terça-feira, 31 de maio de 2016

A CIDADE DE CORINTO NA GRÉCIA - LOCALIZAÇÃO - TEOLOGIA


A antiga Corinto estava localizada numa extensa planície abaixo do soberbo Acrocorinto, um cume fortificado de 575 metros de altura na península do Peloponeso. A subida íngreme do Acrocorinto tornava o forte praticamente invencível e a própria cidade era relativamente segura.

Da antiga Corinto, a distância até a cidade portuária de Lacaeum, localizada no golfo de Corinto, era de cerca de três quilômetros ao norte. A cerca de onze quilômetros para o leste situava-se a cidade portuária de Cencréia junto ao golfo de Sarônica. Esses dois portos traziam a Corinto comércio e riqueza. Navios do Ocidente (Itália, Espanha e Norte da África) levavam seus produtos até Lacaeum, e navios do Oriente (Ásia Menor, Fenícia, Palestina, Egito e Cirene) aportavam em Cencréia.

Capitães e tripulações relutavam em navegar as duzentas milhas que circundavam o cabo ao sul da península (cabo Malea), onde tempestades imprevisíveis tornavam a navegação extremamente incerta. Extravios de navios, cargas e vidas estavam profundamente gravados na memória tanto dos proprietários dos navios quanto dos marinheiros.

Por esse motivo, ou atracavam em Lacaeum ou em Cencréia. Desses portos, transportavam as mercadorias dos navios maiores pelo istmo que liga a península à Grécia central.

A construção de um canal teria facilitado o transporte de mercadorias, como Periander (625-583 a. C.) percebeu; mas, em vez disso, pavimentou-se uma ligação terrestre, que se chamou de diolkos. Essa palavra significa uma plataforma móvel sobre rodas. Pequenos navios eram colocados sobre as plataformas e arrastados do golfo de Sarônica no lado oriental até o golfo de Corinto no lado ocidental, e vice-versa. O volume de mercadorias transportadas através do istmo contribuiu consideravelmente para a quantia de taxas de circulação de mercadorias recolhidas por Corinto.

Na Antigüidade, o rei grego Demétrio e os imperadores romanos Júlio César e Gaio Calígula quiseram escavar um canal através do istmo em seu ponto mais estreito (7,2 quilômetros). Nero, mais tarde, deu início às obras, mas logo teve de abandonar o projeto por várias razões: finanças, uma crença de que fazer um canal era um ato de sacrilégio e uma teoria de que os níveis da água nos dois lados do istmo eram diferentes. Josefo relata que Vespasiano, o general das forças romanas na Palestina, que escravizou um número incontável de judeus, enviou aproximadamente seis mil homens judeus a Corinto para cavar a passagem pelo istmo em 67. Finalmente, na última parte do século IX e começo do século X, engenheiros franceses construíram e completaram o canal coríntio.



Livro: Comentário do Novo Testamento, Primeira Epístola aos Coríntios - Simon J. Kistemaker - Editora Cultura Cristã

2 comentários: