sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Os Deveres do Marido Cristão


Autora: Missionária Lina de Freitas

Amar a esposa como Cristo ama a igreja – Eis o mandamento: Amar, seja ela bonita ou feia, nova ou velha, alta ou baixa, gorda ou magra, branca ou negra, crente ou não você deve amar como Cristo, que amou a ponto de se entregar por ela. Como Cristo purifica a sua igreja, perdoando lhes as falhas e imperfeições, com os mesmos sentimentos e virtudes devem os maridos amarem suas esposas, permitindo que ela conheça sua vida, seus pensamentos, seus planos, seus objetivos e suas ambições. O marido que ama compreende a esposa, procura estar sempre juntinho a ela, expressando carinho e apreço. Maridos não se esqueçam, o tempero da submissão da mulher é o seu amor.

Ser o provedor do seu lar (1Tm. 5:8) – Ora se alguém não tem cuidado dos seus e, principalmente da sua própria família, negou a fé, e é pior do que descrente. Está sobre o ombro do marido a responsabilidade de ser o provedor do lar. Ele deve alimentar, vesti e educar a esposa e os filhos. O homem foi provido de ombros mais fortes, o que naturalmente lhe dá condições de corresponder ao trabalho árduo (Gn. 3:19) e a preocupação de trabalhar e adquirir os bens materiais necessários ao sustento da família. Um dos sintomas de destruição moral da família em nossa geração é a facilidade com que o marido passa esta responsabilidade à esposa.

Viver a vida comum no lar (1 Pd. 3: 7) – Ajudar a esposa nas lidas do dia a dia faz parte do ministério do marido. Por exemplo: trocar as telhas e vidraças quebradas, dar um jeito naquela pia e esgotos entupidos, chuveiros e ferros dando choque, tomadas dando curto e lâmpadas queimadas, fogão vazando gás, torneiras amarradas, caixa de descarga estragada, facas sem cortes, etc.

Deve respeitar a esposa (Hb. 13:4) – Deus quer que cada um saiba tratar ou possuir sua esposa de modo santo, com respeito e não apenas na paixão sensual, como aqueles que não conhecem a Deus. Pedro diz na sua carta que a mulher é o sexo mais fraco, por isso o marido precisa conhecer as fases que torna a mulher mais frágil: ciclo menstrual, TPM, gestação, puerpério (resguardo), amamentação e menopausa. Por estas razões o marido deve prestar a devida proteção que a mulher precisa e espera.

Ser fiel a ela (1 Co. 4:2; Pv. 28:20) – Esta fidelidade é abrangente, o marido cristão precisa lembrar-se que ninguém pode fugir à onipotência de Deus. Sendo fiel a sua esposa ate no pensamento. Deus conhece todos os pensamentos, tenham cuidado, fantasia é sinônimo de adultério. A poligamia é pratica contraria aos padrões divinos. Deus não criou duas Evas para Adão. Deste modo o marido deve manter-se apenas para sua esposa.

Deve ser sensível à opinião dela – O marido deve consultar a esposa (trocar idéias e opiniões) afim de obter conselhos nos assuntos do lar, profissionais, pessoais e da obra de Deus. E para comprar, vender e realizar negócios e projetos vai precisar do apoio da companheira. Aqui no Brasil, geralmente os casamentos são realizados em regime de comunhão de bens, que em outras palavras seria; direitos iguais no patrimônio do casal.

Usar aliança (Ml. 2:14-15) – Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade com a qual tu fizeste aliança. O homem precisa conscientizar-se que não está mais solteiro e que precisa usar aliança. Se perdeu, que compre outra. Também não deve andar sozinho, evite problemas trazendo sempre ao seu lado a sua companheira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário