quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

A formação do cânone do Antigo Testamento


Pouco se sabe a respeito da formação do cânone do AT Não se sabe ao certo quando se começou a reunir os diferentes livros para formar uma coleção. É bem provável que Esdras, por volta de 450 a.C, tenha reunido os livros existentes em sua época. Esta ao menos é a tradição entre os judeus. O livro de Eclesiástico, que foi escrito no segundo século antes de Cristo, já fala dos livros da Lei, dos livros dos Profetas e dos outros livros (Introdução ao Eclesiástico).

Geralmente se coloca a data de 90 d.C. como o marco final do estabelecimento do cânone do AT. Naquela ocasião, na localidade de Jâmnia, na terra de Israel, teria sido realizado um sínodo judaico, que teria estabelecido, ou, melhor, reconhecido e oficializado o cânone hebraico do AT.

No entanto, tudo leva a crer que o cânone hebraico já estava pronto, em linhas gerais, nos dias do ministério de Jesus. É claro que, numa época em que os livros eram rolos individuais guardados em caixas ou cestos, os limites do cânone eram mais flexíveis do que hoje. Em outras palavras, o cânone não era uma grandeza física identificável, ou seja, um volume encadernado; era muito mais uma idéia ou, quando muito, uma lista de títulos de livros. 
Em todo caso, pode-se afirmar que a igreja cristã herdou o cânone do AT do povo de Israel. O cristianismo nasceu com uma Bíblia no berço: o Antigo Testamento.




Fonte: Princípios de Interpretação Bíblica - Vilson Scholz - Editora ULBRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário