sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Os Deveres da esposa Cristã


Autora: Missionária Lina de Freitas 

Ser submissa ao marido (Ef. 5:22). Esta submissão da mulher ao marido tem como base a submissão de Cristo ao Pai (Jo. 14:28, Mt.26:39). Não significa que o homem é melhor (Jo. 17:22), não significa um peso (Jo. 8:29, Rm. 15:3), é uma questão de amor (Mt.6:10). Porque primeiro Deus criou o homem (1 Co. 11:8). Ela é a glória do marido (1 Co. 11:7). Foi criada por causa do homem (1Co. 11:9). A sua psicologia é construída de desejos, de agradar o marido e isto foi Deus quem fez (Gn. 3:16). Submissão: missão base, missão de apoio, de alicerce. É a submissão da mulher que dá sabor ao casamento.

Amar e compreender o marido (Tt. 2:4) – Este amor deve ser tanto a nível de comportamento quanto emocional. Amar como a mulher de Noé, 120 anos de ministério juntos, sem murmurar, sem argumentar, sem desviar. Ela muito amou, ajudou e apoiou. Sua grande recompensa foi: seu lar preservado das impetuosas águas do dilúvio. Qual a esposa que não obedece o marido que ama?

Deve respeitar o marido (Ef. 5:33) – A esposa que respeita o marido nunca compara ele com outro, nunca o desafia na frente das pessoas, principalmente dos filhos. A idéia de respeito na maneira de agir, de vestir (1Pd. 3:2-6) fala da decência da mulher cristã. Ela é ciente que o seu corpo pertence ao marido (1 Co. 7:3).

Ser fiel ao marido (1Co. 7:2) – Fidelidade significa: lealdade, firmeza nas afeições e sentimentos. A mulher deve manter uma vida moralmente sadia, honesta e de confiança à toda prova. Deve ser fiel tanto no pensamento como nas ações. Deve portar-se de forma tal a nunca se deixar atrair propositalmente a atenção impura de outros homens (Pv. 31:12). Ela lhe faz bem e não mal todos os dias de sua vida.

Ser bondosa, educada e agradável (Ef. 5:9; Pv. 31:20; 1Co. 7:10) – A esposa precisa ser agradável, amiga do marido e dos filhos. Se possível ser como um ima que puxa para si. Assim deve ela atrair os seus entes queridos, servindo-se com alegria e satisfação.

Permanecer com o marido por toda a vida (Rm. 7:22; 1Co. 7:10) – A mulher casada esta ligada pela lei ao marido enquanto ele viver. Este deve estar intimamente ligado ao companheirismo que ambos os conjugues devem despertar um ao outro. As pessoas se casam porque sentem necessidades básicas, sendo uma delas o companheirismo. A solidão é algo que não desejamos ao pior inimigo. Quando Deus criou o homem ele fez uma declaração: não é bom que o homem viva só, farei para ele alguém que o ame e ajude como se fosse a sua outra metade.

Uma mulher elegante e bela (Pv. 31.22) – A mulher deve entender que a sua grande beleza vem do coração. Mas isso não significa que ela deve descuidar de sua aparência exterior. O que Pedro ensina na sua carta (1Pd. 3:1-7) é que a mulher deve cultivar um espírito manso e quieto, que é muito precioso diante de Deus. O que ele condena é a extravagância, adornos berrantes, cheguei demais, isso é contrario ao espírito modesto que Deus requer da parte das mulheres cristã. Algumas mulheres sob essa palavra de Pedro passam a andar descuidadas, cafonas e antiquadas. A mulher deve cultivar um coração manso, dócil e amável, mais aliado a isso um corpo graciosamente arrumado e perfumado para a glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário