quarta-feira, 29 de julho de 2015

PERÍODOS DA HISTÓRIA - PERÍODOS REMOTOS E IDADES PRÓXIMAS - FILOSOFIA GREGA


Visando auxiliar os estudantes de Teologia, matéria que tem uma abrangência cientifica exaustiva, após estudar algumas fontes importantes ao conhecimento dos Períodos da História, resolvi compartilhar tal conhecimento. O conteúdo visa uma contagem de tempo apontando para a Grécia. Peço que qualquer aluno ou professor, teólogo, filósofo, historiador, pesquisador, que for usar esse conteúdo, que cite a fonte: o Blog, o Pesquisador, e o Livro citado. Não tenho intenção de postar algo sem base ou fonte. Se não tem fonte, não merece nosso respeito e nem mesmo crédito.   (Charles Maciel Vieira, Pr., Dr.Th., Capelão, Professor de Teologia e Filosofia)  

Obs: A ilustração acima com o título: "Uma possível divisão da História" é uma imagem alheia ao conteúdo, somente usada para ilustrar a postagem, e nada mais. Não deixa de ser interessante.

Blog: http://palavraeteologia.blogspot.com/
Pesquisador: Charles Maciel Vieira, Dr.Th.
Fonte: Livro - A Ciência Através dos Tempos, Autor: Attico Chassot, Editora: Moderna, Ano 2004, 2ª Edição, 17ª Impressão, Paginas 36, 37, 38 e 39

______________________________________________
Paginas 36 e 37:

Temos poucas informações sobre os períodos remotos, quase todas de natureza arqueológica, dos quais podemos destacar:

  • Idade Paleolítica e Mesolítica (700.000 a 7000 a.C.) - os humanos primitivos habitavam a região e já é capaz de produzir e manter o fogo.
  • Idade Neolítica (5000 a 2500 a.C.) - nos férteis vales da Macedônia registram-se traços da presença de primitivos agricultores.
  • Idade do Bronze (2800 a 1000 a.C.) - chegada dos primeiros indo-europeus à Grécia, levando o cobre e a arte de fundi-lo. Florescem civilizações nas Cíclades, na Ilha de Creta e na parte continental, que ficam conhecidas, respectivamente, como civilizações cicládica, minóica e heládica ou helênica. Esse período é subdividido em:
  1. Período Heládico Inicial (2800 a 2000 a.C.) - surgem centros com desenvolvimento cultural e tecnológico no continente e nas Cíclades;
  2. Médio Período Heládico (2000 a 1580 a.C.) - é nesse período que o falar grego fica caracterizado; lindos palácios são construídos em Cnossos, Phaestos e Mália, com a dominação de Creta sobre as Cíclades;
  3. Último Período Heládico (1580 a 1100 a.C.) - a civilização minóica chega ao apogeu; a erupção de um vulcão na Ilha de Thera, em torno de 1450 anos a.C., devasta Cnossos e os principais centros minoanos.

Nas chamadas Idades Próximas podemos sintetizar quase 1.500 anos de história da Grécia:

  • Período Geométrico (1100 a 700 a.C.) - os dóricos ganham supremacia com suas armas de ferro e inicia-se o comércio com os povos vizinhos.
  • Período do Arcadismo (700 a 500 a.C.) - as cidades-Estados se desenvolvem, mantendo a uniformidade da vida social, política e religiosa.
  • Período Clássico (500 a 323 a.C.) - ocorrem memoráveis batalhas (Maratona, Salamina); nesse período se consagra o pensamento grego, com influências nas Armas, no comércio e nas artes.
  • Período Helenístico (232 a 146 a.C.) - a civilização grega se espalha além de suas fronteiras e o grande império se divide em pequenos reinos. Os romanos, nesse período, fazem seu primeiro aparecimento na Grécia.
  • Período Romano (146 a 300 d.C.) - os romanos conquistam a Grécia e a transformam em uma província, a Acaia, local de excelência para o aperfeiçoamento, pelos romanos, de suas elites culturais.
 __________________________________
Página 38 e 39

... É preciso recordar que, mesmo que se deseje conhecer, aqui, um pouco da ciência dos gregos, esta não é (e não pode ser) dissociada da filosofia, com a qual se estrutura de maneira conjunta. Essa tentativa de conhecer a ciência dos gregos pode ser esquematizada em alguns passos que marcam a filosofia que eles produziram para explicar o mundo visível nos últimos séculos que antecedem a nossa era:
  • Século VI a.C. - surgem três escolas: da Jônia, de Pitágoras e de Eléia.
  • Século V a.C. - dominado pelos atomistas. Dois grandes no-mes preparam o Período Clássico: Anaxágoras e Empédocles. Surgem os sofistas. Hipócrates de Quios e Hipócrates de Cós. Sócrates e a escola socrática.
  • Século IV a.C. - Platão e Aristóteles.
  • Século III a.C. - a Grécia perde a hegemonia política e cultural.
Em cada um desses grandes momentos da construção da maneira de pensar dos gregos vamos buscar a presença da episteme, termo grego que significa "ciência", em oposição à doxa, que significa "opinião", e à techné, "arte ou habilidade".

______________________________________________


Blog: http://palavraeteologia.blogspot.com/
Pesquisador: Charles Maciel Vieira, Dr.Th.
Fonte: Livro - A Ciência Através dos Tempos, Autor: Attico Chassot, Editora: Moderna, Ano 2004, 2ª Edição, 17ª Impressão, Paginas 36, 37, 38 e 39

Nenhum comentário:

Postar um comentário