quarta-feira, 16 de agosto de 2023

FIRMEZA NA ESPERANÇA - DEVOCIONAL

 


FIRMEZA DA ESPERANÇA

"recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo," (1 Tessalonicenses 1.3)


O terceiro ponto destacado aqui é a esperança firme que os irmãos tinham, esperança esta que não repousava sobre dinheiro ou alguma revolução política/econômica/religiosa. Esperança no Senhor Jesus é algo ao mesmo tempo mais profundo e mais concreto do que qualquer uma destas alternativas.

Quem tem esperança firme no Senhor não negocia seus princípios e valores quando as coisas apertam - ou afrouxam. Não se deixa levar pelo desespero de uma situação que parece não ter solução; não perde a perspectiva quando tudo fica tranquilo. A esperança firme é uma certeza, apenas ainda não concretizada. Eu costumo chamar a esperança em Cristo de "bênção pré-datada".

Querido, quando estamos firmes de fato fica tudo mais fácil. O dinheiro acaba e o desespero bate, mas o socorro e a providência do Senhor são presentes e efetivos. A saúde se corrompe mas a cura vem a galope. É a firmeza da esperança que nos mantém próximos do Pai e portanto abençoados - e abençoadores.

Agora pense comigo: conseguir ter uma firmeza que chame a atenção de um Paulo é algo que merece ser registrado. Nem todo mundo terá disciplina e consagração suficiente para chegar nisso, mas entendo que todos nós devemos tentar. Se não tentar jamais conseguiremos, mesmo que tentemos e cheguemos apenas "quase".

O fruto produzido pela esperança firme é uma vida desprendida de desespero e angústia, ainda que possa conter preocupações. O nosso desafio como corpo de Cristo é viver esta realidade mas ao mesmo tempo colocar nossos irmãos na mesma condição, semeando esperança e lutando pela firmeza.


"Pai, faz com que eu aprenda a depender de Ti a tal ponto que minha esperança seja firme no Senhor."



Mário Fernandez


Nenhum comentário:

Postar um comentário