM, esqueça as pregações que você já ouviu por aí, pois o que vale é o que está escrito na Palavra de Deus. O inferno, no caso o lago de fogo, é condenatório para o diabo e seus anjos. Quem criou o inferno foi o Criador (Deus), e o inferno não foi um "playground", feito por Deus, para o diabo fazer festas, reuniões e etc. 

E.2 - Onde existe esses ensinamentos, que temos ouvido, que o adversário mora no inferno, "que é tão pobre que nem a chave da casa dele tem"??? Resposta: no esoterismo, no misticismo, na tradição mística judaica, em escritos apócrifos, e na boca e testemunhos de "irmãos em Cristo", NÃO NA PALAVRA DE DEUS.
(Eu poderia escrever outros assuntos relacionados, mas fugiria da lição em si).

F - Na lição é exposto com excelência o Triunfo de Cristo sobre o adversário. Parabéns!!!

Parabéns ao Comentarista: Pr. Esequias Soares, e à Consultoria Doutrinária e Pedagógica: Pr. Claudionor Correa de Andrade.



Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.

Nenhum comentário:

Postar um comentário