sexta-feira, 22 de abril de 2011

Pureza para os Puros


 "Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados". (Tito 1.15)

 Psicologicamente, varias pessoas tentam espelhar nos outros a maldade que teem em seu interior. Existe um mal, uma impureza, uma contaminação, que tira todo o sentimento e afeição de algumas pessoas e as mesmas dentro de si tem uma soma de pecados originados na alma.

 "Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra". (Tito 1.16).

  O jovem pastor Tito teve que enfrentar o peso espiritual de varios "irmãos" que tinham suas mentes deturpadas pelo mal, ali na ilha de Creta, no mar Mediterraneo. Pessoas que falavam da palavra de Deus, mas dentro de si havia amargura, inveja, impureza, e para essas pessoas tudo à sua volta soava como um mal contra si mesmos. Parecia que tudo em volta tinha uma mal intenção contra eles. Para esses "irmãos" as pessoas, e tbm em especial o pastor Tito maquinavam o mal e a maldade, mas na realidade esse mal e malignidade estava dentro de si. É dificil para algumas pessoas olhar para si e ver influencia do diabo. A pessoa só consegue enxergar a influencia do diabo em si quando a Palavra de Deus influencia a sua alma, fora isso, o apostolo Paulo diz q tais pessoas são "abominaveis", "desobedientes", e "reprovados" para a obra de Deus.


"Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar". (Isaias 55.7)

  É natural ao impio não ter condições de reconhecer seu erro. Diz a Biblia q o "deus deste século" (diabo), cegou seu entendimento. O impio tem sempre a desculpa de q é uma boa pessoa, mas dentro de si existe uma podridão de intenções, entranhada na alma. Há pessoas q são boas, q ajudam, q abençoam, mas sua alma pode mudar em um estalar de dedos, e seus pensamentos serem revestidos de uma malignidade antes não conhecida. Deus oferece "perdão" incondicional, mediante o arrependimento do ofensor. 

 O homem tem de ter em si os pensamentos de Deus.
"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos". (Isaias 55.8, 9)
 Fugi um pouco da Ilha de Creta para 400 anos antes estar com Isaias, o profeta, e vejo a atualidade da mensagem de Isaías quanto à salvação e redenção mediante o sacrificio de salvação efetuado por Jesus na cruz do Calvario. Se fossemos Jesus, e estivessemos na cruz, iriamos olhar para aqueles soldados e aquele povo traidor, e para Pedro que tinha nos negado e de repente diriamos: "vocês vão comer na minha mão", "quando eu ressuscitar vcs vão saber o que é sofrimento", "deixa eu me levantar de novo, aguardem a minha chegada, seus traidores", ou jogariamos uma maldição lá da cruz para eles: "eu vos amaldiçou, suas cobras", "pronto, decidi, ninguem aqui vai ser salvo, tão todos perdidos".
 
Mas Jesus não é você, não sou eu, olha como Jesus te ama:
“Pai, perdoai-lhes porque eles não sabem o que fazem” (Lc 23,34).
“Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso” (Lc 23,43).
“Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?” (Mt 27,46).
“Mulher, eis aí o teu filho”… “Filho, eis aí tua Mãe” (Jo19,26).
“ Tenho sede! ” (Jo 19,28).
“Tudo está consumado” (Jo 19,30). 
“Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23,46). 

  O entendimento do homem tem de ser levado cativo à obediencia a Cristo:
"Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;" (2 Coríntios 10:5)

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus". (Rm 12.2)


Vosso, por quem sofro as dores de parto, até que Cristo seja gerado em vós,



Pastor Charles Maciel Vieira
Macaé-RJ 22/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário