terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

OS PRIMOS E OS IRMÃOS

 
  Convivendo em família, primos e irmãos são estruturas de nossa infância, e não existe nada tão marcante quanto essa convivência e suas travessuras infantis. Quando se cresce, acaba cada um indo para um lado, porque a vida segue e a geografia da vida não junta todos no mesmo quintal. Primos e irmãos são relevantes e no intimo são todos irmãos.
  Mudando de assunto, existe algo que dói e constrange muito, e em pleno século 21, dentro daquilo que deveria ser um entranhamento harmonioso, termos ainda, dentro do mundo chamado evangélico, "primos e irmãos". Talvez alguém não conheça a história, mas em tempos antigos, e talvez não tão antigo, algumas denominações protestantes (interprete isso), consideravam pessoas de outras denominações não como "irmãos" em Cristo, mas como "primos" em não sei o que. O pastor batista Ed Rene Kivitz, em uma de suas ministrações, disse que "Deus tem cada filho" em nosso ambiente evangélico que a gente chega a tomar um tipo de "susto" psicológico.
  Eu não tenho "primos", eu tenho IRMÃOS, filhos gerados pelo mesmo PAI, por nosso Deus. Meus irmãos de qualquer denominação evangélica são irmãos. Será que até isso tinha de ser explanado em pleno século 21? Temos mentes abitoladas? 
  Eu sei que existem diferenças de doutrinas secundárias e terciárias, mas a doutrina de base, a primária, é uma só. Eu sei que existem diferenças de costumes e liturgias, mas não vejo, não consigo ver ou entender a priorização de uma denominação como se fosse "tão altamente perfeita" acima de outras. Arrazoemos, vamos nos assentar e ver o grau de assimilação doutrinária. Vamos verificar essa tão grande "diferença". 
  Vou contar um segredo, não espalha, eu descobri que quando patriarcas e matriarcas partem, não estão mais aqui, tudo desanda, e normalmente a família "põe pra quebrar", onde tudo muda, onde o que não podia fazer, acaba sendo feito, e isso eu estou falando de coisas internas da IGREJA instituição. Ou a mentalidade se abre numa visão integral, ou algo da "carne" é exposto, tipo "jogaram no ventilador", "chutaram o balde", derrubaram o "pau da barraca", ou mudaram para melhor? Ou o que era considerado pecado não é mais pecado? Deus mudou? Deus estava equivocado? NÃO, Deus não mudou, pois o que estava sendo regido, obrigado, imposto, eram coisas dos homens. Homens querendo dominar e manipular homens, e quanta gente pensou que era Deus. Chega de falar sobre "besteirois"humanos. Seja metodista, batista, presbiteriano, assembleiano, congregacional, iurd, bola de neve, ou qualquer outra cuja doutrina de base, doutrina primária seja a mesma, EU NÃO TENHO PRIMOS, EU TENHO IRMÃOS!!!


Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário